Militaria Reviews 

Review: 1/72 Pz.Kpfw. IV D, Blitzkrieg Na Zachodzie – Mirage Hobby #72854

baner_martola

O veículo,

O Pz.Kpfw. IV D foi produzido de outubro de 1939 até maio de 1941, problemas durante a produção, como a destruição de algumas fábricas e a falta de alguns materiais fizeram com que apenas 229 unidades fossem finalizadas em sua forma original, 19 unidades foram convertidas em modelos “ponte ambulante”, 16 para armas auto propulsadas e duas como trator de munição para morteiro “Karl”.

As mudanças no modelo começam com reforços em sua blindagem, a espessura da blindagem lateral e traseira foi aumentada de 14,5mm para 20mm. A parte frontal novamente remonta a série “A”, as batalhas vividas na Polônia mostraram que era mais eficiente ter armamento frontal. Pz.Kpfw. IV Ausf. D foi o primeiro verdadeiro tank deste modelo, a partir desta versão ele recebeu a designação Sonderkraftfahrzeuge 161.

O kit,

O kit é composto de peças 238 sendo 7 sprues injetados em cinza e mais um em vinil para as esteiras, além de uma folha de photoetched. Simplesmente impressionante para um kit de militaria na escala 1/72.

A injeção é boa, com pequenas falhas e rebarbas mas nada que comprometa a qualidade geral do kit, não devemos nos esquecer que estamos falando de um kit short-run. Os detalhes são bem reproduzidos e o kit possui praticamente tudo o que o modelo real possuía em sua forma externa.

Não há detalhes para o interior, e também não há upper ou lower hull, é tudo praticamente desmontado! O ponto forte e também mais desafiador será a montagem das lagartas, pois somente elas são compostas de praticamente 150 peças.

É um kit que deve ter seus sprues manuseados com muito cuidado, pois as peças são pequenas e se soltam com facilidade, aliás o exemplar que recebi para review já veio faltando uma peça (E6) veja foto, acredito que ela tenha se perdido durante o processo de embalagem.  Somente ao manusear os sprues para a produção do review já tive duas peças soltas que prontamente tratei de guardar em segurança.

As grades de refrigeração estão injetadas no kit e não fazem parte da folha de photoetched, porém estão bem reproduzidas. Pás, machados, e até uma Jerry can estão presentes nos sprues.

Os decalques são bem impressos e com poucos detalhes, mas comum para kits de militaria, acredito que não haverá problemas ao usá-los.

O manual é bem simples com apenas 13 passos de montagem, as ilustrações são em 3D, que ao meu ver ajuda um bocado na montagem, as indicações de cores são para tintas das marcas Kolor, Vallejo e Humbrol.

Certamente este não será um kit fácil de montar, porém deverá chamar muito a atenção na mesa devido ao seu nível de detalhamento. Indicado para modelistas experientes.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Martola Model Shop por apenas 12.37  Euros (cerca de 43Reais + frete – cotação março/15), para comprar clique aqui.

Se você não sabe como comprar na Martola clique neste link e veja um tutorial. Curta a página da Martola no facebook clicando aqui.

Martola_logoPara fazer compras no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Muito obrigado ao pessoal da Martola Model Shop por enviar estes kit para review,

Até a próxima!

  

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Review: 1/72 Pz.Kpfw. IV D, Blitzkrieg Na Zachodzie – Mirage Hobby #72854”

  1. josé Silva

    Lucas qual é a maior dificuldade em comprar numa loja destas de fora do brasil? Quero comprar, mas fica a dúvida qual o passo a passo? Teria alguma dica para postar?
    Agradeço.

    1. josé Silva

      Sim e em relação a escala?? Vi em alguns blogs e lojas de venda que a indicação da escala deixa a desejar na veracidade porque tentam passar por exemplo 1/35 como sendo algo grande só por causa do 35. O que sei por exemplo: o bren gun carrier 1/35 sabendo que o mesmo tem 3,65m (http://en.wikipedia.org/wiki/Universal_Carrier). Então ficaria 3.65:35 não é esta lógica? Porque se for tem loja forçando a compra, mas isso são outros quinhentos.

      1. Bom dia José,

        Se levarmos os kits “ao pé da letra” praticamente 90% deles (ou mais) tem algum erro, pois a grande maioria dos fabricantes não tem acesso aos desenhos originais de projeto, afinal muitos são segredo militar, ou se perderam como no caso dos modelos da Primeira ou Segunda Guerra. Quanto a escala, a militaria na 1/72 é uma escala que tem ganhado adeptos nos últimos anos, aqui no Brasil inclusive existem modelistas muito bons nesta escala.

        Um grande plastiabraço!

    2. Bom dia José,

      Aqui no Blog tem tudo publicado sobre como comprar no exterior, dê uma olhada na parte de tutoriais.

      Na parte final do artigo também tem links ensinando como comprar na Martola e no exterior 😉

      Plastiabraço!

  2. Marcelo Albuquerque

    Muito legal e realmente está barato (sem o imposto, claro) !

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.