Aviação Reviews 

Review 1/72 MIG-15 Československé patnáctky – Eduard #2113

A aeronave,

O MIG-15 é uma aeronave desenvolvida a partir de aeronaves alemãs capturadas no fim da Segunda Guerra Mundial, os estudos com asas enflechadas a partir destas aeronaves resultou na forma básica do MIG-15. Sua motorização (RD-45) é baseada em uma cópia não autorizada do motor Rolls Royce NENE. O MIG-15 é o resultado de um projeto do fim da década de 40, que requeria uma aeronave interceptadora com a finalidade de abater bombardeiros pesados.

A experiência alemã na Segunda Guerra Mundial mostrou que para abater grandes bombardeiros, era necessário canhões com calibre maior do que 20mm. Baseado nisso, o MIG-15 foi equipado com dois canhões de 23mm e um de 37mm.

O primeiro vôo da aeronave ocorreu em Dezembro de 1947, mas o modelo só se tornou conhecido pelo ocidente nos anos 50, quando pilotos de P-51 Mustang reportaram ter sido alvejados por aeronaves à jato com asas enflechadas  próximo ao rio Yalu na Manchria, o MIG-15 marcava sua estréia na Guerra na Coréia.

Depois dos primeiros encontros em combate com caças do ocidente, o MIG-15 bis apareceu no cenário, era uma aeronave melhorada, e equipada com motor VK-1 que possuía 450kg a mais de empuxo comparado ao seu motor anterior RD-45.

Mais tarde nos céus da Coréia vieram a acontecer os primeiros Dogfights entre caças puros, de um lado os jatos americanos F-86 Sabre, e de outros os MIG-15 Coreanos, o primeiro combate aconteceu em 17 de dezembro de 1950, quando 4 F-86 encontraram 4 MIG´s aos 25mil pés de altitude. Naquele dia um MIG foi abatido pelo Tenente Coronel Bruce H. Hinton.

Durante a Guerra da Coreia, os aliados da OTAN estavam desesperados para conseguir mais informações  sobre a aeronave e chegaram a oferecer um prêmio de 100.000 USD para o piloto que desertasse e trouxesse consigo uma aeronave. Um piloto Norte Coreano chamado Ro Kun Suk desertou e levou a aeronave, ele não quis receber a recompensa, mas ela foi entregue a ele mesmo assim.

Conhecido pela OTAN como “Fagot” o MIG-15 ser tornou a aeronave padrão dos países participantes pacto de Varsóvia até o final dos anos 60 quando a aeronave foi redesignada para fins apenas de treinamento.

Cerca de 3000 unidades foram produzidas na União Soviética, Polônia e antiga Checoslováquia. Outras 5 mil unidades biplaces (MIG-15UTI) foram construídas para treinamento.

Estes kits representam aeronaves histórias para a Checoslováquia, neste país o modelo começou a ser construído no início dos anos 50, sendo exportado para países como a Bulgária e Romênia.

Os modelos produzidos na Checoslováquia receberam a designação S-103 (MIG-15) e CS-102 (MIG-15UTI), permaneceram em serviço até Abril de 1983.

 

[hana-flv-player video=”https://www.spruemaster.com/video/GreatPlanes_MiG-15.flv” width=”400″ height=”auto” description=”” player=”4″ autoload=”true” autoplay=”false” loop=”false” autorewind=”true” skin=”playful” /]
O kit,
MiG-15bis, v.č. 613234, kpt. Oldřich Paldus, 15. slp, letiště Cottbus, Německá demokratická republika, 30. srpna až 1. září 1957

Batizado de Československé patnáctky (O Quinze Tcheco) este kit do MIG-15 é uma dos kits mais esperados e problemáticos já produzidos pela Eduard. O modelo era para ter sido lançado em 2012, mas devido a problemas com os moldes, teve grandes atrasos na sua produção. Recentemente a empresa tentou novamente colocá-lo em produção, porém mais uma vez sem sucesso. Depois de algumas peças injetadas o molde começava a falhar as injeções.

Dessa forma a empresa decidiu produzir este kit realmente “Ediação Limitada” com 2200 unidades produzidas, e que foram todas vendidas em apenas uma semana, nessa primeira venda fiquei de fora :(. Mas nestas últimas semanas a empresa decidiu produzir mais mil unidades e consegui garantir a minha!

Infelizmente devido a todos os problemas na produção, me parece que a empresa já decidiu deixar o projeto de lado, pelo menos por enquanto.  Aproveito e deixo aqui um link de uma visita que fiz à fábrica da EDUARD em 2011, se você ainda não viu, sugiro a leitura. Para ver clique aqui.

Vamos falar do kit, sou um pouco suspeito quando o assunto é avião Russa, pois gosto muito dos aviões produzidos por lá :D. O kit é double, ou seja são dois kits na mesma caixa,  permitindo montar um MIG-15 e um mig-15BIS o que já é muito bacana.

Cada kit é composto por 4 sprues, sendo 3 injetados em cinza e um para as transparências totalizando cerca de 62 peças. Também estão incluídos máscaras de pintura para o canopy, interior e alguns detalhes do exterior em Photoetched  e pods e foguetes em resina (Brassin). Depois de montado o modelo possuirá as seguintes medidas: 142mm de comprimento por 138mm de envergadura.

Comecei examinando o kit pelas transparências, as peças são bem injetadas e sem marcas, o canopy já vem separado facilitando muito a sua montagem na posição aberta, visor de mira, e visores de inspeção também estão presentes, um detalhe bastante curioso é que o “nariz” da aeronave está injetado em transparente, possibilitando a montagem do seu farol de pouso de forma correta.

Os decalques permitem até 11 modelos diferentes, incluindo até o painel de instrumentos e alguns stencils, abaixo uma galeria com todas as versões possíveis.

Detalhes como o porão de rodas e os pneus também são muito bons, com excelente nível de detalhamento. Algo que gostei muito foi o centro da roda vir separado do pneu, facilitando em muito a pintura e o acabamento. As portas dos porões tem detalhamentos internos e externos.

O interior é o mais bem detalhado que já vi para o modelo nesta escala, simplesmente perfeito, e os acessórios em photoetcched o deixam ainda mais interessante, o painel já vem pronto e pintado em photoetched, além dos cintos e paineis laterais. Tudo simplesmente sensacional.

A fuselagem é injetada em baixo relevo com detalhes muito finos, incluindo rebites, no momento da montagem cuidado será necessário para evitar lixar e remover estas partes inadvertidamente.

O armamento consiste em bombas (injetadas) ou foguetes (em resina), acompanha o modelo pilones em resina para cada tipo de armamento escolhido, bem como tanques auxiliares.

A única peça móvel do modelo é o leme, mas recomendo fortemente serrar profundores e ailerons para montá-los em outra posição o modelo com todo esse nível de detalhes merece um pouco mais de realismo. O manual do kit pode ser baixado aqui.

Certamente este é um dos melhores modelos do MIG-15 que já vi nesta escala, e é uma pena que a Eduard tenha produzido apenas poucas unidades…

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 24,20 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 76,00 Reais. Para comprar clique aqui. O kit é edição limitada, corra e garanta o seu!!!

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/72 MIG-15 Československé patnáctky – Eduard #2113”

  1. Marcos Surian Thomaz

    Lindo kit, Lucas…
    A Eduard se superou.
    Um abraço…

    1. Pois é Marcos,

      Uma pena eles terem desistido do kit… 🙁

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.