Aviação Reviews 

Review: 1/72 Marcoux-Bromberg Special (1939) – DEKNO #AR721000

A aeronave,

O avião de corrida Marcoux-Bromberg  Special voou pela primeira vez em 1934, seu projeto foi financiado por Keith Rider, Edith Clark e WH Marcoux. todos sempre estiveram envolvidos na aviação de corrida. Um acidente no pouso de seu primeiro voo levou à morte o piloto de testes Jim Granger.

Em 1935 o piloto de provas Earl Ortman foi contratado para “domar a fera”, equipada com um Pratt&Withney WASP de 500hp que levava o modelo a mais de 250mph (cerca de 400km/h). O modelo sofreu muitas modificações ao longo de sua vida e em 1938 algumas modificações o levaram a alcançar incríveis  312mph (500km/h).

Apenas uma unidade do Marcoux-Bromberg  foi construída e reformada diversas vezes, sofrendo algumas variações ao longo de sua vida, como alteração do aerofólio das asas, canopy, cowlings, e motor, em 1937 um Twin Wasp de 820hp foi instalado. O modelo ganhou algumas competições como o primeiro lugar no troféu Golden Gate Classic de 1938, além de segundo lugar no troféu Thompson de 1936 e 1937 e terceiro em 1939. Também recebeu segundo lugar no troféu Bendix Transcontinental em 1937.

Crédito das fotos para  Airminded. Net – http://www.airminded.net/

O kit,

O kit é de resina, e certamente não é indicado para iniciantes pois o kit em resina exige um pouco mais de experiência de montagem em kits. Toda o kit é moldado em azul, algo que vejo pela primeira vez, e a moldagem é boa, com algumas rebarbas aqui e ali, mas isso é um pouco comum em kits de resina.

Algo que gostei logo de primeira impressão foi a embalagem no estilo caixa de fósforo (gaveta) nunca havia visto uma caixa de kit assim, e confesso que gostei muito, bem que o pessoal que produz kits na 1/144 podiam produzir caixas assim também, simples, resistentes e no tamanho exato para o kit, sem desperdício.

São 29 peças no total e sendo este um kit de aviação civil sua montagem em si é fácil pois não existem muitos detalhes. O interior é simples com apenas assento, manche e painel, tal qual era a aeronave original, detalhes do interior do cockpit estão moldados nas laterais do kit.

O trem de pouso é fixo e possui bons detalhes, as rodas estão moldadas corretamente e acredito que não haverá problemas durantes a montagem. Não vi problemas.

Em uma montagem à seco percebi que será necessário lixar as partes das fuselagem, mas isso é totalmente normal em kits de resina, por isso a necessidade de se ter um pouco de experiência na montagem de kits. Os detalhes do motor são muito bons, e gostei bastante do escapamento, está muito bem reproduzido em uma delicada peça de resina. O canopy é moldado em vaccum forming e duas peças são fornecidas com o kit.

O manual é bem claro nas instruções e as indicações de cores são para os códigos FS (Federal Standard), o kit todo é basicamente em amarelo e preto. Os decalques parecem muito bons, e há uma boa camada de verniz sobre eles, acredito que não haverá problemas de silvering durante a aplicação, mesmo porque o modelo terá pintura brilhante.

Aviões de corrida são um tema bastante incomum e muito apaixonante pois envolve beleza, velocidade e todo o charme da aviação clássica, certamente esse é um tipo de coleção um tanto quanto interessante, recomendo 😀

O kit já foi para minha bancada e em breve postarei o Build Review do mesmo.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente da DEKNO Models por 30 Euros (cerca de 100 Reais)  para comprar, basta clicar aqui. Se você não sabe como comprar da DEKNO sugiro leste este tutorial aqui explicando como comprar em sua loja virtual.

Se você não sabe como fazer compras no exterior sugiro a leitura destes tutoriais:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Fui taxado pela Receita Federal e agora?

Meus mais sinceros agradecimentos à DEKNO Models por enviar mais este kit para review e até a próxima!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Review: 1/72 Marcoux-Bromberg Special (1939) – DEKNO #AR721000”

  1. Ronaldo

    “voou pela primeira vez em 1943”: As datas que você cita depois são anteriores a essa. Não ocorreu um erro de digitação?

    Embora possa ser deduzido no texto, faltou o país de origem do avião (USA?).

    Fora isso, excelente dica. O avião tem o estilo daqueles carrões dos anos 30. Mais um kit fora do convencional.

    1. Isso mesmo Ronaldo rsrs na verdade ele voou em 1934, “bolei as trocas” rsrs já corrigi aqui, Obrigado!

      Sim, tem jeito mesmo dos carrões, eu particularmente gosto dessa era da aviação.

  2. Silvio Lima

    Lucas,por gentileza onde posso comprar os sets em resina da aires ,para ser mais especifico cockpit do F-4 D Phanton 1/32 Tamiya , F-14A Tamiya. Por favor?

    1. Oi Silvio, você irá encontrar na Modelimex

      Aqui no blog tem um tutorial explicando como comprar na Modelimex:

      http://www.spruemaster.com/blog/2012/02/spruemaster-visita-modelimex/

  3. Silvio Lima

    Lucas,por gentileza onde posso comprar os sets em resina da aires ,para ser mais especifico cockpit do F-4 D Phanton 1/32 Tamiya , F-14A Tamiya. e também os BIG ED da Eduard Por favor?

    1. Oi Silvio, você irá encontrar na Modelimex

      Aqui no blog tem um tutorial explicando como comprar na Modelimex:

      http://www.spruemaster.com/blog/2012/02/spruemaster-visita-modelimex/

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.