Acessórios e Pintura Montagens & Tutoriais Tutoriais 

Tintas Acrílicas Italeri

Acabei de receber as novas tintas da Italeri e prontamente realizei alguns testes para comprovar a qualidade da tinta. O resultado? confira abaixo! Este teste é baseado em minha experiência com o modelismo e tentando controlar algumas variáveis sabemos que no modelismo existem inúmeras formas de se realizar algumas coisa, esta foi a forma que encontrei para mostrar o produto para os leitores.

Como são as tintas

Tintas Italeri 001

A Italeri tem em seu catálogo aproximadamente 87 cores diferentes, a grande maioria segue o padrão de cores FS (Federal Standard). Clique aqui para ver as cores disponíveis no mercado. Também clique aqui para ver uma tabela de conversão de cores de outras marcas para a Italeri.

Uma novidade interessante são os sets de cores já prontos, é possível comprar os sets com as tintas necessárias para a pintura de veículos de países específicos e dentro de contextos históricos, para ver os sets disponíveis  clique aqui.

Como foi realizado o teste.

O teste das tintas foi realizado para uso em aerógrafo e testando os solventes mais comuns encontrados no mercado.

– Aerógrafo usado: IWATA Revolution HP-CR agulha 0,5mm
– Pressão: 12psi
– Um agitador de tintas foi utilizado para agitar os potes de tinta bem como a mistura solvente+tinta para garantir a uniformidade da cor.
– As condições de umidade e temperatura tiveram baixa variação entre os testes
– A pintura foi realizada no plástico direto e em uma superfície com primer (White Primer Tamiya)
– A proporção de diluição é indicada em cada teste.

Testando a pintura:

1º Teste

Os solventes utilizados no primeiro teste foram:

– Acrylic Thinner – Italeri item #5049AP
– Acrylic Thinner – Ak Interactive item #AK 712
– Água filtrada – filtrada em filtro de carvão ativado

Proporção de diluição foi de 4:1 (solvente:tinta)

Tinta: Dark Ghost Gray FS35237 #4761AP

Para realizar este teste pintei sobre o plástico direto e em uma superfície com primer. A primeira vista não houve diferença de tonalidade ocasionada pelo primer, entretanto cada solvente produziu uma tonalidade de cor diferente. Esta é uma característica conhecida de algumas marcas de tintas acrílicas. Fiquei intrigado com este resultado e realizei um segundo teste com outra cor para ter certeza desta característica nestas tintas.

Veja logo abaixo os resultados.

2º Teste

– Acrylic Thinner – Italeri item #5049AP
– Acrylic Thinner – Ak Interactive item #AK 712
– Água filtrada – filtrada de carvão ativado
– Acrylic Thinner – Tamyia #X20A
– Álcool Isopropílico
– Limpa Vidros – ZAP (produto alternativo)

Proporção de diluição foi de 4:1 (solvente:tinta)

Tinta: Light Ghost Gray FS36300 #4762AP

Este teste foi realizado da mesma maneira do anterior, apenas com a ressalva que o teste da mistura Thinner Italeri + água foi realizado na proporção de 10% da mistura com água. Realizei o teste com água pois com o solvente Italeri percebi que a mistura ficou um pouco grossa então adicionei água para deixar a mistura mais líquida, porém não obtive sucesso pois a tinta apresentou modificação na coloração.

A diluição com álcoo isopropílico parecia promissora. Ao diluir em um potinho a tinta parecia ter sido dissolvida, entretanto ao se aplicar o resultado foi desastroso, veja as fotos.

A pintura com o limpa vidros ocorreu sem problemas, como se tivesse pintando com água, muitos modelistas utilizam este produto como solvente, particularmente não gosto desta solução.

Neste segundo teste foi possível notar que esta cor não apresentou muita diferença entre a tinta dissolvida com água e a dissolvida com o solvente da AK Interactive, acredito que cada cor possa ter um resultado diferente com cada solvente.

Aplicação de mascaramento.

Realizei um teste de resistência para ver se a tinta sai facilmente com as fitas de máscara de pintura, o teste foi realizado esperando as tintas secarem por 2 horas e depois foi aplicado dois tipos de fita, uma comum e outra com uma cola um pouco mais forte. A única pintura que soltou alguma parte de tinta foi a realizada com o solvente da AK Interactive e do lado da pintura sem primer, no lado com primer nenhuma tinta se soltou, mais uma vez atestando a importância de se aplicar o primer antes da pintura.

