AK Interactive Ultra Matt Varnish – Testado! #AK-183
A utilização de um bom verniz fosco é sempre um grande desafio para alguns modelistas, pois alguns vernizes sempre deixam a superfície muito áspera ou então alteram a coloração da cor base. Em breve vou publicar um artigo comparando alguns vernizes encontrado no mercado.
Como minha experiência é sempre na maior das vezes com tintas acrílicas, recebi para testes o verniz da AK Interactive Ultra Matt Varnish #AK-183.
Para realização do teste peguei um kit que tive problemas nos decalques e vou ter que remover a tinta, testei o veniz sobre tinta acrílica brilhante e sobre tinta metálica, pois ao meu ver seriam situações extremas para um verniz fosco.
O teste foi realizado da seguinte maneira:
- Aerógrafo IWATA Revolution CR
- Pressão de 12psi
- Diluente AK Interactive #Ak172 (recomendado pelo fabricante)
- Diluição 2 partes de diluente para 1 parte de verniz
Primeiramente fiz a aplicação na parte superior da fuselagem do modelo, um pequeno quadrado onde apliquei o verniz, a intenção aqui era testar o quanto ele deixava fosco a superfície e se haveria alguma alteração de cor. O resultado pode ser visto nas fotos, o verniz se comportou muito bem, acabamento liso, e foi preciso apenas uma demão de tinta.
Em seguida testei em um pedaço do alumínio da asa, houve uma pequena alteração na cor, entretanto ao se aplicar por toda a superfície (fiz isso no profundor) ela praticamente não é notada, deixando o alumínio sem brilho com uma alteração bem pequena de cor.
Não testei o verniz utilizando outros tipos de diluentes, mas acredito que com água não haverá problema algum, pois já utilizei tintas da AK diluídas com água sem problemas.
Para efeito mais acetinado, que geralmente é o que mais utilizado em meus modelos na escala 1/144, basta diluir mais o verniz. A secagem é rápida, porém a utilização é um pouco diferente para quem está acostumado a pintar com tintas acrílicas utilizando álcool como solvente, pois a secagem com o álcool é praticamente instantânea e com o diluente da AK Interactive já é um pouco mais lenta, portanto uma pequena adaptação na quantidade de ar/tinta no aerógrafo será necessária para quem nunca utilizou. No mais o produto é excelente e compre perfeitamente o que promete, garantido a qualidade dos produtos da marca.
Este verniz custa 4,90 € (cerca de 17 Reais – Cotação Março/2015) + frete diretamente do site da Ak Interactive, para comprar clique aqui. Para saber como comprar da AK Interactive clique neste link.
Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.
Meus mais sinceros agradecimentos ao pessoal da AK Interactive por enviar estes produtos para review!
Olá, Lucas. Eu sempre utilizei os vernizes da Tamiya mas espantado com a diversidade de opções da AK eu estou animando a trocar. Você me recomendaria essa linha da AK tanto na opção brilhante quanto na fosca?
Minha ideia é utilizar ambos no modo padrão: pintura, algumas camadas de verniz brilhante, decalques e mais algumas camadas de verniz fosco. Sinto que manter a mesma linha do fabricante me dá alguma segurança.
Tenho na bancada um Hawker Tempest que pretendo finalizar com um set da Mr. Color, ou seja, não acrílico. Teria algum problema aplicar sobre ele esses vernizes acrílicos da AK?
E aproveitando, eles também se comportam bem caso eu aplique os panel line accent color da Tamiya, com o excesso limpo em um cotonete com terebentina?
Muito obrigado desde já pela força. Meus trabalhos se transformaram demais com todas as suas dicas e tutoriais.
Um abraço!
Oi Eduardo, obrigado por postar aqui no Blog.
Sobre os vernizes da AK esse fosco é ótimo pode usar sem problemas. Sobre o verniz brilhante eles tem um chamado Gauzy Agent que é fantástico.
Sobre fazer o wheatring sobre ele, tenho usado os produtos da AK sem problemas sobre ele, mas nunca usei terebentina então não vou saber dizer com certeza se vai atacar ou não, só testando.
Sobre aplicar o verniz sobre uma base diferente de tinta não existe problema algum em fazer, só não recomendo fazer isso com os vernizes automotivos pois o solvente deles é forte demais e pode atacar a tinta que está por baixo.
Fico muito contente em saber que os tutorias do Blog te ajudaram!
Plastiabraço e boas montagens!
Perfeito, vou testar então. Você saberia me informar se o Gauzy Agent também pode ser diluído com o Ak712?
Outra coisa que acabei não perguntando é sobre a limpeza desses materiais, usar álcool isopropílico é uma boa?
Eu estou ganhando confiança aos poucos com o wheatering bem aos poucos. É uma fronteira que ainda quero cruzar no hobby e optei primeiro por esses panel lines. No entanto, observando os óleos da AK, por exemplo, me despertou mais curiosidade. Ainda chego lá.
Muito obrigado, mais uma vez,
Um abraço!
Lucas,
você já checou se tem alguma reação com a tinta óleo usada para fazer os escorridos?
Bom dia Boris,
Eu sempre usei esse tipo de tinta (diluida com terebentina) sobre tintas acrílicas e nunca tive problema. O único conselho que dou é fazer o wash sempre ANTES de aplicar o verniz, principalmente se for fosco, pois é bem complicado fazer wash em superfícies foscas, isso deve ser feito sempre com a pintura brilhante.
Plastiabraço!
Pura coincidência o fato de eu ter acabado de envernizar o meu Stuka. Sempre usei o Dullcote Lacquer da Testors que considero muito bom.
Acontece que deu paú. ficou todo esfumaçado de branco ou seja ficou um pó branco em todo o avião ???
Caracas meu será que vou perder o meu kit.
Daí comecei a pensar o porque que deu isso: humidade!!!
Pois é senhores fiquem espertos com os dias chuvosos.
A sorte é que o Pedrão deu uma aliviada e mandou um solzinho de uns 15 minutos que foi o tempo suficiente para aquecer o stuka Foi a minha salvação. Mandei outra mão de verniz . Agora sim ficou bom.
E aí Lucas vc. gostou desse verniz e qual o verniz no caso vc. prefere ?
Sim Márcio,
Nenhum tipo de pintura, seja cor ou verniz, deve ser realizada em dias úmidos!
Plastiabraços!