walkaround 

Walkaround – De Havilland DH.82 Tiger Moth

A aeronave,

A experiência adquirida com o Puss Moth demonstrou a versatilidade o uso de motores invertidos e inevitavelmente influenciou a construção do DH60T Moth Trainer equipado com o motor Gispy III. Para atender a especificação 15/31 algumas modificações foram necessárias como a alteração da posição do cockpit, fazendo com o CG da aeronave fosse alterado, as asas foram então alteradas com enflechamento de 19 polegadas para compensar esta mudança, nascia então o De Havilland DH-82a Tiger Moth, um dos mais importantes treinadores de todos os tempos. Estruturalmente o Tiger Moth é idêntico ao seu antecessor e oito aeronaves de pré produção foram construídas.Os primeiros testes de avaliação foram realizados em setembro de 1931. Depois de todas as certificações necessárias o modelo tornou-se então o treinador padrão da RAF.

A evolução do modelo seguiu-se com to Tiger Moth II que possuía motor Gipsy Major de 130hp, tornando-se a motorização padrão para a aeronave durante toda sua vida operacional. Na época do início da Segunda Guerra Mundial cerca de 1000 unidades já haviam sido produzidas, muitas delas servindo ao Elementary and Reserve Flying Schools da RAF, durante a guerra a maioria dos pilotos da RAF tiveram o seu treinamento em um Tiger Moth.

O modelo foi produzido sob licença em outros países, com sua produção concentrada na Inglaterra (4668 unidades) e mais 2751 unidades produzindas na Nova Zelândia, Canadá e Austrália.

Entre os anos de 1937 e 1939 o modelo equipou cerca de 44 escolas de treinamento primário da RAF. O modelo também foi exportado para países como o Brasil, Dinamarca, Portugal, Suécia entre outros.

Algumas versões foram também foram construídas com funções de ambulância aérea, comunicação leve e até mesmo equipadas com racks para bombardeamento leve. Um versão com flutuadores chegou a ser avaliada pela RAF e outra versão rádio controlada usada como alvo aéreo também foi deselvolvida e ficou conhecida domo Queen Bee.

O Tiger Moth permaneceu em uso na RAF entre os anos de 1932 até 1959, no Brasil 17 aeronaves foram utilizadas para treinamento da Marinha e da Força aérea entre os anos de 1933 até 1947.

   

Créditos:

Vídeo – HAFUVideo

Esta aeronave que fiz o Walkaround é de número:86343 fabricado em 1941, atualmente sua  matrícula é PR-NSR (ex G-AYIT) e está baseado em Bragança Paulista – SP. Tive a oportunidade de ver esta ave rara voando no encontro de aeronaves clássicas em Americana em Nov/2013 e não pude deixar de fazer um walkround para o pessoal, uma vez que o Tiger Moth foi uma aeronave importante no treinamento dos pilotos da RAF e também voou aqui no Brasil. Um fato curioso é que a hélice desta aeronave gira “ao contrário” das outras aeronaves, devido ao seu motor estar invertido, veja o passo invertido da hélice. Vamos às fotos:

Com relação a kits, atuamente temos um novo lançamento da AzModel, que fiz um review aqui mesmo no blog, o kit antigo da Airfix, que aliás eles prometeram lançar em breve um “new mold” ambos na 1/72 e o kit da Revell na 1/32.

É isso aí pessoal, e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Walkaround – De Havilland DH.82 Tiger Moth”

  1. Guacyr Soares

    Estou comprar um kit em 1/48, e aguardar que o FCM relance o decal.

    1. É isso aí Guacyr, não deixe de depois mandar as fotos 😀

      Boa montagem!

      Plastiabraços,

  2. Daniel Follador

    Muito bom e veio na hora certa. Um amigo da Inglaterra estava precisando de fotos e mandei o link pra ele!
    Abraço!!!!

    1. Que ótimo Daniel!
      Espero que sejam úteis para ele
      Plastiabraços!

  3. Marcos Surian Thomaz

    Lindo avião, Lucas. Parabéns pelas ótimas fotos. Parece que estamos “in loco” analisando todos os detalhes…

    1. Oi Marcos,
      Fico contente em saber que gostou das fotos, muito obrigado!
      Plastiabraço,

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.