Aviação Reviews 

Review A6M5 Zero Fighter (ZEKE) – EIEN NO ZERO – TAMIYA #25168

A Aeronave,

Inciando sua carreira no verão de 1940 e permanecendo em combate durante toda Segunda Guerra Mundial o Zero formou  a espinha dorsal da Marinha Japonesa, durante o início do conflito o modelo superou os caças aliados, e ganhou a reputação de ser invencível.

O Modelo recebeu o nome de “Reisen”  (Zero) por ter entrado em serviço no ano de 2600 (segundo o calendário japonês). O A6M é um dos caças mais famosos da Segunda Guerra Mundial, foi o primeiro caça embarcado a atingir paridade com caças terrestres e mais de 11 mil unidades foram construídas. Outra evolução proporcionada pelo Zero foi a tecnologia de controle de potência, um sofisticado sistema entre o motor/hélice.

Muitas variantes foram construídas, o seu modelo com maior desempenho foi o A6M2, e o último modelo a ser construído foi o A6M6 que tinha melhor blindagem e era capaz de atuar como caça bombardeiro.

A aeronave era equipada com motor radial de 14 cilindros Nakajima NK1C Sakae com potência de 950hp, era capaz de atingir velocidade máxima de 534km/h e tinha um alcance de 3104km.

 

 

[hana-flv-player video=”https://www.spruemaster.com/video/hellcatvszero.flv” width=”400″ height=”autow” description=”” player=”4″ autoload=”true” autoplay=”false” loop=”false” autorewind=”true” skin=”playful” /]

 

Fontes:

The History Channel
CROSBY, Francis: Fighter Aircraft.Lorenz Books, England.2002
CHANT, Cris: Aircraft of World War II, Friedman/Firefax, Singapura, 1999

O kit,

EIEN NO ZERO (永遠の0) – O Eterno Zero é o nome de um filme produzido por Takashi Yamazaki baseado no livro de mesmo nome escrito por Naoki Hayakuta. O filme foi lançado recentemente no Japão (21/12/2013) e conta a estória de Kentaro Saeki que pretende se formar advogado mas não tem sido aprovado nos exames e está a ponto de desistir de seus estudos, sua irmã, que é escritora, pede sua ajuda para ajudar a levantar documentos relacionados ao seu avô, que foi piloto das forças especiais na Segunda Guerra Mundial.

Seu avo, Kyuzo Miyabe era amedrontado pela morte e apaixonado pela vida, porque então se juntou às forças especiais? De acordo com seus colegas ele era um gênio, porém covarde, Kentaro e Keiko descobrem então a verdade chocante que ficou escondida por 60 anos… mais detalhes do filme podem ser vistos aqui.

Trailer e um clipe com uma das músicas temas do filme.

[hana-flv-player video=”https://www.spruemaster.com/video/eiennozero_trailer.flv” width=”400″ height=”autow” description=”” player=”4″ autoload=”true” autoplay=”false” loop=”false” autorewind=”true” skin=”playful” /]
[hana-flv-player video=”https://www.spruemaster.com/video/Videomusica_zero.flv” width=”400″ height=”autow” description=”” player=”4″ autoload=”true” autoplay=”false” loop=”false” autorewind=”true” skin=”playful” /]

Infelizmente não encontrei o filme com legendas em Português/Inglês e acredito que por estar fora do “circuito comercial” de cinema, dificilmente o veremos exibido no Brasil 🙁

Este kit faz parte de uma edição limitada da Tamiya em homenagem ao lançamento do filme, são 3 lançamentos, sendo eles:

1:48 25167 A6M5 Zero (Zeke) ‘Eien No Zero’ Version
1:72 25168 A6M5 Zero (Zeke) ‘Eien No Zero’ Version
1:72 25169 A6M2b Zero (Zeke) ‘Eien No Zero’ Version

Basicamente o kit é o mesmo já conhecido do Zero produzido pela Tamiya e lançado em 2012, a única diferença é a adição de uma folha extra de decalques e de uma folha de instruções específica para a pintura do modelo do filme.

O kit é composto de 3 sprues, sendo um deles para as transparências. Como todo kit Tamiya tem se a impressão de que se jogar as tintas e a cola dentro da caixa e der uma chacoalhada ele sairá montado rsrrs, dessa forma nem é preciso dizer que não há rebarbas, marcas de injeção visíveis ou outros pormenores que frequentemente acabam atrapalhando um pouco nossas montagens. No total são 63 partes co injeção em baixo relevo e um excelente nível de detalhes, tanto no interior quanto no exterior.

