Aviação Reviews 

Review: 1/72 F-89 Scorpion D/J – Revell #04848

A aeronave,

O F-89 Scorpion foi durante 17 anos a aeronave mais importante da Defesa Aérea dos Estados Unidos e trouxe com o seu desenvolvimento inúmeras melhorias à tecnologia militar. Ele surgiu para substituir o P-61 Black Widow e o F-82 Twin Mustang.

O modelo voou pela primeira vez em 1948 e durante a Guerra Fria o modelo serviu em 39 Esquadrões e foi o caça mais armado de todos os tempos, equipado apenas com mísseis, o modelo era capaz de carregar até 104  foguetes HVAR. Mais tarde o modelo J seria capaz de levar mísseis com capacidade nuclear de 1,5 Kilotons Douglas MB-1 Genie  (projeto “Ding-Dong” que converteu 350 unidades D para a J) com a finalidade de destruir a formação de bombardeiros, fazendo com o F-89 fosse o primeiro caça militar da história a transportar armas nucleares. O modelo J podia levar, 104 foguetes HVAR, 2 mísseis Genie e 4 mísseis Falcon, o caça mais armado de toda a história.

Em julho de 1957 um míssel Genie foi lançado a partir de um F-89, tendo sua ogiva nuclear detonado a 10000pés de altitude, durante uma operação batizada de Plump Bob, veja vídeo abaixo.

O modelo permaneceu ativo na USAF até o final de 1969, cerca de 1050 unidades haviam sido construídas até sua desativação.

Uma das histórias mais curiosas envolvendo um F-89 é o Incidente de Kinross, quando em 1953 o Tenente Aviador Felix Eugene Moncla jr desapareceu enquanto perseguia um objeto não identificado.

[hana-flv-player video=”https://www.spruemaster.com/video/genie_test.flv” width=”400″ height=”auto” description=”” player=”4″ autoload=”true” autoplay=”false” loop=”false” autorewind=”true” skin=”playful” /]

Vídeo

Fontes:

CROSBY, Francis: Fighter Aircraft.Lorenz Books, England.2002
COOPER, Tom: Moder Military Airpower. Amber Books.
Video: atomcentral.com

 

O kit,

 Composto por 93 peças divididas em 3 sprues injetados em cinza e um injetado em transparente o modelo é bem detalhado para a escala. Este não é um modelo “new mold” é apenas um relançamento de um kit produzido em 1991.

Embora seja um molde 22 anos de idade o kit apresenta um bom nível de injeção, com apenas alguns pontos de rebarbas que são até um pouco comuns para Revell. As linhas de baixo relevo são finas, boas para a época em que o kit foi produzido.

Há detalhes nos porões de rodas e no interior das tampas do trem de pouso, bem como no cockpit que deixa um pouco a desejar, uma vez que o painel de instrumentos não possui nenhum instrumento injetado, sendo necessário utilizar os decalques fornecidos com o kit.  O assento possui os cintos de segurança injetados na própria peça, o que agrada a alguns e desagrada a outros.

O kit pode ser montado com todo o seu arsenal de misseis, permitindo fazer o modelo D ou J, e os decalques permitem apenas uma versão de pintura para cada modelo sendo elas

– F-89D-45-NO Scorpion 61st. Ernest Harmon AFB; New Foundland. June 1957

– F-89J-NO Scorpion 59th. Goose Bay AFB; Labrador, May 1957

Outra coisa bem interessante nos decalques é a quantidade de stencils, o modelista irá gastar algumas horas até colar todos eles. O manual de montagem é no estilo Revell em tamanho A4 e 14 páginas bem ilustradas. As indicações de pintura são para tintas da Revell

Este certamente é um kit que agrada tanto os mais experientes, pelo desafio de detalhar o que falta, quanto o modelista iniciante/intermediário que está aprendendo as técnicas de montagem.

 Onde comprar,

europa_minis_150pxEste kit pode ser comprado na Europa Minis por apenas 67Reis + Frete, para comprar clique aqui.

Lembrando que Europa Minis é uma loja de brasileiros localizada na Alemanha, para saber mais sobre eles e como comprar, clique neste post aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à Europa Minis por ter enviado mais este kit para review. Obrigado!

É isso aí, espero que tenha gostado e até a próxima!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Review: 1/72 F-89 Scorpion D/J – Revell #04848”

  1. Guacyr Soares

    Montei um F-89 da Revell, a muitos anos, quase não vinha decalques, era um outro kit, acho meio que fora de escala, fiz uma versão toda preta, pois arranjei decalques para esta.

  2. Ronaldo

    Curioso. Vendo as fotos do kit, pensei que Revell me lembra Natal. Quando era menino, eu meu irmão sempre pedíamos um kit de presente. Lembrei disso vendo a matéria.

    Excelente matéria. Boas festas a você e aos leitores de Spruemaste.

    1. Pois é Ronaldo, Revell é praticamente sinônimo de plastimodelismo para algumas pessoas, mais ou menos como Xerox e Bombril rrss

      Plastibraço!

  3. Vlamir 'FIREFOX' Bueno

    Avião importante, e que não pode faltar a todo modelista que segue a história, mas…

    …é FEEEEEIIIIIIOOOOO QUE DOI!!! 🙂

    1. Não posso negar isso! é realmente muito feio!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.