Aviação Reviews 

Review – 1/72 Mitsubishi F-1 PLATZ – #AC-9

A aeronave,

O Mitsubishi F-1 teve seu início em 1962 quando a JASDF (Japan Air Self Defense Force – Força Aérea de Auto Defesa do Japão) decidiu desenvolver sua própria aeronave, em substituição ao seu caça principal, o F-140J, seria a primeira aeronave desenvolvida no país após o fim da Segunda Guerra Mundial. O F-1 é um derivado do treinador T-2 que é basicamente a mesma aeronave, mas com assentos duplos. No F-1 o assento traseiro foi substituído por aviônicos e o canopy foi fechado como escotilha.

A semelhança da dupla T-2/F-1 com o Sepecat Jaguar não é por acaso, uma vez que foram baseados em seu desenho, inclusive seu motor TF40-801A é uma versão licenciada do Rolls-Royce Adour, o mesmo motor que equipa aeronaves como SEPECAT Jaguar e o BAe Hawk. O modelo fez seu primeiro voo em 1975 e tornou-se operacional em abril de 1977 sendo sua primeira base localizada em Misawa.

O F-1 possui dois pilones adicionais em comparação ao T-2, assim a aeronave possui 7 pontos de fixação de armamentos. O F-1 pode carregar uma grande variedade de armamentos entre eles estão os mísseis SideWinder e Harpoon, além de dispensers de bombas de fragmentação (CBLS-200), canhões Vulcan, entre outros. Foram construídos 77 unidades, e o modelo foi substituído pelo F-2 (versão Japonesa do F-16) no ano de 2006, sendo retirado de serviço.

[hana-flv-player video=”https://www.spruemaster.com/video/Mitsubushi-F-1_1.flv” width=”400″ height=”330″ description=”” player=”1″ autoload=”true” autoplay=”false” loop=”false” autorewind=”true” /] [hana-flv-player video=”https://www.spruemaster.com/video/Mitsubushi-F-1_2.flv” width=”400″ height=”330″ description=”” player=”1″ autoload=”true” autoplay=”false” loop=”false” autorewind=”true” /]

 

Fontes,

CROSBY, Francis: Fighter Aircraft.Lorenz Books, England.2002

63kikirara Youtube Channel
contup1 Youtube Channel

O kit,

São 140 peças divididas em 7 sprues, sendo 6 injetados em cinza e um para as transparências. O kit possui um baixo relevo muito fino, e considero ideal para a escala, as linhas de painel são bem demarcadas e comparando com alguns desenhos da aeronave real não pude perceber linhas inexistentes. Além das linhas de painel, também estão representados linhas de rebites, o que confere ao modelo um bom realismo.

Os detalhes são bons, embora achei o cockpit faltando um pouco de detalhes, mas isso é resolvido com a folha de decalques que fornece detalhes para os instrumentos. A PLATZ preparou o kit para ser também o T-2, acredito que ela faça esse lançamento em breve, portanto todas as peças tanto para montar o F-1 quanto o T-2 estão presentes nos sprues.

Sou um pouco suspeito para dar minha opinião, pois gosto muito desta marca devido aos excelentes kits que produzem na minha escala predileta (1/144) e posso afirmar sem sombra de dúvidas que a qualidade da injeção é pra lá de excelente. Gostei bastante dos detalhes dos porões das rodas, bem como das tampas e das rodas, os detalhes de todo o trem de pouso estão muito bem representados.

A fuselagem se fecha em 3 partes, duas laterais e uma inferior, o que irá fazer com o modelista tenha um pouco mais trabalho para fechá-la, entretanto em um teste à seco pude perceber que não haverá problemas nesta etapa.

As transparências são de excelente qualidade dispensando o uso de qualquer tipo de produto para melhorá-las, uma coisa que achei bem interessante é que o frame do canopy dianteiro vem separado, facilitando em muito a pintura e possibilitando um realismo mais adequado. Nas asas é possível montar o modelo com os slats estendidos, assim como também os freios aerodinâmicos dorsais

Os armamentos fornecidos neste kit incluem mísseis SideWinder, Tanques extras de 220 galões,  mísseis ASM-1, dispensers CBLS-200, além de racks duplos e quádruplos, assim o modelo pode ser equipado no mais variado tipo de missões, no manual inclusive há um guia de como os armamentos são alocados nos pilones.

O manual está em japonês e em Inglês, embora algumas instruções estejam apenas em japonês acredito que não haverá problemas no momento da montagem.

A folha de decalques é de excelente qualidade, impressa pela empresa italiana Cartograph, possui marcações para 6 aeronaves (infelizmente a descrição dos esquadrões está apenas em japonês) além de uma enorme quantidade de stencils, há decalques até mesmo para o porão de rodas!

O modelo já está na bancada, em breve posterei um passo a passo da montagem…

Aftermarkets,

A PLATZ lança agora em Janeiro/2014 três sets de Phototeched para incrementar o modelo, os sets são produzidos pela Eduard e representam um para o interior, outro para os porões de rodas e aind outro para o exterior, eles já estão disponíveis na loja da Platz. Para comprar clique aqui.

 

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por apenas 2,280JPY cerca de 52Reais + Frete, para comprar clique aqui. Também e pode ser comprado através dos distribuidores da PLATZ.  Para ver os distribuidores da PLATZ clique aqui. Inclusive a PLATZ procura distribuidores no Brasil….

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

 – Fazendo Compras em lojas no Exterior

Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Fui taxado pela Receita Federal e agora?

Meus agradecimentos a PLATZ pode fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima ….


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.