Aviação Reviews 

Review: 1/72 He 219 A-7 (A-2/5/7) UHU – PLATZ #AE:4800

A Aeronave,

O Heinkel He 219 Uhu (“Coruja-águia”) foi concebido como uma caça noturno para a Luftwaffe na II Guerra Mundial.O primeiro modelo voou em 1942 e entrou em serviço já no ano seguinte

O He 219 era um projeto sofisticado para a época pois possuía uma variedade de inovações, incluindo um radar VHF Lichtenstein SN-2, também usado nas Ju 88G e Bf-110G Bf . Foi a primeira aeronave militar operacional da história a a ser equipada com assentos ejetáveis e a primeira aeronave alemã operacional da II Guerra Mundial com trem de pouso triciclo.

Devido a problemas políticos e da complexidade do projeto cerca de apenas 300 unidades foram construídas, entretanto caso mais unidades tivessem sido colocado em operação certamente teriam mudado o rumo da ofensiva de bombardeio noturno estratégico da RAF.


Material de referência,

Um dos melhores livros de referência que já vi sobre o He-219 é o da Valiant Publishing: The Heinkel He 219 ´Uhu´, fiz o review deste livro tempos atrás aqui no Blog. Para ver clique aqui.

O kit,

Este kit é uma parceria da PLATZ com a DRAGON, portanto o kit em si é injeção da DRAGON, um kit que alguns modelistas dizem não ser muito bom para montar, mas que para mim, em um primeiro momento não vi problemas, e achei a injeção de boa qualidade e com um bom nível de detalhamento.

Para melhorar o kit a PLATZ inseriu na caixa alguns pesos de metal, algo visto somente em escalas bem maiores e também uma pequena folha de photoetched com alguns detalhes.

O kit possui apenas 6 sprues, sendo 5 injetados em cinza e um para as transparências, no total são apenas 79 peças, complementadas por mais 11 peças em photoetched.

A injeção é DRAGON portanto de qualidade bem conhecida, linhas de painel rebaixadas e um nível de detalhamento suficiente para a escala.

Os decalques foram desenvolvidos pela também Japonesa Rocketeer Decal, já utilizei decalques deles em um Il-76 que montei com pintura da ONU e não tive problemas, a qualidade é boa, impressão fina, sem rebarbas e de fácil aderência.

Os decalques permitem a construção de quatro aeronaves diferentes, infelizmente não pude identificar quais as marcações, pois o manual está em japonês.

Esta é inclusive a única parte um pouco complicada de toda a montagem, pois o manual inteiro está em japonês, mostrando que o kit visa um pouco mais o mercado interno, porém é possível entender bem os diagramas e códigos de pintura e decalques, nada que com um pouco de estudo do manual não seja possível montar.

Uma coisa que gostei bastante é o manual trazer escala 1/72 o esquema de pintura, facilitando bastante para o modelista na hora de finalizar seu modelo, porém novamente instruções somente em Japonês.

O fundo da caixa do kit trás impresso uma caixa no estilo de guerra, para que você monte e possa transportar o modelo, isso é muito legal!

Aftermarkets,

A empresa lançou dois aftermarkets para o kit, ambos produzidos pela já conhecida Eduard. Com qualidade já comprovada.

O primeiro set é o de photoetcheds, com detalhes que incluem todo o interior e exterior do modelo, bem como alguns outros detalhes, como o porão de rodas por exemplo.

Este set pode ser comprado por 2,592JPY (cerca de 80 Reais + frete = cotação outubro/2016), para comprar clique aqui.

O segundo set, muito necessário ao meu ver, é o de máscaras para pintura custa 864JPY (cerca de 26 Reais + frete), para comprar clique aqui.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por apenas 5,184JPY cerca de 159Reais + Frete (cotação outubro/2016), para comprar clique aqui.

Também pode ser comprado por meio dos distribuidores da PLATZ. Para ver os distribuidores da PLATZ clique aqui. A PLATZ procura distribuidores no Brasil….

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos a PLATZ pode fornecer mais este kit para review ! Obrigado !

É isso aí pessoal e até a próxima,

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

5 Thoughts to “Review: 1/72 He 219 A-7 (A-2/5/7) UHU – PLATZ #AE:4800”

  1. Alex Viana

    Muito bom seu review Lucas. Eu sempre gostei do He 219, montei meu primeiro qdo tinha 10 anos. Naquele tempo eu não pintava os modelos, era “out of the box” mesmo. Ele era todo cinza o que não causava tanto estranhamento. Só comecei a pintar os modelos qdo era adolescente. Recentemente montei um kit da Revell mas não gostei muito do resultado então comprei um kit da Dragon, o Heinkel He 219A-5/R4 5041. Ele vem com um terceiro membro da tripulação “rear gunner” que fica atrás do operador de radar. As árvores são idênticas às do Platz e ele também vem com partes em “photo-etch” mas não tem os pesos. Abraço. Alex

    1. Oi Alex obrigado pelo seu comentário!

      Você está certo, este kit é o Dragon conforme falei review 😉 e também está na caixa do kit, veja a segunda foto :D.

      A PLatz fer parceria com algumas empresas e irá embalar alguns kits de outros fabricantes adicionando aftermarkets neles.

      Neste caso do He-219 a diferença são os pesos e os photoetcheds que desta vez são produzidos pela Eduard sob encomenda para a PLATZ. Com estes acessórios a mais o kit ficou um show!

      Plastiabraço e boas montagens!

  2. Boris

    Show de aeronave e kit!!!
    Muito bacana essa caixa para transporte…seria legal ter mais caixas assim.

    Obrigado pelo review!

    1. Pois é Boris, outro kit que eu sei que tem algo parecido é o Zero 1/32 da Tamiya, acho muito legal tambem!

      Que bom que gostou do Review.

      Plastiabraços!

    2. Alex Viana

      Boris: Tenho este suporte em PDF para impressão em papel de gramatura 170. Se vc quiser (ou alguém aqui no Spruemaster) me avise que mando em seu email. Abs. Alex

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.