Aviação Reviews 

Review – Horten Ho 229 1/32 Zoukei-Mura #SWS-8

A asa voadora Horten Ho 229,

A Ho 229 foi uma aeronave em formato de asa voadora desenvolvida pelos irmãos Horten Reimar e Walter. Eles estiveram envolvidos em projetos de asas voadoras desda a infância e em 1931 voaram pela primeira vez um projeto desenvolvido por eles a H I. Quando a Alemanha entrou na Segunda Guerra mundial eles se alistaram no exército porém continuaram seus projetos com a ajuda do Dr. Alexander Lippisch, que também esteve envolvido neste tipo de aeronaves projetando o Me-163 Komet é um de seus projetos.

Entre 1936 e 1938 os irmãoes Horten construíram os modelos H II até o H V, todos como protótipos e cada um resolvendo problemas encontrados nos modelos anteriores. Em 1943 eles entraram no “Projeto 1000 x 1000 x 1000”  promovido por Hermman Göring, este projeto previa a construção de uma aeronave que voasse a 1000km/h por uma distância de 1000km levando uma carga de bombas de 1000kg. Este projeto acelerou a construção de uma asa voadora que fosse propulsionada por motores à jato, entretanto um acidente aconteceu enquanto eles testavam a Ho IX V2 mas o resultado do teste foi tão satisfatório que oficialmente o modelo foi chamado de Ho 229. A performance do aparelho foi avaliada pela Luftwaffe que já planejava produzir versões variadas como caça diurno/noturno, biplace, etc) juntamente com a versão padrão de caça obviamente. A Ho-229 nunca foi usada em combate pois a Segunda Gerra Mundial acabou antes que o problema com os motores pudessem ser resolvidos e o modelo produzido em escala para ser usado nas linhas de combate.

A Ho 229 tem uma asa em formato de bumerangue e não possuiu estabilizadores verticais. A eliminação dos estabilizadores verticais dá ao modelo duas vantagens: A redução de peso, pois não é necessário a construção de uma estrutura para suportes estas partes. A diminuição do reflexo do aparelho no radar. A função dos lemes que estariam nos estabilizadores foi solucionada com a implementação de pequenos “spoilers” nas extremidades nas asa, assim o arrasto causado por eles controlaria a aeronave em seu eixo. O modelo também possuía assento ejetável.

Outra tecnologia implementada na construção do aparelho foi a utilização de pó de madeira misturada a tinta de sua pintura também com a finalidade de reduzir sua assinatura de radar. Dessa forma a Ho 299 seria a primeira aeronave com tecnologia Stealth da história. O fato de que praticamente 70 anos atrás os irmãos Horten tenham projetado e construído uma aeronave com tecnologoa semelhante ao atual bombardeiro B-2 da Northrop em uma época em que as aeronaves eram propulsionadas em sua grande maioria por grandes e pesados motores radiais merece toda nossa admiração.

Um fato curioso sobre a Horten Ho 229 é que muitas vezes ela é chamada Gotha Go 299 quando na verdade o seu nome oficial é Horten Ho 299. Este engano aconteceu devido ao modelo ter sido encontrada na fábrica da Gotha em Friedrichroda e que levou os soldados a concluir que ela era um projeto da Gotha.  Atualmente o protótipo está preservado no Smithsonian Nationan Air and Space Museum para ver clique aqui.

Em  2009 foi construída uma réplica em tamanho real pelo pessoal da Northrop em Los Angeles. Ela foi fixada em um poste de 24 metros de altura e realizados testes de assinatura de radar utilizando a mesma frequência de radar usada pelos Britânicos durante a Segunda Guerra Mundial, o teste foi realizado com a aeronave em diversas posições, O resultado foi apresentado no documentário produzido pela National Geographic Channel. Para ver clique aqui.

Algumas fotos da aeronave real.
(fonte: diversos sites da Internet)

Quando visitei o Museu Kbely  na República Tcheca tive a oportunidade de fotografar um motor Jumo 004 e ele estava em exposição aberto, nada melhor do que colocar as fotos aqui como referência 😀

Leituras recomendadas:

Os melhores livros sobre a Horten Ho 229 são estes dois abaixo, escritos pelo Dr David Myhra que entrevistou pessoalmente Reimar Horten, que vivia na Argentina em 1982.

– The Horten Brothers and Their All-Wing Aircraft by David Myhra

The Horten Ho 9 / Ho 229 by David Myhra

 O kit,

Fiz um vídeo mostrando  abertura da caixa, e já alguns detalhes dos sprues, logo abaixo mostro mais detalhes sobre o kit.

[fvplayer src=’fvplayer src=”https://www.spruemaster.com/video/Zoukei_mura.mp4″ width=”484″ height=”272″]

A primeira palavra que vem quando abrimos a caixa é: SENSACIONAL! e é justamente isso que este kit é. O pessoal da Zoukei-Mura fez um longo estudo da aeronave e construíram o kit de forma mais exata possível do que foi o protótipo e foram ainda um pouco além incluindo na caixa decalques para versões “what if” operacionais.

O kit possui 319 peças divididas em 19 sprues, sendo 12 injetados em cinza e 7 injetados em transparente. A qualidade da injeção é muito boa não encontrei rebarbas ou partes que pudessem estar tortas. Todas as peças vieram bem embaladas e protegidas e embora alguns sprues possuam peças bem delicadas não encontrei peças soltas ou quebradas. Em alguma peças há pequenas marcas de injeção que deverão ser preenchidas se o modelista quiser montar o kit com o interior visívil mas não é nada complicado de se fazer.

