Aviação Reviews 

Review: 1/72 Bü 131D “In Fliegersschulen” RS Models #92205

 

A aeronave,

O Bücker Bü 131D foi um biplano projetado para treinamento e acrobacias. O Bücker 131 “Jungeman” (Jovem) voou pela primeira vez em 1934 e era equipado com um motor de 80hp e começou a ser entregue para a Luftwaffe já em 1935. Em 1936 uma nova versão com motor mais potente de 105hp passou a tomar a linha de frente e foi a mais produzida (Bü 131D).

A aeronave foi exportada para outros países entre eles Japão, Suíça, Espanha, Iugoslávia, Romênia, e Bulgária. O modelo foi produzido sob licença no Japão, Espanha (CASA) e Checoslováquia (C-104). Foi retirado do serviço militar somente em 1968, a Força Aéra da Espanha foi a última a utilizar o modelo. Desde então muitos Bü 131 estão em uso de mãos civis.

No Brasil  existe o registro de alguns modelos produzidos pela Dornier, consta no RAB brasileiro, 13 matrículas para a aronave:

 

Algumas aeronaves estão com seu CA ou IAM vencidos ou cancelados, mas algumas ainda estão em condições regulares de voo. Me lembro de ver o Beto Bazaia voando o seu 131 (PPZMO) em Araras há uns bons anos atrás… achei um vídeo no youtube com ele voando seu 131.


O kit,

O kit é composto por apenas um sprue, uma folha de photoetched e uma folha de acetato. São 56 peças no sprue e é possível perceber que é possível montar diversas variantes com o mesmo sprue, uma vez que ele contém 3 hélices, 3 cowlings, vários tipos de roda e outras peças que podem ser usadas em versões diferentes, como o C-4 e C-104 Tchecos, o 131A.

Embroa seja um kit “short run” a injeção da RSmodels é muito boa, sem rebarbas e com detalhes muito bons, as linhas de baixo de relevo são corretas para a escala e a simulação da entelagem também é muito boa. Profundor e leme já vem separados e podem ser montados em qualquer posição, particularmente gosto quando o fabricante já faz isso por nós, que muitas vezes temos que cortar, serrar, etc…

Para completar o detalhamento uma folha de photoetched vem com kit, trazendo os detalhes mais finos, como cintos de segurança, painel de instrumentos, pontos de fixação das asas e até mesmo a costura da entelagem por baixo da fuselagem.

Terminando o trio de peças uma folha de acetato trás os instrumentos, para serem colocados atrás do painel em photoetched, e os vidros.

 

 

Como o próprio nome na caixa diz  “In Fliegersschulen” (em escolas de aviação), o kit vem com 5 opções de decalques, sendo a maioria das escolas da Luftwaffe, as vesões disponíveis são:

  • Bücker Bü 131D, LKS 7, Luftwaffe, Wien-Seyring – 1942
  • Bücker Bü 131D,FFS A/B 14, Luftwaffe, Klegenfurt – Annabichi – 1941
  • Bücker Bü 131D, RHAF, IL. Tatical Reconnaissance Squadron, Hungary – 1939
  • Bücker Bü 131D, 4.FFS A/B 52 Luftwaffe, Danzig-Langfuhr – Summer – 1944
  • Bücker Bü 131D, Sch/FAR 71, Luftwaffe, Prostejov – 1941

As indicações de pintura estão na parte de trás do modelo, porém não trazem nenhum código de cor de nenhum fabricante ou mesmo os códigos RLM das cores, essa é a única parte que irá requerer um pouco de pesquisa.

Certamente este é um kit que não pode faltar em uma coleção de modelos, dada sua importância história, e é um kit ideal para quem quer evoluir para kits multimídia. 

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por 18 Euros (cerca de 59 Reais cotação Fev/2017) + frete diretamente da RS Models. Para comprá-lo, clique aqui.

O kit também pode ser comprado por meio dos revendedores da RS Models, para ver a lista de revendedores clique aqui.

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à RS Models por enviar mais este modelo para review, Muito Obrigado !

É isso aí e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review: 1/72 Bü 131D “In Fliegersschulen” RS Models #92205”

  1. Ronaldo Magalhães

    A RSmodels possuí um catálogo com kits muito interessantes. Esse kit, em particular, parecer ser muito bom. Ainda pretendo montar um kit deles.

    Sobre o Bücker Jungman, havia um exemplar no Museu da Tam com pintura da Luftwaffe, não sei qual versão exatamente.

    1. Pois é Ronaldo,

      E mesmo sendo short-run a qualidade dos kits deles é muito boa, este aí vai pra bancada, em breve publico um build review dele.

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.