Aviação Build Review Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Build Review: 1/144 Carvair ATL-98 Roden #14405

A aeronave,

Com um formato digamos exótico, o Carvair ATL-98  foi uma aeronave desenvolvida nos anos 60 a partir do Douglas DC-4/C-54. De fato o ATL-98 nada mais era do que um DC-4 com um nariz mais avantajado. Mas o que levou o pessoal da Carvair a projetar este modelo? A resposta é puramente simples: Fornecer um transporte rápido seguro conhecido como Air Ferry (traduzindo ao pé da letra, seria algo como Balsa Voadora/Aérea) ou seja, transportas passageiros e seus veículos dentro de uma única aeronave. Dessa forma o ATL-98 podia levar 5 veículos e 25 passageiros da Inglaterra para o continente Europeu.

Toda a construção de sua nova cabine era em madeira, o que reduzia os custos, na época um DC-4 convertido para ATL-98 custava em torno de 80 mil Libras. Como o modelo seria usado para cruzar o canal da mancha, não havia a necessidade de uma cabine pressurizada pois o vôos eram rápidos e realizados a baixa altitude. Isso reduzia ainda mais o custo da aeronave, fazendo com que se tornasse ideal para as empresas de Air Ferry.

Foram convertidas 21 unidades dp ATL-98 a partir de aeronaves inicialmente construídas como DC-4 ou C-54, a  conversão era realizada. O modelo ficou conhecido no filme 007 contra Goldfinger, em uma cena do filme, Goldfinger embarca seu Rolls Royce em um ATL-98. Veja vídeo abaixo.

O modelo retratado no kit é o Carvair ATL-98 de número 12, foi construído em Chicago como C-54A-15DC, entregue em 1944 com o número de série 42-72246, em 1946 ele foi declarado redundante e retornou para a Douglas para ser convertido em DC-4. O modelo voou por companhias como Alitalia, Pan-Am antes de ser convertido em ATL-98 no ano de 1963.

Algumas fotos e vídeos:

[fvplayer src=”https://www.spruemaster.com/video/Rolls_Royce.flv” width=”320″ height=”240″]

[fvplayer src=”https://www.spruemaster.com/video/Car-Wings-1963.mp4″ width=”478″ height=”360″]

O kit,

O kit é um short-run, são 85 peças divididas em 7 sprues e apenas uma parte para as transparências, o kit aproveita em muito os sprues do kit do DC-4 de mesma marca, portando algumas partes não serão utilizadas.

A montagem é simples, e o manual consiste em 4 páginas em A4 e um manual de pintura em A5, somente uma pintura é fornecida com o kit, e as indicações de pintura são para tintas ModelMaster.

Os decalques tem uma impressão mediana, algumas partes estão um pouco fora de registro, mas nada demais, algumas marcações também não oferecem um bom detalhamento, achei a aplicação dos decalques um pouco confusa, pois sobraram várias partes que não foram usadas no kit pois não tinham qualquer indicação de posição no manual. O filme é bem fino e daqueles que certamente irão formar silvering se você não tiver uma superfície totalmente brilhante, portanto esse é o único cuidado que indico no momento da aplicação dos decalques.

[Not a valid template]

A montagem,

Iniciei colando as metades da fuselagem, a junção não é muito perfeita, mas com um pouco de Mr Surfacer 500 e 1000 em alguns pontos, e um pouco de lixa tudo foi resolvido. Não se esqueça de adicionar peso no nariz para que ele não fique com peso de cauda.

Para a montagem das asas utilizei a cola Extra Thin da Tamiya, que ajuda um bocado pois ela funde as partes em alguns casos até eliminando a necessidade de se aplicar putty nas junções, as naceles dos motores se mostraram a parte mais complicada desta parte do modelo, pois não se encaixaram muito bem, foi necessário bastante lixa, putty e paciência para deixá-las com um bom acabamento. A parte mais difícil nesta montagem toda ao meu ver foi a junção das asas à fuselagem, um “gap” de quase 3mm ficou bem aberto nestas duas partes. Para poder fechá-lo adicionei um pedaço de plasticard de 1mm e trabalhei com Mr Surfacer 500 para dar o acabamento, novamente lixa e paciência são necessários. Kits short-run são assim mesmo.

Para melhorar um pouco o aspecto dos cowlings com uma pequena broca abri os buracos dos radiadores inferiores, os escapamentos tentei fazer o mesmo, mas foi simplesmente impossível abri-los então acabei por descartá-los e os substituí por tubos feitos com agulhas de cateter.

Para as rodas utilizei a tinta Gunze Sangyo H77 Tire Black, e Vallejo Model Air Aluminium para o centro das rodas, para proteger as transparências usei Mr  Masking Sol Neo nas janelas.

A pintura foi toda realizada utilizando tintas acrílicas Gunze Sangyo Aqueous, antes de iniciar a pintura dei uma demão de primer Tamiya Surface Primer White, além de mostrar qualquer defeito na pintura, o primer branco facilita um bocado a aplicação de tinta branca por cima dele eliminando uma quantidade considerável de demãos de tinta. O importante é sempre respeitar bem os tempos de secagem, normalmente espero 48h entre aplicações de tinta ou primer. Veja na parte de tutoriais do Blog um tutorial que escrevi falando sobre primers.

Para o mascaramento da cor azul, utilizei fita Tamiya masking tape de 10 e 20mm, tudo aplicado com bastante cuidado, a curva no nariz foi a parte mais complicada de e se fazer. A aplicação dos decalques se deu sem muitos problemas, atente apenas para o fato que na parte da cauda o desenho não acompanha com exatidão o contorno da aeronave, minha dica é: recorte o decalque na parte da cauda, e aplique-o separadamente, neste processo um pouco de amaciante de decalques será extremamente necessário.

Na finalização do motores utilizei apenas um pouco de dark wash da MIG Productions, como eles ficam bem no interior dos cowlings não vi necessidade de detalhá-los muito. Os cowlings foram pintados com tintas Alclad II Aluminium e Dark Aluminium O trem de pouso tem um problema bem sério de encaixe e um pouco de lixa e paciência será necessário para que fique bom, esteja preparado para colar as partes, pois no meu kit, elas simplesmente não se alinhavam!

Após toda a montagem, utilizei Dark Wash e alguns pigmentos (european dust) da MIG Productions para finalizar todo o modelo e fazer um pouco de weathering, também uma leve camada de verniz fosco foi aplicada para quebrar o excesso de brilho da tinta Gunze.

Toda a montagem levou cerca de um mês, é um modelo bastante diferente e que chamará a atenção em qualquer coleção, é um kit short-run, que exige um pouco mais de técnica de montagem, portanto não indico para iniciantes.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 12,60  Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 42,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes dois tutorias:

– Fazendo Compras em lojas no Exterior

– Fazendo Compras no Exterior sem Cartão de Crédito Convencional

Fui taxado pela Receita Federal e agora?

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Build Review: 1/144 Carvair ATL-98 Roden #14405”

  1. Este avião é resultado de uma modificação do DC 4 muito interessante. Parece o predecessor do Jumbo Boeing 747

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.