Artigo do Leitor Mais ! 

Artigo do Leitor: Decalques caseiros com fundo branco

O leitor Ronaldo Magalhães emviou um tutorial muito bacana sobre decalques caseiros com fundo branco que serve como um complemento sobre os artigos que escrevi aqui no Blog tempos atrás (para ver clique aqui), muito bom Ronaldo!

 Decalques caseiros com fundo branco

Por: Ronaldo Magalhães

Um problema comum que aflige o modelista que faz seus próprios decalques é a aplicação do decalque com fundo branco, uma vez que impressoras comuns não imprimem essa cor. Outro problema que ocorre com decalques caseiros é que, como a camada impressa é muito fina, ele poderá velar o fundo, acarretando a distorção da cor do desenho pela cor da pintura do kit ou, ainda, permitir a percepção do padrão rajado da pintura de camuflagem sob o decalque.

Para resolver os problemas acima, o modelista normalmente recorre a pintura de um fundo branco com uso de uma máscara. Nessa técnica, o problema passa a ser o corte da máscara.

Esse artigo destina-se a apresentar um processo alternativo que usa folhas de decalque branco como fundo do decalque transparente. O processo que proponho não resolve todos os problemas relacionados a decalques de fundo branco, mas funciona bem com decalques de desenho simples.

Descrição do processo.

Você vai precisar:

01 folha de decalque transparente;

01 folha de decalque branco;

Instrumentos para corte e aplicação. Consulte o tutorial “Fazendo seus Próprios Decalques”. (aqui entra o link para o artigo em Spruemaster)

1º Passo: Faça a arte dos decalques em duas versões: a primeira com cor e a segunda apenas com uma linha fina de contorno externo (silhueta), sem nenhum detalhe interno (veja a ilustração).

2º Passo: Imprimir a arte com a silhueta dos decalques na folha branca.

3º Passo: Imprimir a arte colorida ou completa na folha transparente. Note que não há nenhuma referência em relação às partes brancas. Veja o exemplo da cruz da Luftwaffe impressa só em preto.

4º Passo: Recorte cuidadosamente a silhueta do decalque que pretende aplicar  utilizando a folha branca. Faça o corte por dentro da linha, para que ele fique ligeiramente menor que o decalque colorido. Não é necessária uma precisão absoluta, pois a ideia é o decalque colorido cobrir o decalque branco e, assim, encobrir as irregularidades. Em seguida, aplique o decalque branco no kit e espere secar.

5º Passo: Recorte o decalque colorido na folha transparente. Procure deixar o mínimo possível de filme, mas sem atingir a parte colorida. Após recortar, aplique o decalque colorido sobre o decalque branco, cuidando para que haja coincidência na aplicação. Lembre-se que o decalque branco deverá estar seco. Caso contrário, ele se deslocará junto com decalque superior, quando tentar posicioná-lo.

Decalque transparente antes da aplicação

Para a impressão da folha transparente com a arte colorida, o pode-se recorrer a gráficas digitais.

Para a folha branca, com as imagens de fundo, é possível usar  impressora caseira, mesmo a jato de tinta. Basta que se tenha o cuidado para que o corte remova a linha impressa, deixando só o papel. Elimina-se assim a possibilidade da tinta borrar quando o decalque é mergulhado na água.

Também será possível, no caso de impressão caseira da folha branca, o uso de formatos fora de padrão. Eu cheguei a imprimir uma rebarba de folha presa por fita adesiva à outra folha comum de papel A4 para passar pela impressora. Apenas tome precauções para não atolar o papel.

A ideia básica deste processo é usar um recurso prático e de fácil aplicação, dispensando a confecção de mascarás de pintura. Se você fez a arte do decalque não terá dificuldade de criar a partir desta, a arte da silhueta branca.

Siga a instrução de aplicação no manual da folha. Você pode aplicar amaciador de decalques nas duas camadas. Depois de seco, aplique verniz para proteger o decalque.

**********************

É isso aí caro leitor, meus parabéns para o Ronaldo por enviar este tutorial e parabéns pela ideia!

Até a próxima!


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Artigo do Leitor: Decalques caseiros com fundo branco”

  1. Vlamir 'FІЯЭFФЖ' Bueno

    Simples e eficiente, como as boas ideias devem ser. Parabéns.

  2. Fabricio Leite

    Legal, muito interessante. Agora é por em prática.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.