Montagens & Tutoriais Tutoriais 

Tutorial: As colas do Modelismo

As colas do modelismo

As colas são os produtos mais utilizadas por nós plastimodelistas, e como qualquer produto possuem tipos tipos e aplicações,  a ideia deste artigo é ilustrar um pouco sobre o que há disponível no mercado e como utilizá-las.

Como sempre minha recomendação é a de sempre utilizar os materiais desenvolvidos para o modelismo, pois tiveram sua toxidade e funcionalidades exaustivamente testadas garantindo que o produto irá operar como o previsto e dentro dos padrões de segurança exigidos para nossa saúde. Mostrarei algumas alternativas, mas tenha sempre em mente que nem sempre os materiais alternativos superam os materiais desenvolvidos especificamente para o modelismo.

Diversas marcas produzem as colas que utilizamos no modelismo, as mais famosas são Revell, Humbrol, Testors e Tamiya. São colas desenvolvidas com o intuito de fundir o plástico  praticamente fazendo uma soldagem nas peças garantindo uma colagem duradoura e livre de falhas. Por esse motivo elas não servem para colagem de kits em resina.

Estas colas não tem cheiro muito forte, e sua toxidade é baixa, algumas inclusive possuem limoneno em sua fórmula, sim uma cola com cheiro de limão para aqueles que não gostam de odores fortes.

Podem ser encontradas basicamente em duas densidades, a normal e a thin (cola mais liquida). Ambas trabalham com um bom grau de funcionalidade, com a diferença de que as colas thin ou extra thin, fazem as fusão das partes com um pouco mais de eficiência, tornando-se ideais para o fechamento de cascos, fuselagens e asas, e também para a colagem de pequenas peças uma vez que praticamente não deixam marcas.  As colas thin, possuem uma outra vantagem pois agem por meio do princípio da capilaridade, facilitando bastante a colagem e tornando-a ainda mais eficiente. Algumas marcas como a Revell e a Testors comercializam tubos de cola com aplicadores, facilitando bastante a aplicação das mesmas.

A TESTORS também fabrica uma cola especialmente projetada para colagem de transparências evitando que marcas possam aparecer após a colagem. Um outro produto que pode ser utilizado para a colagem das transparências é a cola branca (cola PVA) e o MicroScale  Micro Kristal Clear.

As colas alternativas.

Cianocrilato

A cola alternativa mais comumente usada são as colas de Cianocrilato, comercialmente conhecida como Super Bonder. Atualmente temos algumas alternativas bem comuns, a Super Bonder propriamente dita a Tek-Bond e a cola ZAP são as mais comumente encontradas. Podem ser usadas para colar kits em resina, uma vez que as colas que fazem a fusão do plástico não funcionam com ela.

Estas colas podem ser encontradas em diversas viscosidades, e quanto mais viscosa mais lento o seu tempo de secagem permitindo o posicionamento das peças antes da secagem, já as colas ultra finas tem secagem praticamente instantânea.

Esse tipo de cola permite uma colagem imediata das peças, entretanto ela não faz a soldagem do plástico, e com o tempo a colagem poderá ressecar e o kit fatalmente irá desmontar em sua estante. Esse é um dos motivos pelo qual eu não indico usar somente este tipo de cola, você pode usá-lo durante a montagem, mas sempre faça uma colagem em alguns pontos com alguma cola que faça a fusão do plástico.

Outro problema deste tipo de cola são os vapores que ela elimina durante o seu processo de secagem, se houver alguma transparência no caminho, um canopy, parabrisas ou janela, fatalmente sua peça será manchada pelos vapores da cola.

São boas colas, mas não devem ser usadas como única solução.

 Cola branca e Micro Kristal Klear

A cola branca, ou cola PVA é a menos tóxica de todas e pode ser usada para fazer a colagem de grama artificial em um diorama, preenchimento de pequenas janelas e até mesmo na colagem de transparências.

A colagem das transparências também pode ser realizada pela Micro Kristal Klear, que além de permitir uma colagem totalmente transparente, também pode ser usada para criar faróis, janelas e outras partes transparentes

Cola Epóxi

Essa é a cola que produz a junção mais forte de todas a cola epoxi é comercialmente conhecida como  Araldite, e consiste em uma cola que necessita misturar duas partes para que ela possa realmente colar. Esta cola pode ser utilizada em kits de grande porte bem como kits em resina, uma vez que a resina não pode ser colada com as colas tradicionais para plástico e o cianocrilato pode se soltar com o tempo.

A desvantagem desta cola é que ela é muito viscosa e algumas vezes pegajosa dificultando o trabalho, pode-se diluí-la em álcool (depois de misturadas as partes) para diminuir sua viscosidade e facilitar o trabalho de colagem.

