Montagens & Tutoriais Tutoriais 

Alterações no envio de encomendas para o Brasil, Correios e Ebay

Os Correios pretendem melhorar a logística para o envio de encomendas para o Brasil, e para isso serão instalados dois novos armazéns, um em Miami e outro em Hong Kong.

A ideia é agilizar a cobrança dos tributos e tornar a entrega mais rápida, porém os armazéns também poderão ser usados de forma inversa, empresas brasileiras que pretendem vender produtos nestes países poderão deixá-los armazenados por lá e assim agilizar a entrega dos produtos.

correios

Dias atrás os Correios firmaram uma parceria com uma das maiores empresas de comércio eletrônico da internet, a Alibaba, neste memorando o governo Chines garante que pequenas e medias empresas brasileiras possam comercializar seus produtos na China utilizando a plataforma do Alibaba e a estrutura do armazém, para ler o memorando clique aqui.

Já em setembro deste ano entra em operação o sistema de cobrança automática para as compras no exterior, com esse sistema a cobrança do imposto de importação será realizada no ato da compra. Se os testes correrem da forma esperada o sistema entrará em operação em janeiro de 2015.

O armazém em Miami vai oferecer uma outra vantagem que é a de fornecer um endereço nos Estados Unidos, uma vez que muitos vendedores não enviam suas encomendas para outros países. Assim ele será uma ponte entre os Estados Unidos e o Brasil

Seguindo quase o  mesmo caminho a gigante do comércio eletrônico Ebay, que está oficialmente em território brasileiro, anunciou que vai utilizar por aqui o sistema de entregas  Global Shipping Platform (GSP). Este sistema transfere para o Ebay a responsabilidade de entrega das compras, ou seja nada de sofrer com o serviço de qualidade duvidosa de nossos Correios. No Brasil a parceria foi fechada com a FEDEX, para saber como funciona o GSP do ebay clique aqui (video em Inglês).

É importante ressaltar que como a entrega será realizada por meio de empresa de courrier, a chance de ter sua encomenda taxada será de 100% uma vez que este tipo de entrega já faz a cobrança do imposto no momento da compra justamente para agilizar a entrega. Por outro lado uma compra realizada nos Estados Unidos por exemplo poderá ser entregue em seu endereço  em até 3 dias. Também é importante ressaltar que para receber um produto via GSP o vendedor tem de oferecer este tipo de envio.

O site também já está apresentando sua versão em português com preços mostrados em Reais, somente no Brasil o ebay tem mais de 1 milhão de usuários , é importante ressaltar que os valores em Reais são apenas uma referência uma vez que dependem da variação cambial. Devido à sua parceria com o Paypal as compras poderão ser pagas por meio de Cartão de Crédito Nacional e Internacional além de boletos, já expliquei como comprar no paypal usando boletos aqui no blog, clique aqui.

A única certeza que temos é que a cobrança dos impostos será cada vez mais certa, ou seja, a quantidade de encomendas que “passam batido” será cada vez menor, por outro lado a promessa dos Correios é que a entrega será agilizada. A dúvida que paira no ar é se ao invés do produto ficar retido na Receita Federal no Brasil por mais de 50 dias para emissão da NTS ele não passará a ficar 50 dias retidos nestes armazéns fora do país.

Recentemente os Correios incluíram uma nova taxa de 12 Reais referente ao despacho aduaneiro para quem compra no exterior, essa cobrança já é realizada pelas empresas de courrier mas agora os Correios começaram a cobrar também. O Ministério Público Federal entrou com uma ação contra a cobrança alegando que as empresas de courrier cobram pelo serviço mas oferecem outro em troca que é a entrega na casa do cliente, o que não acontece com uma encomenda taxada pelos Correios onde o cidadão deve dirigir-se a uma agência para retirada da mercadoria. Os Correios teriam até o dia 23 de julho para justificar ao MPF quais os custos envolvidos que justifiquem a cobrança, fiz algumas pesquisas e não consegui encontrar a resposta dos Correios sobre o assunto até o momento.

A certeza da cobrança dos impostos e taxas também fará com que o custo de importação de muitos produtos aumente, entretanto visto que a carga tributária das empresas nacionais é imensamente maior estou certo que comprar no exterior não será mais muito barato mas continuará sendo mais barato que comprar por aqui.

Vamos aguardar o sistema dos Correios começar a operar para vermos se realmente haverá melhora no serviço.

Se você quer saber mais sobre compras no exterior recomendo a leitura destes tutoriais aqui no blog, clique aqui.