Remoção da tinta.

A tinta se remove muito facilmente utilizando somente água é sabão em pó, veja um tutorial que publiquei sobre o assunto clicando aqui. Deixei a peça de molho em água e sabão em pó por uma noite. As faixas pintadas com água e o solvente da AK Interactive se dissolveram e não foi preciso nada para forçar a remoção, já a pintura realizada com o solvente da Italeri  foi preciso esfregar com uma escovinha para removê-la, na parte da peça com primer foi ainda um pouco mais difícil para remover a tinta.

Conclusão.

As fotos mostram claramente que o solvente produzido pelo fabricante é a melhor opção aliás isto é algo que sempre recomendo. Quanto a aplicação da tinta diluída com o solvente da Italeri, eu recomendaria um pouco mais de pressão, algo em torno de 15 psi pois assim ela sai um mais fluída.  Não tive nenhum tipo de problema com entupimento do aerógrafo exceto no teste com álcool isopropílico. A limpeza do aerógrafo fiz utilizando somente água e limpa vidros, muito simples, prático e sem sujeira.

O tempo de secagem ao toque mesmo utilizando água, que é o solvente mais lento, é bem rápido. Em cerca de 3 minutos já era possível tocar no modelo.  O tempo total de cura é de algo em torno de 4hs. Em virtude  da tinta não secar tão rapidamente aquele aspecto rugoso que algumas tintas a base de álcool apresentam, devido a tinta secar antes de chegar no kit, é praticamente nulo ficando o acabamento liso mesmo nas tintas foscas.

O que deu mais resultados durante os testes foi aplicar camadas bem finas de tinta, e usar a regra número um da aerografia, sempre mais ar do que tinta e pintar sem pressa.

É uma tinta muito fácil de utilizar, praticamente sem cheiro e com um custo x benefício muito bom, chegará para as lojas por um preço médio de 16 Reais cada frasco de 20ml, considerando que é possível diluir a tinta em 4:1, ou seja,  cada frasco rende 4x a sua capacidade, excelente!

Já estou colocando um kit na bancada para fazer uma montagem completa utilizando somente estas tintas, fique ligado aqui no Blog Spruemaster.

Onde comprar

Estas tintas podem ser encontradas no revendedor Italeri mais próximo de você, caso você não saiba quem é o seu revendedor mais próximo, entre em contato com o pessoal da BC Negócios, eles são os importadores oficiais da Italeri no Brasil e poderão lhe indicar o revendedor mais próximo de você. Se você é lojista entre em contato com eles para ter os produtos em sua loja.

Quero deixar aqui meu agradecimento mais que especial ao pessoal da BC Negócios, por gentilmente ter cedido este material para teste.

Em breve publicarei mais sobre os produtos Italeri.

Plastiabraços e até a próxima!

 

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

19 Thoughts to “Tintas Acrílicas Italeri”

  1. rogerio

    estou iniciando no plastimodelismo ..alguém sabe onde consigo o diluente da italeri

    1. Oi Rogerio,

      obrigado por dexiar seu comentário aqui no Blog, e seja bem vindo ao plastimodelismo, aproveite e dê uma olhada na área de downloads aqui do Blog, lá tem um curso de plastimodelismo para baixar.

      Sobre sua dúvida, esses produtos da Italeri não foram mais importados, então você terá que procurar em alguma loja que ainda tenha em estoque, dê uma olhada nas lojas Modelismoalpha, PlasticKits, HTC e Demarti, talvez eles tenham.

      Plastiabraço!

  2. Nardel Lopes

    Olá Lucas.
    Ainda estou adquirindo experiência com as ITALERI, mas até o momento minhas conclusões são essas:

    COBERTURA
    Excelente, mesmo com uma diluição bem maior do que utilizaste no teste (uso 8X1, explico depois).

    RESISTÊNCIA/ADERÊNCIA
    Excelente, muito resistente.

    MANUSEIO/UTILIZAÇÃO
    Aqui estou apanhando. Tentei a mesma diluição do teu teste e não fui feliz. Consegui melhor resultado com a relação diluente/tinta de 8X1, usando SEMPRE o diluente ITALERI.

