História & Modelismo Publicações e Filmes Reviews 

Entrevista: Daniel Zamarbide

Valiant-007clique aqui para ver. Ele também escreve para revistas como a Tamiya Magazine, Sky Model, Modelár, Model Airplane International entre outras. O autor mantém um blog na internet o DZmodels onde mostra os seus trabalhos e suas técnicas. Daniel atualmente vive na Espanha.

Lucas – Desde quando você pratica o modelismo?
Daniel- Bem, comecei quando tinha 13~14 anos, assisti ao clássico “The Battle of Bretain” e quando vi que gostava dos aviões, que já eram minha paixão, então meu primeiro modelo foi um Spiftire IX da Matchbox na escala 1/72.

Lucas – No momento quantos kits você já montou e quantos tem no seu armário para montar?
Daniel – Modelistas têm a ilusão de montar modelos e a doentia compulsão de comprar mais modelos dos quais você nunca irá montar, e no meu caso eu tenho uma coleção de cerca de 500 modelos.

Lucas – Qual é o seu objetivo quanto ao nível de detalhes? Você sempre usa aftermarkets, scratch ou monta OOB às vezes?
Daniel – Eu gosto de todos os estilos, pode ser um modelo específico com upgrades disponível no mercado, ou um kit muito antigo, ou então uma prazerosa transformação em scratch, na verdade, dois dos meus trabalhos favoritos foram realizados desta maneira, o Hispano Aviacion HA112 Buchón completamente contruído a partir de um Bf-106G6 e um CASA 2111 que também foi construído a partir de um Heinkel He-11… basicamente eu gosto de todos os estilos.UHU-247

Lucas – Montar modelos e estar envolvido com isso trouxe algo de bom para sua vida? O que?
Daniel – Na verdade o modelismo é a minha vida, meu trabalho tem tomado um rumo incrível e ter a sorte de viver tudo isso sacrifica um pouco minha vida pessoal, mas certamente é um hobby que te faz conhecer história, continuamente criar novas técnicas e especificamente voar com sua imaginação quando tem um modelo em suas mãos.

Lucas – Analisando a história do modelismo o que você vê para o futuro?
Daniel – Acredito que o futuro trará tecnologias que não impedirão o modelista de usar suas próprias mãos e imaginação… novas tecnologias como as impressoras 3D estarão ao alcance de todos em poucos anos  eu acredito que isso poderá por em risco o modelista de perder essa ilusão de criar algo com as mãos ao invés de usar programas de computador.

Lucas – O que você diria para as pessoas que ainda não reconheceram o charme e a magia do modelismo?
Daniel – Bem este é um grande hobby, nesta era de vídeo games, consoles e computadores passar algum tempo ouvindo uma boa música, lendo um bom livro , pesquisando sobre um bom modelo nas mãos como passatempo, ver o modelo tomando forma até ser finalizado faz qualquer pessoa ser orgulhosa de si, e poucos Hobbies no mundo fazem você se sentir uma pessoa completa como o modelismo.

Lucas – Você sabe algo sobre os modelistas brasileiros?
Daniel – Graças as redes sociais como o Facebook posso dizer que tenho muitos amigos Brasileiros e de toda a América do Sul que constroem modelos muito bons e eu acredito que conforme o tempo passa eles se tornarão sem dúvida melhores ainda.

Lucas – Qual o conselho que você daria para aqueles que estão começando agora no modelismo?
Daniel – Bem, encare isso como um hobby, não como uma competição, se divirta, comece a ler livros relacionados ao modelo que você irá construir, mergulhe na história, pesquise e estude as técnicas, não se chateie se num primeiro momento as coisas não derem certo porque o que importa, mesmo errando, será corrigir o erro e aprender, mas principalmente porque é uma janela para a imaginação que é um dos sentimentos mais bonitos do ser humano.

Abaixo alguns exemplos dos excelente modelos construídos pelo Daniel, 

Deixo aqui meu mais sincero agradeço ao Daniel por nos ceder seu tempo respondendo nossas perguntas, muito obrigado Daniel!

É isso aí caro leitor espero que tenham gostado e até a próxima!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Entrevista: Daniel Zamarbide”

  1. Bruno Ferlin

    O realismo dos modelos é algo extraordinário.. As figuras se enquadram muito bem ao conjunto, estando estas também muito bem trabalhadas..

    Trabalhos incríveis..

  2. daniel iscold

    Espero um dia chegar bem próximo aos trabalhos do meu xará ai. Sou fan do trabalho dele…

  3. Fernando

    É… O cara monta mais ou menos… rsrsrsrssrs

    Muito bacana, Lucas!

    Se conseguisse outras entrevistas seria interessante.

    1. Obrigado Fernando.

      Já consegui outras entrevistas, vou publicando aqui no Blog.

      Plastiabraço!

  4. Paulo Henrique (kogyro)

    Excelente entrevista.
    Parabéns Lucas.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.