Militaria Reviews 

Review: 1/72 Russian T-14 Armata Main Battle Tank – Modelcollect #UA72058

O veículo,

O T-14 Armata ( Т-14 «Армата» é um veículo de combate de quinta geração desenvolvido pela Rússia, baseado na Plataforma de Combate Armata Universal. O modelo pode ser  isto pela primeira vez em público (inicialmente com a sua torre e canhão cobertos) durante os ensaios para a parada do Dia da Vitória em 2015 na cidade de Moscou. Aliás esta é na minha opinião uma das paradas militares mais bonitas e bem organizadas, se você quiser assistir, clique aqui. A partir de 2015 até o ano de 2020, o exército russo planeja adquirir 2.300 T-14s

O armamento principal do T-14 é o canhão 2A82-1M  de 125 milímetros (4,92 in) atual substituto para o 2A46 de blindados russos e soviéticos anteriores. As características mais notáveis no modelo ​​incluem ausência de um extractor de fumos (devido à torre não tripulada), uma taxa de disparo de 10-12 rotações por minuto, e um alcance máximo efetivo à penetração de 8 km. A faixa de detecção de sensores óticos do blindado é mais do que 5 km para alvos diurnos(segundo dados oficiais do governo), e não inferior a 3,5 km à noite por meio de imagens infra vermelho. Canal todos os sistemas são duplicados, e ainda existe um terceiro sistema (mais fraco). O modelo ainda oode disparar em movimento. A tripulação usa uma câmera de alta definição para monitorar 360 graus. O modelo pode alcançar velocidades de até 90km/h


O kit,

T-14-ARMATA_ 056website, é possível ver que eles tem duas linhas de trabalho, modelos prontos ao estilo die-cast e plastimodelos. A velocidade com que produziram o modelo do T-14 foi bem grande espero que eles possam continuar a criar modelos assim, coisas novas, pois os fabricantes atuais insistem em lançar sempre “mais do mesmo”.

O kit é composto de 10 sprues , lower e upper hull além de canhão em metal e detalhes em photoetched. As peças? nada mais nada menos que 315 peças!!! Isso para um kit na 1/72. Se o blindado real já impressiona o kit não poderia deixar de acompanhar, a militaria na escala 1/72 vem crescendo bastante, e os kits estão cada vez mais elaborados. A injeção é impecável, sem rebarbas ou marcas, os detalhes como rebites, soldas e grades estão perfeitos para a escala.

Mesmo em uma escala pequena o kit fica grande (aproximadamente 160mm de comprimento) e imponente com certeza. Alguns detalhes chamam a atenção quando se pega a caixa na mão, a primeira coisa é o peso, pois claro, com essa quantidade de sprues e peças não podia ser diferente mas o que contribui mesmo para o peso da caixa é o lower hull que é totalmente em metal, algo que eu nunca havia visto em militaria na 1/72 (afinal militaria não é muito minha praia de montagem) hehehe

O canhão vem no kit, injetado mas também em metal, que é outro detalhe sensacional. A folha de phototecheds possui 78 partes que garantem ainda mais o nível de detalhamento do modelo.

Para os contadores de rebites não sei dizer se o kit está exato ou não, mas pelo que pude perceber por fotos e vídeos não existe nenhum erro “grave” no kit, a torre me pareceu bastante convincente bem como as lagartas. Aliás estas são no estilo link-and-length com o meio “reto” e as bordas separadas, permitindo reproduzi-las sem problemas.

O manual é impresso em papel Couche e possui oito páginas, são 16 passos de montagem, os diagramas são fáceis de entender porém não indicam as cores que as peças precisam ser pintadas.

Quanto ao esquema de pintura, há apenas uma no manual (a que foi apresentada no dia da Parada da Vitória) e a indicação de cores é para tintas Gunze Sangyo, os decalques são bem impressos porém achei a cobertura de verniz um pouco grossa (cuidado com o silvering). Uma coisa coisa curiosa é a folha de decalques trazer muitas outras marcações e bandeiras permitindo fazer o modelo bem no estilo “what if” caso o modelista queira algo bem diferente e que provoque discussões nas convenções de modelismo por aí.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por apenas 69,00Reais + frete, na Hobbyeasy, para comprar clique aqui. (cotação novembro/2015). Já levei ele pra bancada e em breve posto aqui como foi a montagem.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos a Hobbyeasy por enviar este kit para review,

Muito obrigado !!


Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.