Aviação Reviews 

Review 1/144 C-46ECM PLATZ #PD-22

A aeronave,

O Curtiss Wright C-46 Commando é uma aeronave militar de transporte derivada de uma versão civil de transporte de passageiros (CW-20), seu sucesso na Segunda Guerra Mundial deve-se exclusivamente à sua versatilidade, pois era capaz de operar nas mais diversas condições.

Embora fosse uma aeronave muito robusta e funcional,  sua operacionalidade foi bastante controversa e muitas vezes ofuscada, tanto em número de produção quanto em teatros de operações pelo Douglas C-47 (versão militar do DC-3). Entretanto na verdade as aeronaves eram parceiras em suas funções.  O C-46 operou em praticamente todos os teatros de operações da segunda guerra mundial, entretanto foi na Ásia que o modelo foi mais utilizado e seu desempenho comprovado, o modelo esteve operacional até as guerras da Coréia e do Vietnã.

O modelo C-46D possuiu as mesmas dimensões externas do C-46A, entretanto sua motorização é de maior capacidade, sendo dois Pratt&Withney de 2000hp cada. A Curtiss produziu 1410 modelos da versão “D” entretanto no total quase 4 mil unidades foram construídas em todas as variantes.

Após a segunda Guerra o C-46 foi vendido para outras forças aéreas e mais tarde para civis, sendo mais uma vez obscurecido pelo C-47 ele ficou renegado mais a serviços de transporte no meio civil. No Brasil duas aeronaves foram operadas pela FAB e outras nos meios civis, praticamente todas as companhias aéreas brasileiras utilizaram o modelo, que foi aposentado na década de 80.

A JASDF (Japan Air Self-Defense Force – Força de Auto Defesa Aérea do Japão) recebeu os aparelhos para a finalidade de transporte, três aeronaves (seriais 140, 143 e 145) receberam modificações e se tornaram aeronaves de treinamento ECM (Electronic Counter Measure), as três aeronaves são diferentes entre si com posições de antenas e equipamentos diferentes. Atualmente a aeronave C-46ECM nº143 está exposta no Tokorozawa Aviation Memorial Park e a de nº 145 está em exposição na base área de Iruma.

No total 3180 C-46s foram produzidos desde o seu primeiro voo em março de 1940. Até os dias atuais ainda encontram-se em operação alguns exemplares, sabe-se de alguns modelos operando atualmente como “carniceiros” na Colômbia.

 <param name=”allowFullScreen” value=”true” <param name=”allowscriptaccess” value=”always” <param name=”src” value=”http://www.youtube.com/v/wZEWrPMf2ko?hl=pt_BR&version=3&rel=0″ <param name=”allowfullscreen” value=”true” <embed width=”270″ height=”203″ type=”application/x-shockwave-flash” src=”https://www.youtube.com/v/wZEWrPMf2ko?hl=pt_BR&version=3&rel=0″ allowfullscreen=”allowfullscreen” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”allowfullscreen”<param name=”allowFullScreen” value=”true” <param name=”allowscriptaccess” value=”always” <param name=”src” value=”http://www.youtube.com/v/2vME8pD9A7I?hl=pt_BR&version=3&rel=0″ <param name=”allowfullscreen” value=”true” <embed width=”320″ height=”180″ type=”application/x-shockwave-flash” src=”https://www.youtube.com/v/2vME8pD9A7I?hl=pt_BR&version=3&rel=0″ allowfullscreen=”allowfullscreen” allowscriptaccess=”always” allowfullscreen=”allowfullscreen”
O kit,

Posso afimar que este kit é um “upgrade” do kit anteriormente lançado pela PLATZ (#PD-21) que já fiz o review aqui no Blog Spruemaster. Basicamente é o mesmo kit com um sprue adicional para as antenas de ECM e para um novo nariz da aeronave.

São 4 sprues, sendo dois com as peças injetados em cinza e um com as peças para as transparências, no total são 65 peças. Como já era de se esperar os kits da PLATZ tem qualidade inquestionável, na minha opinião é um dos melhores fabricantes de kits na escala 1/144 da atualidade.

Os painéis são em baixo relevo fino, condizentes com a escala, assim como em outros lugares há o alto relevo necessário, nas asas até as tampas dos tanques de combustível estão presentes. Detalhes como as luzes de pouso também estão.

A fuselagem tem todos os painéis do modelo real, as antenas também estão bem detalhadas. Os motores mesmo que em escala tão reduzida estão bem representados. Os detalhes do trem de pouso são bons, tanto das pernas quanto das portas que tem detalhes internos, algo difícil de se encontrar até em kits de escalas maiores. A roda vem separada dos pneus, facilitando em muito a pintura destas peças, o capô dos motores é dividido em três partes, convidando para um detalhamento, e os escapes são detalhados inclusive com rebaixo interno simulando um tubo.

O interior é simples,  mas mesmo assim possui um painel de instrumentos, assentos e manche, as janelas laterais são completamente fechadas, e decalques são fornecidos para finalizá-las.

O manual de instruções está em Japonês e em Inglês, as instruções seguem diagramas claros e precisos, acredito que não haverá problemas. As indicações de cores são para tintas Gunze Sangyo e Testors estão indicadas também no padrão Federal Standard (FS). Como este prevê a construção de qualquer um dos 3 C-46ECM usados pela JASDF será preciso tomar um pouco de cuidado durante a montagem, pois cada aeronave tem antenas diferentes.

Os decalques são impressos pela cartograf de qualidade já renomada é possível fazer qualquer um dos três C-46ECM sendo elas:

– C-46D ECM (C-46A-65CK) – ADC HQ Sqn. Iruma AB Serial 91-1145

– C-46D ECM (C-46A-50CU) – ADC HQ Sqn. Iruma AB Serial 91-1140

– C-46D ECM (C-46A-60-CK) – ADC HQ Sqn. Iruma AB – Serial 91-11143

 Acessórios:

A PLATZ comercializa um SET de detalhamento em PE excelente, são detalhes para o interior e o exterior, no interior o SET adiciona painel de instrumentos, manche, cintos de segurança e até a porta da cabine. Externamente os detalhes são para os porões do trem de pouso, motores, pernas do trem de pouso, pitot, antenas e outros. As instruções estão apenas em Japonês, mas pelos diagrama é possível entendê-las.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por apenas 3,240JPY cerca de 72Reais + Frete, para comprar clique aqui. Para compar o SET de PE clique aqui.

Também e pode ser comprado através dos distribuidores da PLATZ.  Para ver os distribuidores da PLATZ clique aqui. Inclusive a PLATZ procura distribuidores no Brasil….

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à PLATZ pode fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima ….


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.