JET

A “cola JET” é na verdade o Monômero (metacrilato de metila) da Resina Acrílica de mesmo nome. Esta resina é muito utilizada no meio Odontológico para fabricação de aparelhos ortodônticos e próteses (clique aqui para ir ao site do fabricante).  A finalidade do monômero é justamente se ligar a outras moléculas e como o plástico dos kits é em sua maioria estireno, ele se liga muito facilmente à ele agindo como se fosse realmente uma cola.

A maior desvantagem desta “cola” é seu forte odor. E embora seja um produto que depois de polimerizado não é tóxico, seus componentes sozinhos o são, portanto use somente em áreas com uma ventilação adequada.

Como ela é uma cola que derret o plástico de maneira mais forte que as colas thin todo cuidado ao utilizá-la será necessário pois se ela escorrer pelo plástico fatalmente irá marcá-lo ou até mesmo derretê-lo.

PROWELD

Produzida pela empresa americana Ambroid, que aparentemente saiu do mercado (pelo menos não encontrei o site do fabricante) não há muitas informações sobre qual o princípio ativo desta cola, mas ela funciona de maneira muito parecida com o Monômero da JET. A única diferença é que ela possui um pouco menos de odor.

Adesivo P.502/PS

É um tipo de cola muito utilizado pelo pessoal que trabalha com poliestireno. E um tipo de cola que também trabalha soldando o plástico, é forte mais ou menos como o monômero do JET. Mais detalhes sobre ele aqui.

TOXIDADE

Praticamente TODAS as colas que utilizamos no modelismo são tóxicas, algumas mais outras menos, portanto todo cuidado é pouco, pois nossa saúde deve vir sempre em primeiro lugar! Então nada de colar em áreas sem ventilação pessoal muito menos ficar aspirando o cheiro da cola por horas à fio. Tenha uma grande janela em sua área de montagem e mantenha um ventilador para forçar a ventilação.

Outro fator muito importante, mantenha os potes de cola sempre o mais longe possível do alcance de crianças e animais pois um acidente com elas pode ser fatal.

Dicas de uso

Prefira sempre utilizar colas que soldam o plastico, pois além de ser uma colagem mais resiste, muitas vezes somente a soldagem do plástico já é suficiente para fechar as emendas dispensando o uso de massa putty durante a montagem, veja as fotos de exemplos abaixo. Outra coisa útil são ferramentas especiais para aplicação como pincéis, aplicadores e palitos, estes são indispensáveis para a aplicação das colas. Algumas colas já até vem com o pincel, outras vem até em formato de caneta tudo para facilitar a aplicação.

Esse assunto é um tanto quanto vasto, mas por aqui já podemos ter uma ideia do que há no mercado e como podemos aplicar os produtos tirando o máximo proveito deles.

Espero que este artigo tenha sido útil e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

27 Thoughts to “Tutorial: As colas do Modelismo”

  1. Kalebee

    Boa tarde… comprei um revell 04951 mil mi- 24d hind 1:100 qual a cola recomendada para usar??

    1. Ola Kalebee tudo bem?

      Para montar o seu kit você pode usar as colas próprias para o modelismo, como as da marca Revell, Testors e Tammyia.

      Plastiabraço e boas montagens!

  2. Wellington Barbosa Lima

    Boa tarde meu brother

    Meu nome é Wellington Barbosa Lima e comprei um kit de maquete do Titanic escala 1:1200 da Revell e estou começando agora no modelismo e pode ser que não encontre colas próprias para Plastimodelismo por aqui. Gostaria de saber se eu poderia usar a cola Super Bonder?

    1. Bom dia Wellington,

      Geralmente eu não recomendo usar estas colas porque com o tempo ela ressaca e as peças dos kits irão se soltar, as colas de modelismo não são tão difíceis de encontrar. Aqui vão alguns links:

      https://www.plastickits.com.br/loja/tintas-e-acessorios/colas

      http://www.specialforces.com.br/catalog/advanced_search_result.php?keywords=cola&x=0&y=0

      Na área de downloads do Blog, tem um curso de plastimodelismo para baixar, vale a pena dar uma lida.

      Plastiabraços e boas montagens!

  3. Cleber

    Olá, Lucas td bem?

    Eu utilizo as colas da Tamiya, porém, a cola de tampa laranja com o tempo começa a ficar grossa, vc conhece algum diluente que serviria nela? Tentei uma vez usar acetona mas não deu certo, perdi a cola.
    Desde já agradeço.

    1. Bom dia Cleber,

      Essa cola apresenta isso mesmo, com o tempo ela vai secando, eu desconheço algo que possa fazer com que ela volte ao estado normal.

      Plastiabraço!

  4. yago fernandes

    queria saber uma cola que seja compativél com madeira balsa

    1. Bom dia Yago,

      Você pode usar a cola de cianocrilato como super bonder ou TekBond

      Plastiabraços

  5. douglas

    Boa tarde!
    Estou começando em montagens, Eu comprei essa cola que vem com agulha, e quando fui colocar a tampa, a agulha entrou, como posso retirar a agulha, ou ainda utilizar a cola que comprei?

