Acessórios e Pintura Montagens & Tutoriais Reviews 

Review: Aerógrafo BC-60 STEULA

Foi uma surpresa bastante agradável ter contato com a marca no OPEN GPPSD de 2015. Foi muito bem recebido no stand do representante deles. Pouco depois o pessoal da PlasticKits comprou os aerógrafos e novamente o nome STEULA apareceu nas conversas. Troquei alguns email com o pessoal de lá, que é super bacana e me atendeu muitíssimo bem e estava feita a partir daquele momento nossa parceria.

Este é o primeiro review que trago para vocês da marca, também pretendo trazer mais algumas coisas no decorrer do ano, mas será surpresa :D. Chega de papo e vamos ao que interessa.

O modelo que recebi é o TOP de linha da STEULA, o modelo BC-60  é de dupla ação, tem reservatório com capacidade de 9cc e agulha pode ser escolhida entre 0,3mm e 0,2mm. O modelo que recebi para avaliação é de 0,2mm.

Estes aerógrafos não são produzidos aqui  no Brasil, sendo nacionalizados pela marca, que assume toda a responsabilidade de manter peças de reposição e canais de atendimento (são mais de 80 pelo Brasil). Ao contrário de outras marcas nacionalizadas, que já me causaram certas experiências bem ruins, o pessoal da STEULA se preocupa em atender bem o cliente, e isso na minha opinião é um super diferencial.

O acabamento do aerógrafo é muito bom, o peso é na medida, nem muito leve e nem muito pesado, o gatilho tem uma boa precisão e o uso é bem tranquilo, no vídeo abaixo vou mostrar o aerógrafo em ação.

Algumas fotos do modelo:

E agora o vídeo:

NOTA: Sobre o bico em forma de flor que falei no vídeo, a empresa já me respondeu e disse que na próxima remessa vão alterá-lo para o formato normal, facilitando a retrolavagem. Isso sim é respeito ao cliente!

Os aerógrafos STEULA podem ser comprados na PlasticKits que é uma das lojas brazucas que patrocinam o Spruemaster 😀steula_150

Meus mais sinceros agradecimentos ao pessoal da STEULA por enviar este aerógrafo para review, e até a próxima!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

28 Thoughts to “Review: Aerógrafo BC-60 STEULA”

  1. Adriana Carlis

    Olá comprei o aerografo da steula bc 60 e faco pintura com tinta PVA ele fica guspindo a tinta porque sera?
    Lembrando eu faço a diluição da tinta com um pouco de água

    1. Oi Adriana,

      Quando o aerógrafo “cospe” a tinta pode ser duas coisas, pouca pressão de ar ou diluição (a tinta está muito grossa). Outro fator que costuma fazer cuspir é o uso de compressores sem reservatório de ar, geralmente eles fazem isso também.

      Obrigado por comentar aqui no Blog.

  2. cezar silva

    olá! venho por meio desta, querer saber onde fica esta tal loja, plastic kits, pois estou procurando por um aerografo, da marca steula, e nada de contato, gostaria de saber onde na cidade de são paulo vou achar esses aerografos ou mesmo da sagyma!

    cezar silva

    1. Boa tarde Cezar tudo bem?

      Para visitar loja Plasti Kits basta clicar aqui

      Para saber onde ficam os revendedores STEULA< clique aqui

      Plastiabraço

  3. Kauhana

    Olá Lucas. Sou iniciante no ramo e gostei muito do seu review. Tanto que comprei um kit com Steula BC60 e um compressor da Wimpel Comp 1. Mas fui usar, deixei o compressor em 50 libras, não esta saindo a agua q coloquei p fazer teste nem nada 🙁 Você sabe o q pode ser? Até fiz um video de como que isso esta acontecendo.

    1. Oi Kauhana,

      Sem ver o equipamento fica difícil dar qualquer opinião. Recomendo levá-los na loja onde você comprou ou em alguma assistência técnica, acredito que lá poderão lhe ajudar melhor.

      Plastiabraços e boa montagens!

  4. roderson felix

    olá tudo bem?
    Gostei muito doo blog …parabéns .
    Gostaria de uma dica, quero ingressar no mundo do modelismo mas estou em duvidas de qual aerógrafo devo adquirir.
    Por estética gostei muito do steula bc60 e um lince que não me recordo o modelo. o que vc Lucas me diz sobre essas duas marcar e sobre o bico que devo usar .02 ou 03 mm?
    Aguardo resposta e mais uma vez meus parabéns…

    1. Oi Roderson,

      Fico contente que tenha gostado do conteúdo do Blog. Quanto aos aerógrafos eu recomendo o Steula, pela facilidade de encontrar peças de reposição caso necessário. Quanto a agulha você não vai precisar de nada menor do que 0,3mm. Para você ter ideia eu monto praticamente somente kits 1/144 e uso um aerógrafo de agulha 0,5mm.

      Agulha fina é mais pra quem faz pintura artística, para pintar kits dependendo da tinta que você for usar só vai servir pra entupir e te irritar rsrsrs

      Um grande plastiabraço e boas montagens!

  5. Jorge Ferronato

    Amigo esse aerógrafo é indicado para pintar automóveis 1:24?
    Grato pela atenção.
    Grande abraço

    1. Bom dia Jorge, obrigado por sua visita ao Blog Spruemaster.

      Não existe um “aerógrafo para a escala”, qualquer aerógrafo serve para qualquer escala, neste caso você pode usar normalmente para a 1/24.

      Um grande plastiabraço e boas montagens!

