Build Review Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Airbus A319 CSA Czech Airlines – Montagem completa

A CSA  Czech Airlines (ČSA – České aerolinie) é uma das 5  companhias aéreas mais antigas do mundo. Fundada em 1923 a ČSA oferece voos de conexões para e partindo de Praga para mais de 45 destinos localizados na Europa em 24 países incluindo Ásia e Oriente Médio. A empresa possui certificado de qualidade ISO 14001 e desde de 2001 se associou  ao Skyteam.

A Czech Airlines é uma subsidiária da Czech Aeroholding – um grupo de empresas que opera no setor de transporte aéreo e serviços relacionados com assistência em terra. Outras subsidiárias da Czech Aeroholding são o Aeroporto de Praga – operador do aeroporto internacional de Praga / Ruzyne, a companhia aérea e agência de viagens HOLIDAYS Czech Airlines, a Czech Airlines Technics que presta serviços de manutenção técnica de aeronaves, a Czech Airlines Handling que fornece serviços de movimentação de passageiros e aeronaves e a CSA Services que presta primordialmente serviços de pessoal.

Atualmente a ČSA conta com 24 aeronaves e movimenta cerca de 2.9 milhões de passageiros por ano, com uma média diária de 144 voos. Sua base de operações é o Aeroporto Internacional Ruzyne localizado na cidade de Praga.

Para saber mais sobre a CSA fica abaixo um pequeno vídeo contando a história da empresa e o seu website pode ser visitado clicando aqui.

   

O kit,

Escolhi montar este kit com esta pintura depois de ter voado pela ČSA quando visitei Praga, gostei muito do serviço da empresa bem como achei a pintura das aeronaves muito bonita.  O kit escolhido foi o A319 da Revell código 04215, que originalmente vem com os decalques para a British Airways ou Germanwings.

O kit é bem simples de montar, com apenas 65 partes possui como opcionais os motores CFM-56 ou IAE 2500. Detalhes como antenas VHF e tubos de pitot também estão presentes.

Os painéis são em baxo relevo e muito bem representados para a escala, porém para deixar a montagem um pouco mais detalhada usei os seguintes aftermarkets:

– Set de decalques para a ČSA produzido pela BOA Decals – (BOA-14423) – Item descontinuado.

– Set de detalhamentos em photoetched produzido pela Extratech (#exte14411) – Para comprar clique aqui.

O set de detalhes em PE inclui as turbinas, winglets, antenas, porão de rodas e portas do trem de pouso. Pequenos detalhes que dão um charme muito especial para a montagem.

A montagem,

Para esta montagem escolhi as tintas Gunze Acrílicas (Gunze Aqueous) para toda a pintura e acabamento, todas foram diluídas utilizando álcool isopropílico e Tamiya Paint Retarder, para esta montagem utilizei:

– Tamiya White Primer

– Gunze White H1

– Gunze H315 Gray (FS16440)

– Gunze H305

Iniciei a montagem pelas turbinas, adicionando os detalhes em photoetched para as entradas e saídas. Depois montei a fuselagem, não houve problemas para a montagem e pintura da fuselagem. Um pouco de putty aqui e ali, lixa e primer branco Tamiya e pronto para a pintura.

Para fazer a pintura das asas utilizei a Gunze H315 para a parte inferior da fuselagem e superfícies de controle, e para fazer o corrugard utilizei a Gunze H305 com 1% de branco.

Montei as asas separadas da fuselagem para facilitar o trabalho de pintura e montagem do modelo. Para o trem de pouso utilizei branco e os detalhes em photoetched da Extratech. As partes metálicas dos bordos de ataque foram pintadas com Alclad II White Aluminum.

Para a pintura das turbinas, a parte traseira foi pintada utilizando Alclad e uma mistura de tintas Gunze metálicas H18 e H28 (50% de cada). As partes metálicas foram pintadas com Alclad II White Aluminum.

Após a pintura da fuselagem fiz a aplicação dos decalques, neste caso utilizei os decalques somente com as bordas metálicas das janelas (que vem no kit), apliquei com bastante cuidado e utilizei o Decal SET da MIG Productions para facilitar a aplicação. Os decalques da BOA tem uma excelente conformação na superfície do modelo, muitos detalhes estão presentes como praticamente todos os stencils da aeronave.

Apliquei uma camada de verniz brilhante Gunze Aqueous H20 em seguida removi a parte do meio dos decalques das janelas e as fiz utilizando o Micro Kristal Klear  da Microescale. Durante a aplicação ele fica branco, mas quando seco fica totalmente transparente, a aplicação é bem simples de fazer, utilize um palito de dentes e comece pela borda puxando o material para o meio e está pronta sua janela!

Depois de secas as janelas utilizei pedacinhos de decalque branco por dentro para simular as janelas abertas e fechadas dando assim um toque a mais de realismo no modelo. Esta foi a última etapa do processo.  O trem de pouso foi bem fácil de montar, nada de complicado e os detalhes em photoetched deram um charme a mais na finalização.

A parte mais difícil de toda a montagem foi acertar o vermelho da turbina, pois no manual do decalque não há indicação nenhuma de qual utilizar, peguei todos os vermelhos que tinha em mãos e testei para ver qual ficava mais próximo do vermelho nos decalques a melhor cor foi a tinta Testors Enamel Flat Red (#1150), pintei as turbinas com ele e apliquei um verniz brilhante o resultado ficou muito bom.

Na montagem final me esqueci de pintar a cabine de preto ou cinza por dentro e as janelas dianteiras ficaram muito transparentes, com bastante cuidado as removi e dei uma camada de Tamiya Smoke por dentro para dar uma escurecida e aí sim o modelo ficou pronto.

Nas fotos dou mais detalhes da montagem:

 E aqui o resultado final de toda a construção.

É isso aí caro leitor, espero que tenha gostado desta montagem e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Airbus A319 CSA Czech Airlines – Montagem completa”

  1. Marcos

    Lucas,
    Excelente trabalho. Ficou lindo o seu modelo.
    Meus parabéns pelo trabalho muitíssimo bem feito.
    Só gostaria de fazer umas perguntas sobre as janelas:
    Este produto Micro Kristal Klear é parecida com uma cola branca ?
    As janelas são vazadas no plástico e você faz uma película do produto ? Inicialmente ele fica branco e quando seca se torna transparente ?
    Achei muito interessante esta técnica e gostaria de ter mais informações.
    Muito obeigado…

    1. Obrigado pelos comentários Marcos,

      Sim o Kristal Klear parece uma cola branca, mas quando seca fica mais brilhante e transparente.

      Sim, as janelas são vazadas no plástico, o kit já vem assim. Sim conforme falei no artigo inicialmente o produto fica branco, mas depois de seco fica transparente.

      Não tem segredo é só aplicar do jeito que eu expliquei no artigo.

      Plastiabraço!

  2. Paulo

    Excelente montagem Lucas. Parabéns!
    Paulo

  3. Diego

    Gostei demais do efeito das janelas laterais. Ficou 10!!!

    1. Muito Obrigado Diego, e é bem fácil de fazer!

      Plastiabraços

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.