Aviação Reviews walkaround 

Review: 1/144 Tupolev Tu-104 Amodel – #1450

A aeronave,

O Tupolev Tu-104 (NATO – Camel) foi a primeira aeronave comercial Russa com motores à Jato. Seu primeiro voo aconteceu no início dos anos 50, e revolucionou a aviação comercial era capaz de levar 50 passageiros voando a 10 mil metros e com velocidade de cruzeiro de 800km/h. Um outro avanço utilizado no Tu-104 foi a utilização de um radar meteorológico à bordo.

Quando o Tu-104 foi mostrado pela primeira vez ao ocidente em 1956 foi recebido com muito espanto, pois ninguém esperava um avanço tecnológico tão grande dos Russos. Entretanto o Tu-104 nada mais era que uma versão do bombardeiro Tu-16, suas asas, motores e empenagem foram mantidas modificando-se apenas a fuselagem para transporte de passageiros.

O maior problema enfrentado pelos Russos para operação do Tu-104 foram os aeroportos pois muitos não estavam preparados para receber aeronaves à reação e tiveram que ter suas pistas preparadas para tal. Para facilitar as operações de pouso foi instalado um paraquedas reduzindo assim o espaço necessário para os pousos.

Em 1957 a ČSA – (Czechoslovak Airlines – atualmente conhecida como Czech Airlines) se tornou a primeira companhia aérea do mundo a operar somente com jatos utilizando 6 aeronaves, quatro vindas da Aeroflot e duas totalmente novas. A ČSA utilizou o Tu-104 em rotas para Moscou, Paris e Bruxelas, no total foram construídas 201 unidades entre 1956 e 1960, porém permaneceu em serviço com a Aeroflot até o inicio dos anos 70

O Tu-104 foi um sucesso e o governo russo tentou vendê-lo para outros países, entretanto naquela época todos os aviões comerciais com motores à jato possuíam 4 reatores afim de garantir maior segurança em caso de uma pane, assim uma nova versão do modelo com 4 motores foi produzida e batizada de Tu-110, entretanto ela nunca foi exportada.

Abaixo alguns vídeos com o Tu-104 em operação, e um Walkaround que realizei da aeronave quando visitei o Museu Kbely na República Tcheca.

Fontes:

Valentin Izagirre – Youtube Channel

GORDON, Yefim – Tupolev Tu-104 – Aeroflot´s First Jet – Midland Publishing – 2007 – ISBN 978 1 85780 265 8

Fotos: Lucas Rizzi e Fernando “Nando_z” Zavarelli

O kit,

A aeronave apresentada no kit mostra a matrícula OK-MDE, esta aeronave tem número de série 86601202 e foi batizada de “Ostrava”. Foi destruída durante o voo OK531 29/08/1973 quando uma saída da pista ocorreu no aeroporto de Nicósia no Chipre, não houve vítimas, mas a aeronave foi abandonada, até hoje ainda é possível ver seus destroços, veja aqui.

Composto por 135 partes divididas em 7 sprues, o kit tem dimensões muito boas para a escala ficando com 238mm de envergadura e 268mm de comprimento.

A injeção é no estilo short-run portanto não há pinos de encaixe e algum trabalho será necessário para a montagem, o kit apresenta algumas rebarbas mas isso é totalmente previsível em kits com este tipo de injeção.

A linhas de painel são rebaixadas e apresentam bons detalhes incluindo até os painéis de inspeção. Não há detalhes internos exceto a cabine que possui assentos, maches  e até um painel, para o posto do navegador há apenas um assento.

O trem de pouso é bem detalhado e acredito que não haverá muitos problemas com a montagem, aliás todo o kit se monta em apenas 13 passos, tudo bem simples.  Não vi no manual indicação para acrescentar peso no nariz, entretanto já montei um Tu-16 e ele ficou com o nariz para cima! na dúvida acrescente um pouco de peso no nariz.

O manual apresenta duas pinturas, a OK-MDE e uma versão da Russia que acredito ser de demonstração, os decalques me pareceram um pouco falhos na parte do verniz, sugiro dar uma reforçada com um Microscale Luquid Decal antes de usar. Há também um erro nos decalques a bandeira da República Tcheca foi reproduzida invertida, mas isso foi resolvido com um pequeno decalque incluso no kit.

Como todo e qualquer kit short-run será preciso trabalhar bastante os encaixes e muita putty e lixa serão utilizados, dessa forma este não é um kit recomendado para quem ainda não tem um pouco de experiência na montagem de kits. Um único ponto me chamou a atenção no kit, a grafia das letras da ČSA não está correta, porém este é um detalhe que somente quem conhece a cia aérea irá perceber. (compare o decalque e as fotos do modelo real)

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 22,80 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 73,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes tutorias sobre como comprar no exterior,

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review: 1/144 Tupolev Tu-104 Amodel – #1450”

  1. Johan C Silveira

    De longe o melhor Blog sobre plastimodelismo que conheço. parabéns!

    1. Bom dia Johan,

      Fico muito contente em saber que o conteúdo do Blog lhe agrada, comentários como o seu me motivam ainda mais a continuar o trabalho com o Blog!

      PLastiabraço e boas montagens!!

  2. Anthony Bell

    Excelente review!
    Aliás,já um padrão na Spruemaster.

    1. Obrigado Bell!

      Confesso que tenho visto muitos reviews por aí utilizando a mesma forma que eu faço review aqui no Blog rsrs

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.