    Mesmo assim o aerógrafo entope com relativa frequência, embora tenha buscado uma melhor relação pressão\vazão no aerógrafo 0,5mm ainda não consegui um ponto ideal.

    Mas o grande problema veio com o verniz brilhante, que é muuuuito espesso. Utilizei uma diluição de aproximadamente 10×1 pra ficar levemente fluido no aerógrafo, e mesmo assim acabou entupindo e cuspindo gotículas. Um stress.

    Percebo que tanto tinta, diluente e vernizes são muito espessos e forma uma espécie de superfície siliconada (talvez a base da tinta seja vinílica ??), inclusive na tampa.

    Pra limpar o aerógrafo também foi mais trabalhoso, necessitando mais atenção do que de costume.

    Não testei nenhum outro diluente, então não saberia o resultado quanto à fluidez.

    Na próxima oportunidade vou testar com o limpa vidros, me parece promissor.

    Tens alguma outra percepção que surgiu após teus testes ???

    Plastiabraços . . .

    1. Nardel,

      Uma coisa que ajuda, e muito, com esse tipo de tinta, é agitar o potinho muito, como se não se houvesse amanhã. Isso ajuda bastante no acabamento final.

      Plastiabraço!

  3. Caro Lucas, excelente review!
    Já utilizava tintas Italeri, mas sempre para pequenos detalhes e no pincel, pouco diluidas. Notava que, quando começavam a secar, formavam uma película emborrachada, o que havia me deixado com receio de utilizar no aerógrafo.
    Agora, com o fim das minhas tintas esmalte, e após alguns testes bem sucedidos com outras acrilícas, resolvi comprar um set mais completo de tintas Italeri após ler sobre seus testes.
    Muito obrigado!

  4. ricardo conde

    bom dia. necessariamente tenho que ter a pistola com o compressor, para pintar com esse bom acabamento.

    1. Oi Ricardo,

      No pincel o acabamento fica bom também, mas com o aerógrafo fica muito melhor, recomendo aplicar sempre com aerógrafo.

      Plastiabraços!

  5. Paulo Castro

    Excelente teste.
    Só espero que os comerciantes estoquem também o solvente da marca, como você mesmo disse, é o que melhor atuou na diluição das tintas.
    Mais uma vez um excelente review técnico.
    Cheers!
    Paulo

  6. Roberto Monteiro

    Lucas, meu velho: se possível teste a branca e a amarela. É sempre aí que a porca torce o rabo. costumam ser um problema na cobertura.

    1. Oi Roberto,

      Obrigado pelo comentário, infelizmente não recebi estas cores para teste.

      A solução para tintas claras como o branco ou o amarelo independente da marca é muito simples: use primer branco. Aqui no blog falei sobre isso neste tutorial sobre primers. Clique aqui

      Plastiabraços!

  7. Marcio

    Muito bom mestre Lucas, mais uma boa opção.

  8. Beleza de review, Lucas. Obrigado !

    1. Obrigado Staffa, fico contente em saber que o artigo foi útil!

      Plastiabraço,

  9. Bruno

    opa Lucas !
    Que excelente novidade !! Estou migrando para as acrílicas por n motivos e essa nova opção será muito bem vinda.
    Estarei aguardando a venda nas lojas.

    Abraços.

    1. Oi Bruno,

      Fico contente que tenha gostado, particularmente sempre usei acrílicas devido a serem bem menos tóxicas e quase sem cheiro.

      Esta tinta é bacana viu pode comprar sem medo. O pessoal da Italeri aqui no Brasil está fazendo de tudo para que as tintas estejam disponíveis nas lojas. Caso sua loja de preferência não tenha as tintas converse com o lojista 😀

      Plastiabraços!

    2. Bruno

      Oi Lucas. Também estou nesse ramo das acrílicas pelos mesmos motivos seus.

      Espero que essa linha da Italeri venha pra ficar !

      Abraços.

  10. Paulo Henrique (kogyro)

    Muito bom os testes, ansioso por mais uma tinta na bancada.

    1. Oi Kogyro,

      Pode comprar sem medo,

      Plastiabraço!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.