Montagens & Tutoriais Reviews Tutoriais 

AK Interactive Thinners – Testados!

Solvente para tinta sempre foi um problema para nós aqui no Brasil por dois motivos, a falta de produtos no mercado e o preço muitas vezes nem sempre convidativo das lojas de modelismo. Devido a isso muitos modelistas recorrerem a soluções “caseiras” quando o assunto é diluição de tintas, muitas destas soluções realmente funcionam eu mesmo utilizei uma destas soluções por muitos anos, outras são meio duvidosas.

Não podemos nos esquecer que somente o fabricante da tinta sabe exatamente qual é o composto químico correto para diluição de suas tintas, sempre afirmo que as soluções caseiras funcionam, porém nunca terão o mesmo resultado daquele obtido se o modelista estiver usando os produtos produzidos pelo fabricante.

Há uma controvérsia muito grande quanto a este assunto, muitos tomam a sua solução como única e verdadeira, outros acreditam fielmente que o produto X é o mesmo usado pelo fabricante, entretanto no modelismo não importa como você chegou ao resultado, o que importa é qual foi o resultado que você obteve. Já xinguei muita gente por ter me ensinado somente a solução caseira quando comecei no modelismo e depois descobri por conta própria que haviam produtos próprios para o modelismo muito mais fáceis de usar e que davam um resultado muito melhor (risos). Atualmente tenho preferido utilizar somente as soluções “próprias para o modelismo” pois elas dão bons resultados sem ter muito trabalho, mas isso claro é de gosto de cada um.

Recentemente recebi da AK Interactive duas amostras dos Solventes ( Thinners) comercializados pela marca, a finalidade destes solventes é preencher essa lacuna de falta de solventes no mercado então a empresa desenvolveu os produtos abaixo. São dois solventes, um para tintas acrílicas e outro para tintas enamel (esmalte), ambos deram ótimos resultados nos testes que realizei e o que é melhor: não possuem cheiro algum, uma exigência de nossas namoradas, esposas e filhos 😀

Odorless Thinner for enamel products – AK 050

Como o nome diz é um solvente desenvolvido para tintas enamel e também tintas à oleo e sem cheiro. Testei a diluição deste solvente com as seguintes marcas/produtos:

– Tamiya – Tinta enamel e primer
– Testors Model Master
– Humbrol
– Windsor&Newton Oil Paint

Dos cinco produtos testados este solvente se saiu bem em apenas dois, as tintas Tamiya Enamel e a tinta Óleo da Windsor&Newton, infelizmente não tenho produtos AK enamel ou óleo para testar, mas com 100% de certeza ele irá diluir bem os produtos desta marca. Veja as fotos.

 

Acrylic Thinner – AK 712

Quando alguma empresa se dedica a fazer algum produto bom muito estudo e trabalho certamente vem por trás disso, e o resultado não poderia ser outro: produtos de extrema qualidade. Não sei qual foi a alquimia ou magia que o pessoal da AK Interactive usou neste produto mas este é de longe o melhor solvente para tintas acrílicas que já usei. Uma coisa bacana é que o vidro já vem com aplicador, ou seja nem precisa de conta gotas, já que ele está no próprio vidro!

Simplesmente sensacional. Para o teste utilizei as seguintes tintas:

– Mr Hobby Aqueous Hobby
– Tamiya Acrylic
AK Interactive Acrylic
– Revell Aqua Color
Vallejo Acrylic
– Lifecolor Acrilici
– Aeromaster
– Testors Model Master Acryl

Das 8 marcas testadas há considerações apenas para quatro marcas:

– Mr Hobby Aqueous Hobby – A diluição é ok, porém utilizei uma tinta Gloss e o acabamento não ficou tão brilhante quanto se eu estivesse usando o solvente da marca.
Vallejo Acrylic e Lifecolor Acrilici – A diluição usada no teste não foi a ideal, melhor usar um pouco mais de solvente talvez uma proporção de 2:1.
– Testors Model Master Acryl – Esta tinta entupiu o aerógrafo no momento do uso, até o momento o melhor solvente que encontrei para esta tinta foi apenas água.

Todas as outras tintas se saíram muito bem tanto na diluição quanto no uso com o aerógrafo e nenhuma delas teve o seu acabamento alterado. A tinta Tamiya tem o hábito de ficar áspera quando diluída com outros solventes, neste caso ela não ficou.

 

Conclusão:

São definitivamente os solventes que todo modelista precisa ter em sua bancada, especialmente os que como eu só utilizam tintas acrílicas. Produtos totalmente recomendados.

* Todos os testes foram realizados com diluição 1:1, pressão de 12psi e aerógrafo IWATA HP-BH
* *Thinner vem do Inglês, a palavra que usamos em português é: Solvente.

Onde comprar,

ELOGO-AK-CUATRICOMIAstes produtos podem ser comprados diretamente no site da AK Interactive, clique aqui para comprar.

Se você não sabe como comprar na Ak Interactive leia este tutorial em português.

Uma boa notícia é que em breve haverá um distribuidor oficial AK Interactive no Brasil, fiquem ligados 😉

Meus mais sinceros agradecimentos à AK Interactive por ter enviado estes itens para review,

Muito obrigado!


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “AK Interactive Thinners – Testados!”

  1. Daniel

    Lucas,
    Gostei, mas queria tirar duas dúvidas: as tintas AK são iguais ás Vallejo? Com o que se dilui as tintas da AK?
    Abs

    1. Oi Daniel,

      Sim as tintas AK são parecidas com as Vallejo e o acabamento é excelente.

      Quanto a diluição eu usei apenas o thinner próprio da AK Interactive, não testei com outros produtos.

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.