O detalhamento do kit é muito bom, com absolutamente tudo o que havia no interior da aeronave, o cockpit é bem representando e há algumas opções como a painel que pode ser pintado, ou então usar um decalque por trás de uma peça transparente, também já está disponível no mercado um SET em photoetched para os detalhes do interior. O assento por exemplo são fornecidos dois, um com o cinto injetado na própria peça e outro sem o cinto para quem pretende usar aftermarkets.

Logo em uma primeira olhada não achei necessário o uso de aftermarkets, o kit já tem tudo o necessário logo direto da caixa e poderá ser montado OOB sem muitos problemas. O trem de pouso é muito bem detalhado os pneus tem inclusive as inscrições do fabricante e as rodas são separadas facilitando bastante a pintura.

Um dos pontos altos do kit é o motor Jumo 004 ultra detalhado, todas as peças internas do motor estão presentes, somente o motor já seria um kit à parte, é possível inclusive montá-lo exibindo a parte interna do compressor e fora da aeronave uma vez que o kit trás um suporte para deixá-lo do lado de fora, o que na minha opinião é excelente pois seria um sacrilégio esconder uma peça tão bem feita dentro do kit.

A fuselagem central é composta por um estrutura tubular e ela está presente no kit de forma detalhada também, incluindo até tubos de oxigênio, a montagem é complexa, mas isso é sanado com um manual muito bem explicado que inclusive mostra as peças com diferenças de cores nos diagramas facilitando bastante a montagem.

A estrutura interna das asas também é bastante detalhada, e se não vi errado a única coisa que falta nela são os cabos elétricos e de comando, pois do restante está tudo ali presente. Achei interessante no kit a parte central pode ser montada como uma peça única, separada das asas, bem parecido com o kit da Dragon na 1/48. O canopi pode ser montado de formas diferentes, podendo ser montado mostrando sua estrutura ou pintado de forma operacional. Máscaras para pintura do canopi também estão inclusas no kit.

O manual é o mais bonito e completo que já vi de um kit é praticamente um pequeno livro, e o pessoal da Zoukei-Mura teve o cuidado de inserir informações históricas sobre a aeronave no manual então enquanto você monta o kit ainda aprende um pouco mais sobre ela. As instruções estão em japonês e Inglês e são bem claras e objetivas. As indicações de cores são para tintas da marca Vallejo e Gunze Mr Color e há a possibilidade de duas camuflagens.

Todo o exterior do kit é injetado em partes transparentes permitindo ver todo o interior da aeronave, toso os painéis estão presentes e foi acrescentado inclusive uma textura bem delicada dos veios de madeira, sim a Horten 229 era toda de madeira! Acredito que escolher entre pintar ou deixar transparente seja a parte mais difícil da montagem e isso já vem me tirando o sono há alguns dias… (risos)

Os decalques são bem impressos sem marcas ou falhas e incluem uma série de números e símbolos que podem ser utilizados, além do painel de instrumentos e alguns stencils. Fiz um teste à seco do encaixe das partes das asas e se encaixaram perfeitamente bem, não haverá problemas na montagem.

Kit extremamente recomendado!

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente com a Zoukei-Mura e custa 13800 JPY + frete  (cerca de 315Reais – cotação Outubro/2014)  para comprar clique aqui. A Zoukei-Mura já tem também uma série de aftermarkets para o kit, incluindo, piloto, pessoal de solo, Photoetched, pneus, trem de pouso de metal entre outros para ver clique aqui.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Quero agradecer ao pessoal da Zoukei-Mura por gentilmente ter enviado este kit para review, MUITO OBRIGADO!

É isso aí pessoal e até a próxima,

 

   

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

11 Thoughts to “Review – Horten Ho 229 1/32 Zoukei-Mura #SWS-8”

  1. Paulo Prado

    Lucas que kit legal, acabo de comprar um no ebay.
    Minha idéia e montar um todo exposto, sem a fuselagem ou quem sabe metade com fuselagem e outra sem. Montar também uma das turbinas para fora aberta.

    Estou agora só na ansiedade de receber o kit.

    1. Oi Paulo, eu já montei a minha! em breve será publica em uma revista.

      Fica de olho aqui no Blog, que daqui uns dias vou publicar um livro que recomendo FORTEMENTE você comprar antes de começar a montar a Horten 😉

      Plastiabraços!

  2. Fernando Galdiano

    Lucas, show de bola este review ! Estes blueprints, as fotos do motor, ficou maravilhoso e muito instrutivo ! Parabéns !

  3. Marcelo Albuquerque

    Lindo, vai sortear esse ? 🙂

    1. Obrigado Marcelo,

      Infelizmente não, pois assumi o compromisso de montagem do kit com a Zoukei-Mura.

      Plastiabaços!

  4. Cristian Zarichta

    Baita kit hein??
    Legal seu review meu velho. Obrigado por compartilhar esses informações.

    Abraço!

    1. Eu é que agradeço Cristian! Fico contente em saber que gostou

      Plastiabraço!

  5. Kleverton

    Lucas.
    Uma perfeição este kit!

    A opção de deixar partes transparentes ao pintar ficará fantástico.

    1. Oi Kleverton,

      Com certeza poder ver os “ossos” do kit é simplesmente sensacional.

      Plastiabaço!

  6. Carlos Pressinatte

    Cara, isso chega a ser insano de tão detalhado!

    1. Acho que a palavra é essa mesmo Carlos, INSANO!

      O kit é sensacional e vale cada centavo.

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.