Aviação Build Review Reviews 

Build Review – 1/144 JASDF Trainer Aircraft T-6 Texan – PLATZ #PF-20

A aeronave,

O North American AT-6 Texan talvez seja uma das aeronaves mais icônicas de todos os tempos, conhecida em praticamente qualquer lugar do mundo foi desenvolvida nos anos 30 para atender aos requisitos da Força Aérea Norte Americana (USAF) para um treinador avançado. O modelo realizou seu primeiro voo em 1935 e teve mais de 15 mil unidades produzidas ao redor do mundo.

Mas os Japoneses usaram o T-6? SIM! O governo dos Estados Unidos entregou 200 unidades em 1954 e estas foram operadas pelas Forças de Segurança Japonesas (JASDF, JSDF e JMSDF), no Japão eles foram chamados de “Matsukaze”. Nos anos 60 a nova geração de treinadores T-1 com motores de propulsão à jato foi entregue e os T-6 foram gradualmente retirados do serviço. A maioria das aeronaves retornou aos Estados Unidos, mas alguma unidades continuaram em serviço até 1696 em tarefas de busca e salvamento. Alguns modelos estão hoje em exposição no museu Tokorozawa Aviation Memorial Park e na Base Aérea de Shizuhama.

No Brasil os T-6 foram utilizados para treinamento e também deram origem ao Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB a popular esquadrilha da Fumaça.

Existem milhares de vídeos sobre o T-6 Texan, mas particularmente este é o meu preferido.

O kit,

Este kit é parte de uma parceria da PLATZ com a F.toys portanto a qualidade da injeção, embora muito boa, não é exatamente aquela que estamos acostumados aos kits da PLATZ. Mesmo não sendo um kit PLATZ “puro sangue” o kit compre o que promete, as linhas de painel são pequenas o suficiente para a escala, os detalhes externos são suficientes, a única coisa que achei que poderia ser um pouco melhor é o canopy, achei um pouco grosso demais e sem opção de montar aberto.

São poucas peças apenas 23 peças, sendo 17 injetadas em cinza, 2 para um suporte para colocar o modelo em voo e duas transparências. O kit permite a montagem de duas variantes o T-6G/F e o SNJ-5. São disponíveis 7 versões diferentes porém impossíveis de identificar, umas vez que o manual está apenas em Japonês. Este é um outro ponto um pouco ruim, pois parte das instruções ficam perdidas uma vez que nem todos conseguem ler a escrita japonesa.

 As instruções de pintura são bem claras, e como o kit é pequeno estão na escala do kit, facilitando o trabalho. As indicações de pintura estão com códigos para tintas Gunze Sangyo Mr. Color e Testors Model Master.

A montagem do modelo se dá em apenas 5 passos e é possível montar o modelo com o trem de pouso recolhido e posição de voo uma vez que um suporte é fornecido. A caixa fornece dois kits e decalques suficientes para a montagem de dois modelos.

Os decalques tem excelente qualidade de impressão e não tive nenhum problema ao utilizá-los. O melhor de tudo é a possibilidade de montar dois aviões, já que o kit fornece peças para dois kits!

A montagem,

A montagem do modelo é super simples, se dá em poucos passos e sem complicação alguma. O único problema que encontrei foram as instruções, pois como estão em Japonês acredito que alguns detalhes de cores ou mesmo de peças podem ser perdidos durante a montagem.

Segui as imagens e fiz a montagem, tudo se encaixa muito bem, e não encontrei problema algum. Foi necessário um pouco de putty para fechar a fuselagem e dar um acabamento na raiz da asa.

Após um pouco de putty e lixamento dei um acabamento com tinta Vallejo Preta e em seguida utilizei as novas tintas metálicas da AK Interactive Extreme Metal (estou preparando um tutorial sobre elas)

A pintura foi bem tranquila, depois foi só aplicar os decalques, preparar uma base e tudo pronto, montagem rápida e prazerosa como o plastimodelismo deve ser 😀

O resultado final,
Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por apenas 2,160JPY cerca de 60Reais + Frete, para comprar clique aqui.

Também e pode ser comprado através dos distribuidores da PLATZ.  Para ver os distribuidores da PLATZ clique aqui. Inclusive a PLATZ procura distribuidores no Brasil….

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos a PLATZ pode fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima ….


 

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Build Review – 1/144 JASDF Trainer Aircraft T-6 Texan – PLATZ #PF-20”

  1. daniel iscold

    Você não tem as manhãs do modelismo!!!! Não detalhou o interior!!! Não detalhou os assentos!!! Não detalhou o trem de pouso!!!

    Vou te falar viu?????

    Brincadeira mestre.. .ficou tri legal o seu modelinho!!! Parabéns!!

    1. Opa,

      Obrigado Daniel!!!!! Não dava pra detalhar porque a montagem tinha que ser OOB, mas no próximo eu coloco uns photoetcheds 😀 😀 hahaha

      Plastiabraços!

  2. Boris

    Lucas,
    percebi que você gosta do Dark Wash da Mig, ele tem aplicação e efeito semelhante ao Painel Line Accent Color (Tamiya)?

    Parabéns pela montagem.

    1. Oi Boris, fico contente que tenha gostado da montagem.

      O Wash da MIG é bem mais fácil de trabalhar que o Tamiya, tanto o Wash da Tamiya quanto da Vallejo secam um pouco rápido demais daí dão um pouquinho mais de trabalho para usá-los. Experimente este da MIG ou os da AK que você não vai se arrepender.

      Plastiabraços

  3. Ronaldo

    Um excelente kit, Lucas, e uma ótima montagem. As pequenas escalas também não me assustam e esse tem um nível de detalhe bem interessante.

    Já tenho um T-6 da HTC 1/72, mas com esse, dá para fazer uma coleção das várias versões da FAB ou toda a Esquadrilha da Fumaça, se fizer os decais.

    1. Pois é Ronaldo,

      Dá pra montar o EDA, a esqudrilha ONIX, a Oi e tantas outras.. abre muitas possibilidades por um baixo custo hehe

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.