Aviação Reviews 

Review: 1/72 X-47B w/GBU-27 PLATZ #AC-12

A Aeronave,

O UCAS-D, Unmanned Combat Air System Demonstration program, programa de Demonstração de Systemas Aéreos de Combate não tripulado foi projetado pela DARPA, USAF e US Navy. O projeto consiste em uma aeronave totalmente não tripulada capaz de de operar a partir de porta aviões. O projeto prevê inclusive a capacidade de reabastecimento em voo totalmente automática.

O primeiro voo de prova de conceito do X-47A aconteceu em fevereiro de 2003, e os projeto começou a tomar a tomar forma desde então. O projeto teve uma interrupção devido a restrições de orçamento do governo, e que levou ao desligamento da USAF do projeto. Em agosto de  2007 a DARPA e a US Navy retomaram o projeto, o primeiro protótipo voou em 2009 e o segundo ficou pronto em 2011.

O primeiro aparelho para demonstração realizou o seu primeiro voo em  fevereiro de 2011 na base aérea de Edwards. O modelo prevê total operação a partir de um porta aviões, reabastecimento em voo, capacidade de carga de 2 toneladas e a capacidade de realizar ataques de precisão também estão incluídas no projeto. O X-47B é equipado com duas turbinas P&W F100, dois porões de armas e desenho stealth (invisível ao radar).

No ano passado (2013) foram realizadas provas de decolagem e pouco a partir de Porta Aviões e voo noturno e para este ano (2014) está previsto o primeiro reabastecimento aéreo. Abaixo algumas imagens do modelo.

Mais informaçães podem ser obtidas diretamente na página da Northrop Grumman. Clique aqui.

O kit,

São apenas 3 sprues injetados em cinza, o kit tem 67 peças. Basicamente este é o mesmo kit lançado pela empresa em 2012 (review aqui) apenas com a adição de mais um sprue para as GBU-27. Quanto à qualidade da injeção nada fica a desejar, a PLATZ produz kits muito bem injetados e a montagem é bastante simples.

Os projetistas da PLATZ tiveram o cuidado de reproduzir inclusive a rugosidade da superfície do modelo, necessária para que o tecnologia STEALTH funcione. As linhas de painel são em baixo relevo e bem fina bem fiéis para a escala.

Este kit vem com duas GBU-32, dando agora a opção de montá-lo com elas ou com as GBU-27, não há interior para detalhar portanto a montagem ocorrerá acredito de maneira bem rápida e fácil.

As asas podem ser montadas abertas ou dobradas dando um charme a mais no modelo final. Os freios aerodinâmicos também podem ser montados abertos ou fechado.

Os decalques são impressos pela empresa Italiana Cartograph, com qualidade muito boa. Estão disponíveis 4 versões diferentes de marcações,  1 com as marcações do protótipo e três operacionais fictícias uma vez que a aeronave ainda não está totalmente operacional.  A folha de decalques também inclui uma boa quantidade de stencils demonsstrando todo o cuidado que a PLATZ teve ao reproduzir o modelo.

O manual está em Japonês e Inglês o que facilita em muito a montagem que, aliás, se dá poucos passos (11 no total). As indicações de cores são para as tintas Gunze Sangyo, Testors Model Master e FS.

Em um teste à seco o encaixe da fuselagem é perfeito, demonstrando que quase não haverá a necessidade de massa putty para finalizar o modelo. Ponto mais que positivo, principalmente para quem está iniciando no hobby.

Este é um modelo bem diferente, simples e fácil de montar, com certeza deve estar nas mãos de qualquer iniciante no hobby ou de qualquer modelista que goste do tema protótipos.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por apenas 3.024JPY cerca de 67Reais + Frete (cotação Abril/2014), para comprar clique aqui.

Este kit também e pode ser comprado por meio dos distribuidores da PLATZ.  Para ver a localização dos distribuidores da PLATZ clique aqui.

A PLATZ procura distribuidores no Brasil….

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes tutorias clicando aqui.

Meus agradecimentos a PLATZ pode fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima ….


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review: 1/72 X-47B w/GBU-27 PLATZ #AC-12”

  1. Paulo Henrique (kogyro)

    Belo review Lucas.

  2. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Eu QUUUUUEEEEEEEEEERRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO !!! 🙁

    1. hehehe o modelo vale cada centavo Vlamir, além de diferente fica muito bonito depois de montado..

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.