      1. Jorge Ferronato

        Opa. Muito grato pela atenção. Depois de mais de 20 anos afastado desse hobby maravilhoso estou voltando. Minha dúvida era em relação a área a ser pintada. E estou na duvida entre o Steula BC-60 e BC-61. Grande abraço

        1. Oi Jorge,

          Os dois são praticamente iguais, a vantagem do BC-60 é que você consegue travar a agulha e controlar o tamanho do traço.

          Um grande plastiabraço e boas montagens!

        2. Jorge Ferronato

          Comprei o BC-60, só esperando chegar. Grande abraço.

  6. Marco Antonio

    Lucas.

    Parabéns pelo trabalho que voce tem se proposto na divulgação do Plastimodelismo. Excelente matéria e Review.

    Marco.

    1. Oi Marco,

      Fico feliz em saber que o conteúdo está do seu agrado, obrigado pelo comentário.

      Um grande plastiabraço!

  7. Boris

    Ganhei, na convenção do GPPSD, um Steula BC-61 bico 0,2 e achei o desempenho muito bom.
    Gostei muito da sua informação sobre a Steula adotar O´ring de Teflon.

    Lucas, obrigado pelas boas notícias e parabéns pela nova parceria.
    Ah, o vídeo ficou bacana!

  8. Ronaldo

    Muito boa a matéria. Excelente alternativa em aerógrafos.

    1. Oi Ronaldo,

      Obrigado pelo elogio!

      Plastiabraço!

  9. Eduardo R Simonato

    Muito bom o review, parabéns!

    Lucas, assistindo o vídeo pintaram 2 dúvidas: Qual seria a diferença principal entre agulha 0.5, 0.3 e 0.2? Para um principiante que agulha você recomenda?

    Abraço!

    1. Oi Eduardo,

      Obrigado pelo elogio, fico feliz em saber que o review agradou você, isso sempre me impulsiona a produzir mais.

      Quanto a sua pergunta a diferença das agulhas está no traço final que elas produzem, uma agulha 0,2 irá produzir um traço bem mais fino que uma agulha 0,5, porém o mesmo acontece no jato maior, um aerógrafo 0,5 irá produzir um jato maior do que um aerógrafo 0,2. Aqui no Blog já escrevi uma série de matérias explicando sobre aerógrafos, clique aqui.

      A escolha vai mais do gosto do modelista, por exemplo, eu uso um aerógrafo 0,5 no dia a dia sem problemas, e eu monto somente 1/144, somente quando é mesmo necessário algo mais detalhado, aí eu uso um aerógrafo 0,15 que tenho.

      Para começar você pode pegar um 0,3 ou 0,5 sem problemas principalmente se for montar kits na 1/72 ou 1/48.

      Plastiabraços e boas montagens!

    2. Eduardo R Simonato

      Olá Lucas,

      obrigado pela explicação, já entrei no link sobre aerógrafos e achei show.

      valeu pela dedicação ao Hobby e sucesso para você.

      Obs.: uma coisa que sempre me incomodou foi sobre a relação das tintas que usamos (Tamiya, Gunze, Humbrol e etc.) e nossa saúde. Você já fez algum tópico sobre isso? Faço meus trabalho com máscara e tudo, mas sempre fica aquela pergunta sobre a toxidade das tintas.

      Abraços!

      1. Perfeito Eduardo,

        Todas as tintas tem sua toxidade, algumas mais outras menos, mas todas tem um certo nível. Geralmente as acrílicas com base água/álcool tem toxidade menor que as “esmalte” e automotivas, que são as mais tóxicas.

        Vou preparar um post sobre o assunto, obrigado pela dica!

        Um grande plastiabraço

  10. Odivaldo

    Ótimo review, fiquei com uma dúvida, devemos lubrificar aquela parte do gatilho, onde entra a conexão com a mangueira? Que produto devemos usar?

    1. Obrigado Odivaldo,

      Normalmente eu lubrifico aquela área com WD-40.

      Plastiabraços!

  11. Johnny Jensen

    Salve Lucas, possuo este aerógrafo já a bastante tempo, posso dizer que é um “pé de boi”, o meu apanha muito é esta em boas condições de funcionamento, o ajuste do fluxo de ar é uma mão na roda, permitindo usar tintas bem diluídas com um fluxo baixo, sem a necessidade de ajustar no compressor, porém este este protetor de bico em flor, dificulta a retrolavagem e também é muito estreito permitindo o acúmulo de tinta, principalmente acrílicas, nas minha pinturas eu o retiro

    um forte abraço

    Johnny

    1. Rapaz, confesso que gostei mesmo dele viu.

      Plastiabraços e Obrigado pelo comentário!!

  12. Olá Lucas !

    Primeiramente agradecemos pelo reconhecimento do nosso trabalho e a seus elogios para nosso produto e ao suporte que oferecemos.

    Agradecemos a todas sugestões que nos foi dada e gostaríamos apenas de complementar que a STEULA conta com mais de 80 Postos de Assistência técnica por todo Brasil, assim como foi citado no vídeo, mas que também há muitos outros clientes que possuem peças de reposição para venda e que não necessariamente são assistência técnica autorizada.

    Além dos PATS (Posto de Assistência Técnica Autorizada Steula), nosso técnica IVAIR está apto a dar suporte através do e-mail: [email protected] ou SKype: assistencia.steula ou por telefone: (19) 3893-2466 / 3893-2610

    Parabéns pelo excelente trabalho que você faz! É um prazer para a STEULA ser o mais novo patrocinador desse Blog tão bem conceituado no mercado do modelismo.

    1. Muito Obrigado!

      Fico sempre contente em poder contar com novos parceiros no Blog principalmente empresas que respeitam o cliente como vocês. Tenho certeza que nossa parceria trará muitos frutos para o modelismo nacional.

      Mais uma vez obrigado!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.