Aviação Reviews 

Review: 1/72 DFS-230 Glider RS Models #92172

A Aeronave,

O DFS-230 voou pela primeira vez em 1937 sendo introduzido na Luftwaffe já no ano seguinte, até o final do conflito mais de 1600 unidades haviam sido construídas,fazendo dele um dos mais famosos planadores de transporte de tropas jamais construídos.

O modelo levava 9 soldados mais o piloto, e foi desenhado como planador de assalto, para tanto era preparado para pousar na área de conflito, a técnica utilizada era mergulhar sobre a área em um ângulo de 80 graus e próximo ao solo abrir o paraquedas de frenagem permitindo que o planador com carga de 1200kg fizesse o pouso em apenas 20 metros!

O modelo teve participação importante em diversas operações militares incluindo o resgate de Benito Mussolini. O modelo tinha a fuselagem construída em metal tubular entelado e as asas em madeira.

Um modelo bastante curioso chegou a ser testado chamado “Mistetoe” que combina um Me-109 no dorso de um DFS-230, da mesma forma como fizeram com o “Mistel”. Veja uma foto aqui.


Fonte: German Gliders in World War II – Schifer Publishing – ISBN 0-88740-358-1

O kit,

O kit é bem simples composto de apenas 3 sprues totalizando 47 peças mais uma folha com detalhes em photoetched, embora seja um kit “short-run” a injeção é bem feita, não tendo nenhum tipo de rebarba ou pino que possa ficar aparente

O photoeched incluso no kit trás todos os detalhes de interior e exterior necessários, o painel de instrumentos é completado com uma folha de acetato impressa, que dá um resultado sempre muito bom, também está incluído os cintos do assento do piloto e dos soldados, outros detalhes também estão presentes.

O manual é uma folha A4 impressa dos dois lados passos simples de montagem, a única coisa que achei que faltou foi a indicação de cores para alguma marca, servindo de referência, durante a montagem. No manual consta apenas o nome das cores.

As transparências são bem injetadas e possibilitarão a visualização de alguns detalhes do interior, particularmente montaria este modelo com o cockpit aberto para que fosse possível visualizar os detalhes.

Os decalques permitem a construção de 3 modelos sendo eles:

  • DFS-230 C, “Unternehmen Eiche”, Grand Sasso, Italy 1943
  • DFS-230 C, IV/LLG 1, Luftwaffe, Ostfront 1943
  • DFS-230 C, Luftwaffe, Budapest, January 1945

Os esquemas de pintura estão na parte de trás da caixa. Pela qualidade da injeção e as peças envolvidas acredito que esta não será uma montagem complicada. Os decalques são bem impressos e não possuem sobras de filme ou falhas de registro, certamente não haverá problemas no momento de usar.

Este certamente é um modelo que não pode faltar na coleção de qualquer modelista apaixonado por planadores ou aviação alemã da Segunda Guerra Mundial.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente do site da RS Models pelo preço de 22 Euros + frete (cerca de 85 Reais – cotação Junho/2016) para comprar clique aqui.

O kit também pode ser comprado por meio dos revendedores da RS Models, para ver a lista de revendedores clique aqui.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à RS Models por enviar mais este modelo para review, obrigado!

.

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.