Aviação Reviews 

Review: 1/72 Spitfire Mk.22 AZmodel #AZ7353

A aeronave,

Falar do Spitfire, que é uma das maiores lendas da aviação é um compromisso sério. Não haveria espaço somente em um review para contar toda da história  do Supermarine Spiffire  que foi uma das mais importantes e famosas aeronaves da Segunda Guerra mundial, combateu praticamente em todas as frentes de batalha, e permaneceu em uso até meados dos anos 60.

Foram produzidas mais de 40 versões em um total de 20351 unidades construídas. Sua produção finalizou em 1948, embora um grande número de aeronaves tenha sido produzida, pouquíssimas unidades restaram em condições de voo.

O modelo aqui apresentado é o Spitfire Mk.22 equipado com motor Griffon 61 de de 2050hp que podia atingir até 726km/h. Este modelo possuía algumas modificações como sistema elétrico de 24v (os outros modelos eram 12v), capota em forma de gota e algumas unidades receberam o motor Griffon 85 e hélices contra rotativas. No total foram produzidas cerca de 278 unidades desta versão.

Fontes:

DELVE, Ken Delve; PRICE, Alfred. The Story of the Spitfire: An Operational and Combat History. Greenhill Books.

Leitura recomendada:  Spitfire Site

O kit,

Este modelo é um short-run “puro sangue” produzido em injeção de baixa pressão, resultado em uma moldagem um pouco mais grossa. No total são 66 partes em um único sprue injetado em cinza, este sprue é cortado ao meio para facilitar a embalagem. Uma única peça transparente é responsável pelo canopy, uma pequena folha de photoetched completa os detalhes. Uma coisa que chama a atenção no kit logo de início é que ele permite a construção dos Spitifres Mk.22, Mk.24 e Mk.46, embora os decalques na caixa permitam apenas a construção dos modelos Mk.22.

Os detalhes do chapeamento são muito bons finos e bem produzidos para a escala, as asas e fuselagem tem um bom detalhamento de painéis. Não há rebarbas, exceto na transparência. Nas asas alguns detalhes do porão de rodas estão presentes, o único ponto que me chamou a atenção foram grandes pinos de injeção no meio das peças, que deverão ser removidos para a montagem.

Os detalhes do trem de pouso são modestos, sendo completados por duas pequenas peças em photoetched, os pneus são divididos em duas partes também com grandes pinos de injeção que deverão ser removidos. Há dois jogos de pneus diferentes. As hélices tem suas pás separadas e permitem a construção dos modelos Mk.22/24 e Mk.46 assim como há dois lemes um para versão. Os spinners possuem dois grandes furos que deverão ser preenchidos com massa durante a montagem.

O detalhamento do interior é bom para a escala, possui painel com relevo para os instrumentos, assento, painéis laterais injetados e cintos em photoetched .

O manual é bem simples com apenas 19 passos de montagem, as instruções são bem claras, as indicações de cores não referenciam nenhuma marca de tinta ou padrão de pintura, portanto um pouco de pesquisa será necessária para esta montagem. O kit trás três pinturas disponíveis para o modelo Mk.22 são elas:

– Syrian Air Force, 1949

– Egypt

– Shout Rhodesian AF

Os decalques parecem ter uma boa impressão e acredito que não haverá problemas ao utilizá-los.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Martola Model Shop por apenas 15,13 Euros (cerca de 46Reais + frete – cotação setembro/14), para comprar clique aqui.

Se você não sabe como comprar na Martola clique neste link. Curta a página da Martola no facebook clicando aqui.

Martola_logoPara fazer compras no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Muito obrigado ao pessoal da Martola Model Shop por enviar estes kit para review,

O primeiro leitor que comentar aqui que leu esta mensagem vai ganhar este kit de presente (Correios por conta do ganhador)

Até a próxima!


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Review: 1/72 Spitfire Mk.22 AZmodel #AZ7353”

  1. Paulo

    Excelente review de um belo avião.
    Mas com certeza esse não é um kit para iniciantes e sim para modelistas mais experientes.
    Plastiabraços
    Paulo

    1. Sim Paulo,

      Kits short-run na sua grande maioria exigem uma certa experiência prévia..

      Plastiabraço!

  2. Gustavo candia

    Lindo avião, peça que nao pode faltar na colecção

  3. Renato Cé

    Alou Lucas
    Belo review de um dos mais importantes aviões da 2GM.
    Abraço
    Renato

    1. Renato, embora tenha me mandado a mensagem por email, você é o ganhador do kit!

      Tem mais um sorteio deste tipo rolando aqui no Blog e o pessoal não viu ainda!! heheh

      Parabéns e plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.