Aviação Ficção/Anime Militaria Naval Reviews Tutoriais 

AK Interactive Ultra Matt Varnish – Testado! #AK-183

A utilização de um bom verniz fosco é sempre um grande desafio para alguns modelistas, pois alguns vernizes sempre deixam a superfície muito áspera ou então alteram a coloração da cor base. Em breve vou publicar um artigo comparando alguns vernizes encontrado no mercado.

Como minha experiência é sempre na maior das vezes com tintas acrílicas, recebi para testes o verniz da AK Interactive  Ultra Matt Varnish #AK-183.

Para realização do teste peguei um kit que tive problemas nos decalques e vou ter que remover a tinta, testei o veniz sobre tinta acrílica brilhante e sobre tinta metálica, pois ao meu ver seriam situações extremas para um verniz fosco.

O teste foi realizado da seguinte maneira:

  • Aerógrafo IWATA Revolution CR
  • Pressão de 12psi
  • Diluente AK Interactive #Ak172 (recomendado pelo fabricante)
  • Diluição 2 partes de diluente para 1 parte de verniz

Primeiramente fiz a aplicação na parte superior da fuselagem do modelo, um pequeno quadrado onde apliquei o verniz, a intenção aqui era testar o quanto ele deixava fosco a superfície e se haveria alguma alteração de cor. O resultado pode ser visto nas fotos, o verniz se comportou muito bem, acabamento liso, e foi preciso apenas uma demão de tinta.

Em seguida testei em um pedaço do alumínio da asa, houve uma pequena alteração na cor, entretanto ao se aplicar por toda a superfície (fiz isso no profundor) ela praticamente não é notada, deixando o alumínio sem brilho com uma alteração bem pequena de cor.

Não testei o verniz utilizando outros tipos de diluentes, mas acredito que com água não haverá problema algum, pois já utilizei tintas da AK diluídas com água sem problemas.

 

Para efeito mais acetinado, que geralmente é o que mais utilizado em meus modelos na escala 1/144, basta diluir mais o verniz. A secagem é rápida, porém a utilização é um pouco diferente para quem está acostumado a pintar com tintas acrílicas utilizando álcool como solvente, pois a secagem com o álcool é praticamente instantânea e com o diluente da AK Interactive já é um pouco mais lenta, portanto uma pequena adaptação na quantidade de ar/tinta no aerógrafo será necessária para quem nunca utilizou. No mais o produto é excelente e compre perfeitamente o que LOGO-AK-CUATRICOMIApromete, garantido a qualidade dos produtos da marca.

Este verniz custa 4,90 € (cerca de 17 Reais – Cotação Março/2015) + frete diretamente do site da Ak Interactive, para comprar clique aqui.  Para saber como comprar da AK Interactive clique neste link.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos ao pessoal da AK Interactive por enviar estes produtos para review!


 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “AK Interactive Ultra Matt Varnish – Testado! #AK-183”

  1. Boris

    Lucas,

    você já checou se tem alguma reação com a tinta óleo usada para fazer os escorridos?

    1. Bom dia Boris,

      Eu sempre usei esse tipo de tinta (diluida com terebentina) sobre tintas acrílicas e nunca tive problema. O único conselho que dou é fazer o wash sempre ANTES de aplicar o verniz, principalmente se for fosco, pois é bem complicado fazer wash em superfícies foscas, isso deve ser feito sempre com a pintura brilhante.

      Plastiabraço!

  2. Marcio Gama

    Pura coincidência o fato de eu ter acabado de envernizar o meu Stuka. Sempre usei o Dullcote Lacquer da Testors que considero muito bom.
    Acontece que deu paú. ficou todo esfumaçado de branco ou seja ficou um pó branco em todo o avião ???
    Caracas meu será que vou perder o meu kit.
    Daí comecei a pensar o porque que deu isso: humidade!!!
    Pois é senhores fiquem espertos com os dias chuvosos.
    A sorte é que o Pedrão deu uma aliviada e mandou um solzinho de uns 15 minutos que foi o tempo suficiente para aquecer o stuka Foi a minha salvação. Mandei outra mão de verniz . Agora sim ficou bom.
    E aí Lucas vc. gostou desse verniz e qual o verniz no caso vc. prefere ?

    1. Sim Márcio,

      Nenhum tipo de pintura, seja cor ou verniz, deve ser realizada em dias úmidos!

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.