Aviação Reviews 

REVIEW – LET L-410FG & L-410UVP 1/144 Amodel #1471

A aeronave,

O Let L-410 é uma aeronave de transporte leve de curto alcance, fabricada pela empresa Tcheca Let. O modelo começou a ser produzido em 1969 e até o momento cerca de 1100 unidades foram construídas. A sua versão inicial de produção foi a Let L-410M/MU

O projeto data do início da década de 60 quando a fabricante da Tchecoslováquia Let Kunovice iniciou os estudos de projeto e construiu o primeiro protótipo voou com turbinas PT6, mais tarde substituídas por turbinas Walter M601 (L-410M). O modelo final de produção foi  construído para a Aeroflot, possuía maior área alar e de cauda, permitindo pousos mais curtos (STOL), entretanto devido ao aumento do peso (tanques foram adicionados nas pontas das asas) ele teve sua capacidade de passageiros reduzida de 19 para 15 passageiros, essa versão ficou conhecida como L-410UVP e atualmente é mais utilizada ao redor do mundo.

Atualmente cerca de 500 unidades ainda estão em serviço, algumas inclusive voam no Brasil. Para companhias como a NHT e a Noar, além de terem operado para a Cruiser e algumas outras. Devido a não possuir pressurização o seu teto operacional é limitado.

Este kit trás duas versões diferentes a L-410FG, que é utilizada para aerofotogrametria, esta versão é uma aeronave UVP com algumas modificações como por exemplo hélice tripá, nariz envidraçado e ausência de “tip-tanks”.

A outra aeronave presente na caixa é um L-410UVP-E3, esta aeronave possui motores diferentes (M601Es) e hélice pentapá. É uma aeronave com certificação FAR-23 e portando pode ser exportada, este é especificamente o modelo utilizado pelas empresas no Brasil como a NHT Linhas Aéreas. A única diferença neste caso é que a aeronave no kit possui uma bolha de observação que deverá ser removida para se construir um kit de uma aeronave brasileira.

 <param name=”allowFullScreen” value=”true” <param name=”allowscriptaccess” value=”always” <param name=”src” value=”http://www.youtube-nocookie.com/v/fDBZR2IjalQ?hl=pt_BR&version=3&rel=0″ <param name=”allowfullscreen” value=”true” <embed width=”640″ height=”360″ type=”application/x-shockwave-flash” src=”https://www.youtube-nocookie.com/v/fDBZR2IjalQ?hl=pt_BR&version=3&rel=0″ allowfullscreen=”allowfullscreen” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”allowfullscreen” 

 

As pinturas presentes no kit são estas abaixo:

Fonte Fotos: http://zhzhitel.livejournal.com/229021.html.
Mais fotos do L410UVP  dos Correios Russo podem ser vistas aqui.
Mais fotos do L410FG podem ser vistas aqui

O kit,

Este kit da Amodel representa duas versões do Let L-410 a FG e a UVP que eu já havia previsto que seriam lançadas quando fiz o review da versão M/MU aqui mesmo no Blog Spruemaster (clique aqui). São duas aeronaves na mesma caixa, isso mesmo dois kits! Cada kit é composto por 4 sprues. Três para o kit e um para as transparências. No total são cerca de 42 peças para completar todo o modelo.

As versões possuem alguns detalhes diferentes como naceles dos motores, hélices, tip-tanks, etc, uma árvore com a fuselagem básica da aeronave é comum para todas as versões, entretanto os outros sprues possuem peças para cada versão em específico, o legal é que eles estão repetidos, portanto, em tese é possível montar dois modelos FG ou dois UVP, exceto por dois pequenos problemas: as transparências não estão duplicadas, e como a versão UVP-E3 possui um bolha em seu canopi não seria possível utilizá-la em um modelo FG, o mesmo acontece com o nariz envidraçado da versão FG, apenas um está presente no kit. Outro problema são os decalques que permitem apenas uma aeronave de cada modelo, entretanto para quem deseja construir outros modelos, este kit é bem provido de peças extras para as outras versões do L410.

Todos os detalhes são em baixo relevo, a asa é moldada em uma única peça, facilitando a montagem, e a fuselagem vem com as janelas fechadas, o que agrada alguns modelistas e desagrada outros. Como todo kit short-run não há pinos de encaixe, e a injeção do kit possui alguns problemas, como rebarbas e alguns desalinhamentos, portanto não é um kit indicado para quem ainda não tem uma certa experiência com montagem de kits short-run.

[Not a valid template]

Em um teste à seco, a fuselagem não encaixou perfeitamente, mas com uma pouco de lixa aqui e ali, tudo se resolveu normalmente, a asa se encaixa sem problemas na fuselagem. Acredito que haverá apenas um pouco de trabalho para fazer a parte do trem de pouso, pois ela é um pouco complicada e delicada.

As transparências são relativamente boas, interior do modelo limita-se aos assentos da cabine de comando, e um painal de instrumentos, sem detalhes. O manual está em Inglês e Cirílico, apenas 5 passos são necessários para a montagem.

Devido suas linhas elegantes este kit ficará muito bonito após a montagem, e suas dimensões serão de 122mm de envergadura por 95mm de comprimento. Totalmente recomendado para os amantes da escala 1/144 e da aviação civil. No momento já tenho uma versão M/UM na bancada, em breve irei publicar um build review.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 14,40 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 42,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes tutorias sobre como comprar no exterior,

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.