O cockpit possui todo o detalhamento interno em relevo, portanto pode-se pintar os instrumentos, ou então utilizar os decalques dos instrumentos fornecidos com o kit, detalhes para os porões do trem de pouso também são bons, o kit inclui ainda um tanque de combustível ventral como opção adicional, assim como o canopy que pode ser montado aberto ou fechado.

O detalhamento do motor é muito bom, com os radiais divididos em duas peças, e os escapamentos moldados em separados do cowl, facilitando em muito sua pintura. A Tamiya só está atrás de outro fabricantes no sentido de não colocar em todos os seus kits máscaras para pintura, especialmente das transparências, estas máscaras facilitam em muito a montagem, e alguns fabricantes ultimamente vem adicionando-as aos kits.

O kit trás ainda três manuais, um manual de montagem, um manual contando a história do A6M Zero e outro específico para a a versão EIEN NO ZERO. Tudo no padrão Tamiya escrito em várias línguas.

Os decalques são bem impressos e permitem fazer as 3 versões reais e 3 versões do esquadrão fictício 721st (Jinrai Squadron), sendo elas:

Aeronaves Reais
A6M5 Zero (Nakajima) 320-85, 652nd Air Group, Aicraft Carrier Junyo (Flagship of Carrier Div. 2), Imperial Japanese Navy Air Force | Mariana Sea (June 1944)
A6M5 Zero (Mitsubishi) 9-151, Rabaul Air Group, Imperial Japanese Navy Air Force | New Britain Island (194x)
A6M5 Zero (Nakajima) 653-111, Imperial Japanese Navy Air Force | Oita Prefecture (1944)
Aeronaves do filme EIEN NO ZERO
A6M5 Zero 721-53, Protagonist Kyuzo Miyabe, 721st Air Group (Jinrai Squadron), Imperial Japanese Navy Air Force | Kanoya Airbase
A6M5 Zero 721-14, Supporting Character Kaizan Kageura, 721st Air Group (Jinrai Squadron), Imperial Japanese Navy Air Force | Kanoya Airbase
A6M5 Zero 721-27, Supporting Character Kenichiro Ohishi, 721st Air Group (Jinrai Squadron), Imperial Japanese Navy Air Force | Kanoya Airbase

Uma das coisas que mais gostei deste kit foi a tampa da caixa  com uma belíssima arte e que certamente merece ser emoldurada, infelizmente minha caixa foi amassada pelo pessoal dos Correios… 🙁

 

O kit possui poucas peças e é muito fácil de ser montado, este é aquele tipo de kit altamente recomendado para quem pretende iniciar no hobby, pois mesmo um iniciante irá obter bons resultados com um modelo como esse, e para nós já experientes permite montar algo diferente, e acredito que será essa versão mesmo do filme que irei montar.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por apenas 33Reais + frete, na Hobbyeasy, para comprar clique aqui (lembrando que o preço varia de acordo com a cotação do Dólar), corra porque o kit é edição limitada!

Para  fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Fui taxado pela Receita Federal e agora?

Meus sinceros agradecimentos a Hobbyeasy por enviar este kit para review,  Muito obrigado !!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Review A6M5 Zero Fighter (ZEKE) – EIEN NO ZERO – TAMIYA #25168”

  1. Guacyr Soares

    E o kit é 1/72, são tantos detalhes, que invalida tudo que já tive de 1/72, já tive um Zerinho destes da antiga Revell.

    1. POis é Guacyr, nos últimos anos o pessoal tem melhorado em muito o nível de detalhamento dos kits é coisa absurda…

  2. Paulo Henrique

    Espetáculo.

  3. Johnny Jensen

    Salve Lucas,

    Pelo visto, a sua meta de não comprar kits no ano de 2014 está indo por água abaixo… rsrsrsrs, deixa a Ludmila ficar sabendo… brincadeiras a parte, parece ser um baita kit, se um dia quiser negociar ele, fico no aguardo.

    parabéns pelo blog, o qual sou fã incondicional e um forte abraço,

    Johnny

    1. hauahauauah esses não entram na contagem Johnny, pois não são comprados 😀 😀

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.