Aviação Reviews 

Review: 1/72 T-33 Shooting Star – PLATZ -#AC-11

A aeronave,

O treinador T-33 Shooting Star  (estrela cadente) que permaneceu mais tempo em serviço. O T-33 foi construído com algumas diferenças do seu irmão o P-80, como o segundo cockpit que aumentou a fuselagem em mais de um metro em seu comprimento.

A primeira versão (TF-80C) voou em 22 de março de 1948. A aeronave foi, então, adotada como treinador padrão da USAF. O último T-33 produzido pela Lockheed saiu das suas fábricas em agosto de 1959, até então haviam sido produzidos cerca de 5691 aparelhos.

O T-33A começou a ser operado pela JASDF (Japan Air Self Defense Force) em 1955, e foi produzido sob licença no Japão pela Kawasaki entre os anos de 1956 e 1959. A kawasaki produziu 210 unidades. O T-33 foi utilizado como principal treinador para os F-86 Sabres. No Japão ele era conhecido pelos pilotos como “San-San”  (de Shooting Star) ou “T-bird”. Incrivelmente os T-33 da JASDF só foram retirados do serviço no ano 2000 !!

A FAB utilizou, entre 1956 e 1975, um total de 58 AT-33 em seus grupos de aviação, principalmente como avião de treinamento avançado.

Um dos fatos mais curiosos com os T-33 no Brasil foi o acidente envolvendo um T-33 da FAB que atingiu a cauda de um Piper AZTEC (PA-23) no qual voava o ex presidente Castelo Branco, levando-o a morte. Até os dias atuais tal incidente ainda é envolto em muitos mistérios e contradições, e a verdade sobre o fato nunca foi relevada. Este artigo sobre o assunto é bastante interessante.

<param name=”allowFullScreen” value=”true” <param name=”allowscriptaccess” value=”always” <param name=”src” value=”http://www.youtube.com/v/MpoaEcZB2vg?version=3&hl=pt_BR” <param name=”allowfullscreen” value=”true” <embed width=”360″ height=”274″ type=”application/x-shockwave-flash” src=”https://www.youtube.com/v/MpoaEcZB2vg?version=3&hl=pt_BR” allowFullScreen=”true” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”true”

O kit,

Já escrevi sobre este kit anteriormente aqui no Blog, esta é a terceira edição dele lançada pela PLATZ, não há diferenças entres os lançamentos anteriores (AC-6 e AC-8).

O kit é composto de 5 sprues, sendo dois em cinza e um para as transparências, nototal são 60 peças. A qualidade da PLATZ já é conhecia pelas pequenas jóias que produz na escala 1/144 (clique aqui para ver alguns reviews e montagens) e não podia deixar de ser diferente em escalas maiores.

A qualidade da injeção é primorosa, sem rebarbas ou pinos de injeção, os pinos de encaixe/alinhamento estão bem posicionados e  nas peças que testei tudo se encaixa perfeitamente. As linhas de baixo relevo estão bem representadas, assim como as linhas de rebites, o porão de rodas tem um bom detalhamento e as partes internas da fuselagem possuem muitos detalhes. Isso inclusive me chamou a atenção, pois tudo indica que o kit está preparado para ser montado com o motor exposto… continuamos aguardando o lançamento do kit com as peças do motor icon biggrin Review   1/72 T 33 Shooting Star   PLATZ #AC 6

Outra parte que me pareceu preparada para novos lançamentos são as seções de cauda e de nariz, pois eram estas partes que mudaram em todas as variantes do P-80, estaria a PLATZ já se preparando para lançar o P-80 e demais variantes ?? As tampas dos porões do trem de pouso são bem detalhadas também, assim como as pernas do trem de pouso e as rodas.

A montagem é bem simples e se dá em apenas 11 passos, alguns detalhes fornecidos na folha de decalques são bem interessantes como stencils para muitas áreas da aeronave, inclusive há decalques para todos os instrumentos do painel.

Este kit em especial representa 5 aeronaves da Base Áerea de Hamamatsu, a mais importante base aérea da JASDF. São as aeronaves:

  • 61-5218 1st TS Hamamatsu AB – 1956-1979
  • 61-5215 1st TS Hamamatsu AB – 1956-1979
  • 91-5410 33rd TS Hamamatsu AB – 1964-1990
  • 61-5205 35th TS Hamamatsu AB – 19573-1990
  • 81-5364 1st TS Hamamatsu AB – 1956-1979

Alguns detalhes são bem interessantes, como as rodas bem reproduzidas, os freios aerodinâmicos que podem ser montados abertos e as linhas de rebite. O nível de detalhamento do kit é muito bom para a escala 1/72 e o modelo deve ficar muito bonito com a roupa da Força Aérea Brasileira, totalmente recomendado!

Aftermarkets,

A PLATZ já lançou um set de detalhamento em PE colorido para o modelo. Produzido pela EDUARD, este set possui cerca de 48 peças, e inclui detalhes para os painéis de instrumentos, pedais, assento e trem de pouso, com toda certeza é peça fundamental para uma montagem mais detalhada do modelo. Para comprar o set de PE clique aqui.

Se você quer montar com a pintura da Força Aérea Brasileira (FAB). A brasileira FCM Decals, possui uma folha com as marcações, o código da folha é FCM-72-32. Para comprar esta folha de decalques clique aqui.

[Not a valid template]

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por apenas 2,594JPY cerca de 51Reais + Frete, para comprar clique aqui.

Também e pode ser comprado através dos distribuidores da PLATZ.  Para ver os distribuidores da PLATZ clique aqui. Inclusive a PLATZ procura distribuidores no Brasil….

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes tutorias aqui.

Meus agradecimentos a PLATZ pode fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima ….


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Review: 1/72 T-33 Shooting Star – PLATZ -#AC-11”

  1. José Maria

    Olá Lucas,

    Cara, conforme te falei ao fone, achei muito legal esse lançamento, parece ser incrível esse modelo mesmo.

    Obrigado por nos trazer esta novidade, já vou mandar vir!

    Abração.
    Zema.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.