É isso aí e até a próxima!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

11 Thoughts to “Alterações no envio de encomendas para o Brasil, Correios e Ebay”

  1. IVAN JOAQUIM GOEDERT

    Boa tarde Lucas!! Primeiro parabéns pelo seu blog, já curti pelos temas abordados. Só não sei se está ativo ainda, pois não pude verificar posts recentes. Enfim, tenho um problema, fiz uma compra no Ebay(USA) vendedor pessoa física, para minha surpresa, o item foi taxado, cfe status: Objeto encaminhado de Unidade de Logística Integrada em RIO DE JANEIRO / RJ para Unidade Administrativa em RFB – TRIBUTADO-EMISSÃO NOTA TRIBUTACAO / BR . Courrie USPS, valor aprox. $170, E agora, gostaria se este pedido vai chegar na minha cidade (SC) e recebei o aviso do Correios, para pagar os impostos de importação. É assim mesmo?. Devo contestar, pelo falo de ser importação de pessoa física para pessoa física?. Obrigado. Grande Abraço!!

    1. Olá Ivan,

      Sim o blog é ativo, ontem mesmo fiz um post 🙂

      Sua dúvida está respondida aqui mesmo no blog neste post aqui.

      https://www.spruemaster.com/2014/01/fui-taxado-receita-federal/

      Plastiabraço!

  2. Lucas

    Ei Lucas, tranquilo?
    Estou precisando comprar umas folhas de PE e umas tintas no exterior. Acontece que ouvi um boato que não pode mais ser feita importação para pessoa física por transporte marítimo ou terrestre. Somente por meio aéreo. É verdade isso? No caso de PE, daria para enviar por meio aéreo, mas as tintas não podem ser enviadas por avião. Se for verdade esse boato, como faço pra comprar essas tintas?
    Desde já, agradeço a ajuda.

  3. MAURICIO DE ALBUQUERQUE GRANDMAISON

    Pergunta que não quer calar… Compras de até $50.00 ficarão isentas do imposto????
    Pois aqui o fiscal da receita é que dita se a encomenda está ou não dentro do limite do valor isento do imposto….
    Vou sentar e ver o que acontece!!!!

    1. Mauricio,

      Por enquanto não estou sabendo de nada com relação a alteração na Legislação de importação. Se os fiscais estão cobrando você valores indevidos, você pode pedir revisão do imposto veja neste tópico aqui como proceder com o pedido de revisão do imposto.

      Plastiabraço!

  4. Guacyr

    Se todos estes acordos e parcerias forem fechados teremos a certeza de receber em tempo interessante, mesmo pagando imposto, e as regras para estes impostos continuam sendo as mesmas.

    1. Sim Guacyr,

      As regras permanecem as mesmas, a intenção é que realmente o prazo para a entrega melhore, se não melhorar, como o pagamento do imposto será certo poderá compensar por FEDEX, DHL, etc, o frete será um pouco mais caro, mas a garantia de receber sua encomenda em poucos dias é certa.

      Plastiabraços!

  5. marcelo

    Eu como todo mundo detesto pagar imposto, mas todos sabemos que pela letra da lei sempre seríamos taxados (ao menos em compras de empresas) e que por falta de gente para fiscalizar ficamos contando com a sorte para não pagar (poucas vezes paguei imposto).
    Se (estou dizendo SE) o tempo de entrega melhorar substancialmente, pode até valer a pena. Esperar 3 ou 4 meses por uma encomenda é cruel.
    E como um colega disse acima os preços aqui são tão absurdos que é capaz de ainda compensar, especialmente para quem não tem loja com um bom acervo na cidade, que se comprar em site nacional vai pagar frete do mesmo jeito.
    Sobre industria nacional de kits….é uma velha discussão, se é falta de apoio, excessos de impsotos mas na minha visão falta memso é mercado consumidor. Somos muito poucos…

    1. É isso mesmo Marcelo, por isso que eu não acredito que o hobby vá se acabar. Pois tenho certeza que ainda será mais barato.
      Uma outra coisa que pode acontecer é o seguinte: imposto por imposto vai acabar valendo a pena pagar um pouco mais caro, comprar por courrier e receber o produto 10x mais rápido rsrs os Correios podem é acabar perdento receita com isso…

      Quanto a industria nacional de kits é justamente isso, o mercado é pequeno demais para justificar tal investimento.

      Plastiabraço!

  6. X-cão

    Lucas,

    Eu torço muito para que esse esquema não funcione, pois é uma grande injustiça com os modelistas daqui.

    Isso com certeza mataria o hobby no Brasil.

    []´s

    X

    1. Boa tarde X-cao,

      Acabar acredito que não vai, mas certamente irá atrapalhar (e muito) o desenvolvimento do hobby no país e não é só do plastimodelismo, mas do aeromodelismo também, além de impactar em outras coisas..

      O governo devia pensar em deixar nossas empresas competitivas e não bloquear as pessoas de compra lá fora, é mais ou menos como a história do sujeito que pega a mulher com o Ricardão na sala de casa, ele vai e vende o sofá rsrsr

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.