    1. Douglas,

      Se você tirar a tampa conseguirá pegar a agulha que foi pra dentro. Isso acontece mesmo. Outra coisa, às vezes ela entope, para desentupir basta usar uma das agulhas de desentupir bico de fogão.

      Plastiabraços e boas montagens,

  6. CARLOS ALBERTO G.BARBOSA

    Ficaria muito grato se me informasse qual cola usar ( que não derreta o plástico- não deixe manchas brancas de vapor e se possível de colágem rápida – transparente – e que cole photo etched ).
    A mesma é para colar amuradas de navios, pois são peças que ficam muito visíveis e teriam que ser coladas sem nenhuma mancha.
    Peço sua ajuda para resolver este problema.

    Grato,

    carlos Alberto

    1. Carlos no seu caso você precisa da cola de cianocrilato que citei no artigo. Para não ficar manchado de branco basta usar quantidades bem pequenas da mesma, eu colo canopies de aviões com elas sem problema, é só não abusar na quantidade.

      Plstiabraços!

  7. CLEBER Fabricio

    Boa tarde. Estou me aventurando pelo plastimodelismo pela primeira vez e estou com dificuldades para decidir qual cola utilizar. Adquiri um modelo da Planeta Deagostini, a Mclaren MP4/4, e a cola que veio no kit é muito ruim de utilizar. Preciso de uma cola para peças em poliestireno.

    Grande abraço.

    1. Boa noite Cleber,

      Você pode usar as colas indicadas para plastimodelismo mostradas no artigo.

      Plastiabraço!

  8. Leandro

    Bom dia. Preciso de uma Ajuda, porque mesmo lendo sobre as colas fico na dúvida.
    Ganhei uma Maquete da Faller, uma montanha russa. é toda de plástico e não sei qual cola posso substituir a da própria faller que é dificil de encontrar.

    1. Bom dia Leandro,

      Você pode usar as colas da Revell, Tamiya ou Testors elas são praticamente iguais as colas da Faller.

      Plastiabraços e boa montagem!

  9. Tarcísio B. Moura

    Oi, Zema:

    Eu sempre uso cola branca para segurar o chumbo no nariz dos meus kits. Demora mais tempo para secar, mas nunca tive problema com isso.

    1. Eu também uso cola branca e nunca tive problemas!

  10. José Maria

    Grande Lucas!!!

    Ótimo artigo, sucinto e direto, sem rodeios.

    Eu particularmente só uso a extra thin da tamiya e as pastosas da testors. Bonder só em raros casos, como auxiliar. Por exemplo, se a extensão da área a ser colada for grande, eu colo poucos pontos com bonder para fixar, mas soldo tudo com a tamiya.

    Já usei jet, funciona legal, mas o cheiro é muito forte para o meu gosto, não me dei bem com ela. A extra thin solda tão bem quanto, de forma mais rápida e mais segura e com cheiro normal – essa é minha opinião.

    Outra que tenho ainda alguns tubinhos que uso com freqüência, e estão em bom estado e funcionando bem – os tubinhos da casa aerobrás… são antigos mas funcionam como novos até hoje.

    Outro detalhe, vale lembrar sobre uma experiência que colegas já tiveram colando pesos de chumbo com bonder – aparentemente ocorreu uma reação entre o chumbo e a cola causando uma espécie de mofo ou aglomeração de material que causou inclusive até a quebra de kits por esse motivo, explodindo de dentro para fora… se não me engano foi o Rato Marczak que passou por essa, mas posso estar enganado.

    Grande abraço.
    Zema.

  11. Ricardo

    Lucas, mais uma vez agradecemos suas dicas muito didaticas e validas para nós, abraço

  12. Fabricio Leite

    Mais uma vez muito legal Lucas. Parabéns

  13. Ronaldo

    Lucas, outra boa matéria.

    Uma pergunta: qual cola você utilizou para os pesos de chumbo no nariz do ATL-98?

    Estou montanto um comercial e como não tenho experiência nesse tipo de modelo, não sei se a cola branca ficará fixa ao longo do tempo.

    1. Oi Ronaldo,

      Eu sempre usei a cola branca mesmo, já montei alguns comerciais e nuncative problemas do chumbo soltar com o tempo. Se ficar receoso de o chumbo soltar você pode usar cola Epoxi, essa não vai soltar nunca rsrsrs

      Plastiabraço!

  14. Rodrigo Carbonieri

    Lucas,

    Bacana o artigo, só achei que tu poderia ter incluido qual “deve ser usada para kits de resina”.

    Abraço

    1. Eu falei Rodrigo, lá na Epoxi rsrsrs

      Talvez não tenha ficado claro, mas a cianocrilato e a epoxi podem ser usadas. Vou editar o artigo incluindo essa informação, obrigado!

      Plastiabraço!

  15. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Assunto que vira e mexe, aparece dúvidas de qual e como utilizar. Legal ter um artigo que resume isso. Poderemos consultar e indicar quando essas dúvidas aparecerem. Parabéns.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.