Aviação Reviews 

Review 1/48 Spitfire IX – The Longest Day – EDUARD #1191

A aeronave,

Falar do Spitfire que é uma das maiores lendas da aviação é um compromisso sério. Não haveria espaço somente em um review para contar toda da história  do Supermarine Spiffire  que foi um dos mais importantes e famosos caças da Segunda Guerra mundial, combateu praticamente em todas as frentes de combates, e permaneceu em uso até meados dos anos 60.

Foram produzidas mais de 40 versões.Sua produção finalizou em 1948, embora um grande número de aeronaves tenha sido produzida, pouquíssimas unidades restaram em condições de vôo. O Spitfre Mk IX foi a segunda versão mais numerosa do modelo com nada menos do que 5653 unidades construídas, surgiu para combater de frente o novo caça Alemão FW190 sendo estes os protagonistas dos mais incríveis duelos aéreos de todos os tempos.

Abaixo, algumas fotos de dois modelos MK IX, um no Museu Asas de um Sonho, mantido pela empresa TAM no Brasil (para conhecer clique aqui), e outro no Museu Técnico Nacional em Praga (República Tcheca) para conhecer clique aqui.

 

Fontes:

DELVE, Ken Delve; PRICE, Alfred. The Story of the Spitfire: An Operational and Combat History. Greenhill Books.

Leitura recomendada:  Spitfire Site

O kit,

Este kit é um relançamento do kit do Spitfire Mx IXc lançado no ano passado, basicamente a única diferença é a inclusão de um set de resina de uma bomba de 500lb e os decalques para aeronaves que voaram no Dia D. Como o o título da caixa sugere é uma versão comemorativa aos 70 anos do evento, portanto uma edição limitada.

O kit e composto de 207 peças sendo divididas em 6 sprues, cinco injetados em cinza, e uma para as transparências. Também incluin o kit uma folha de photoetched com alguns detalhes para o interior, máscara para pintura do canopy, e duas folhas de decalques, uma somente com stencils e outra para as marcações de pintura. O manual do kit pode ser visualizado aqui.

A injeção do kit tem excelente qualidade, sem absolutamente nenhuma rebarba ou marcas. Algo que me  surpreendeu é o rebaixamento dos painéis bem fino e com linhas de rebites acompanhando cada painel, simplesmente sensacional.

As asas são montadas em quatro partes, e possuem os ailerons separados, possibilitando montá-los fora de posição, a ponta da asa também é uma parte em separado possibilitando montar versões iniciais que tinham a ponta de asa “quadrada” e versões finais com a famosa asa elíptica.  No kit são fornecidos dos conjuntos de asas, um para o modelo Mk IXe e outro para o Mk IXc “late”

Os wheel bays estão bem detalhados, com longarinas e tubulações. A fuselagem tem um detalhamento bom, sendo possível montar com a porta de acesso do piloto aberta. Os painéis da nacele do motor são separados permitindo montar o kit com o motor exposto, porém o motor não é incluído no kit, sendo este vendido separadamente.

As transparências são excelentes e permitem montar o kit com o canopy aberto ou fechado, detalhes como a mira e luzes estão incluídos no sprue.

Os profundores e leme de direção também são separados e representam bem os painéis entelados de que eram fabricados. O kit inclui peças que não serão usadas nesta versão, mas que claramente indicam a itenção da EDUARD em lançar outras versões.

Os detalhes para o interior são bons, os painéis laterais do cockpit bay são separados e muitas peças estão injetadas fora dos painéis conferindo um excelente nível de realismo ao interior do modelo. As rodas são separadas dos pneus, facilitando a montagem e a pintura, e é possível escolher o modelo de 4 ou 5 raios.

Os escapamentos e radiadores estão bem moldados com detalhes em relevo, o painel de instrumentos é básico, apenas com círculos representando os intrumentos, porém isso não será um problema pois o painel de intrumentos é fornecido em photoetched.

A bomba de 500lbs fornecida no kit é bem reproduzida, incluindo decalques com os stencils e também o suporte, um belo toque de detalhes extra no kit.

As folhas de decalques são bem impressas sem marcas de registro, a folha dos stencis é bem completa e mesmo com os mínimos detalhes legíveis. Os decalques permitem 5 pinturas sendo elas:

Spitfire Mk.IXc, ML214, No. 126 Squadron RAF, Harrowbeer Air Base, June 6, 1944
Spitfire Mk.IXc, MK924, Flown by F/Sgt Michal Murayda, No. 302 Squadron, Chailey, June, 1944
Spitfire Mk.IXc, MK892, Flown by F/Lt. C. H. Lazenby, No. 222 Squadron RAF, Normandy, June 10, 1944
Spitfire LF Mk.IXe, PL124, No. 312 Squadron RAF, June, 1944
Spitfire Mk.IXc, MH819, No. 310 Squadron, Appledram Air Base, Mid June, 1944

Aqui os profiles de cada uma delas.

Alguns aftermarkets disponíveis:

BRASSIN 1/48 Spitfire wheels – 4 spoke (EDU)

BRASSIN 1/48 Spitfire drop tank (EDU)

BRASSIN 1/48 Spitfire 500lb bomb set (EDU) – Incluso no kit.

BRASSIN 1/48 Spitfire 90gal slipper tank (EDU)

BRASSIN 1/48 Spitfire wheels – 5 spoke (EDU)

BRASSIN 1/48 Spitfire exhaust stacks fishtail EDU

BRASSIN 1/48 Spitfire Mk.IX cockpit (EDU)

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 28,6 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 92,00 Reais (cotação novembro/14). Para comprar clique aqui. Mas corra porque a edição é limitada!

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz a loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes tutorias.

Meus agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar este kit para review!

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Review 1/48 Spitfire IX – The Longest Day – EDUARD #1191”

  1. Paulo Henrique (kogyro)

    Esse kit é um show a parte.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.