Aviação Reviews 

Review: 1/144 AERO L-39MS/L-59 – Mark I. Models #MKM14441

A aeronave,

Entrando em operação a partir da Força Aérea Tcheca em 1974 i L-39 sucedeu o L-29 como o treinador a jato padrão para as forças aéreas da Tchecoslováquia, URSS e Alemanh Oriental.  A aeronave manteve este perfil também em alguns outros países do bloco oriental.

O protótipo do L-39 fez seu primeiro voo em novembro de 1968 e os testes comprovarem que haviam conseguido um desempenho bem superior ao L-29, grande parte desse sucesso se deu ao uso do motor turbofan Ivchenco I-25 ( o mesmo motor utilizado no jato de passageiros YAK-40) que tinha quase o dobro de potência do motor do L-29.

Uma das características mais interessantes do L-39 é que foi concebido para que sua manutenção fosse o mais fácil possível, dessa forma ele não precisa de unidades geradoras externas para dar partida em sua turbina, razão pela qual após a dissolução do Bloco Oriental, muitas destas aeronaves foram vendidas para uso civil.

No Brasil, existem duas aeronaves registradas na ANAC ambos são do modelo L-39C e suas matrículas são: PR-ZGV (serial number: 433132) e  PT-ZVC (serial number:934872) – Fonte: ANAC (RAB On-Line – consulta 11/12/2016).

Quando vistei o museu Kbely em Praga tive a oportunidade de fotografar o 5º protótipo do modelo:

 

 

O kit,

Este kit representa a versão L-39MS é a evolução do L-39  conhecido também como Super Albatros, ele tem motor mais potente, melhor aviônica, mais velocidade e capacidade de carga, mais tarde ele foi chamado de L-59.

Este é um kit multimídia, com peças injetadas, em resina e em vacuum-forming, são 31 peças injetadas em cinza em dois sprues, 8 peças em resina e um canopy em vacuum-forming.  A injeção é em baixo relevo é bem feita para a escala.

O manual de montagem é bem simples com poucos passos de montagem, e a resina é de ótima qualidade, sem problema algum para a montagem mesmo para aqueles que nunca trabalharam com nada em resina.

 

 

O kit apresenta 4 esquemas de pintura sendo eles:

  • Aero L-39MS Super Albatros, Black 0006, 1st Training Regiment (1. šlp), Czech Air Force (letectvo Armády České republiky), Přerov Air Base, 1993
  • Aero L-39MS Super Albatros, Black 0003, 1st Training Flight (1. školní letka), gen. M.R. Štefánik’s Air Force Academy, Slovak Air Force (letectvo Armády Slovenskej republiky), Košice Air Base, 1999
  • Aero L-59E Super Albatros, Black 1807, 88th Squadron, Egyptian Air Force, El Minya Air Base, 1993
  • Aero L-59T Fennec, Black Y95063/JG, 16th Squadron, Tunisian Air Force, Gafsa Air Base, 2008

As indicações de pintura não trazem nenhum código de fabricante, e também nenhuma referência em Federal Standard ou outro padrão, portanto um pouco de pesquisa será necessária.

A qualidade dos decalques é excelente, e além das marcações de cada aeronave ainda inclui alguns stencils. Parabéns para a Mark I. este é o primeiro kit totalmente deles que pego em mão e gostei muito. A marca começou com kits 1/144 da antiga empresa Atack Models, colocando algumas pequenas melhorias, mas agora está produzindo os próprios kits como é este caso.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 14 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 50,00 Reais (cotação Dezembro/2016). Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

6 Thoughts to “Review: 1/144 AERO L-39MS/L-59 – Mark I. Models #MKM14441”

  1. Marcelo Albuquerque

    Bonito avião. Quer dizer que tem 2 brasileiros podres de ricos voando essa belezinha ?

    1. Pois é meu amigo, quem pode, pode 😀

      Plastiabraços!

  2. Fabricio Cerqueira Leite

    Muito legal Lucas. Quando acabar o meu estoque de aviões ocidentais, esse é um legal que irá para a lista.
    Abs

    1. Manda bala Fabrício! Com certeza esse não pode faltar na coleção

      Plastiabraços!

  3. Rodolfo Menjou de Paula Vieira

    Oi Lucas!

    Nunca verei artigos sobre veleiros na spruemaster?
    Sou aficcionado por veleiros, além também de ser velejador nas folgas do trabalho.
    Atualmente estou montando um plastimodelo da Heller ( LeSuperbe) de 890 peças.

    Abraço!

    1. Boa tarde Rodolfo tudo bem?

      Pelo visto você já percebeu que o assunto naval aqui no Blog não é muito tratado, uma das razões é que eu não monto kits deste tipo, portanto nem tenho propriedade para falar pois não sei muita coisa sobre o assunto (apesar que já tive um veleiro R/C), outro motivo é que até hoje nenhum patrocinador nunca mandou nenhum kit deste tipo para review aqui no Spruemaster.

      Mas quem sabe alguma hora eu não falo sobre algo do tipo? Tenho um barco Viking na minha coleção, posso fazer um passo a passo quando minha fila de montagens diminuir rsrs

      Plastiabraço e boas montagens!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.