Aviação Reviews 

Review: 1/72 Morane-Saulnier MS.406C-1 AZmodel #AZ7528

A aeronave,

O MS.406 foi o primeiro projeto Francês com design “moderno”, porém na Segunda Guerra Mundial já era obsoleto e sofreu pesadas baixas em combate contra os mais avançados caças alemães.

O modelo surgiu a partir de uma especificação realizada em 1934 e inicialmente para atender a especificação o modelo produzido foi o MS.405 que voou já em 1935. O modelo final de produção o MS.406C-1 teve mil unidades encomendadas e as primeiras aeronaves começaram a ser entregues em março de 1938. O modelo chegou a ser usado em outros países como a Suíça e a Turquia, algumas aeronaves capturadas foram utilizadas pela Finlândia e Croácia.

Atualmente algumas aeronaves ainda estão em condições de voo, e podem ser apreciadas em alguns shows aéreos principalmente na europa.


O kit,

Cada dia me impressiono um pouco mais como os kits “short-run” tem melhorado sua qualidade, este é um exemplo disto. O kit é composto por apenas 3 sprues, dois para as peças e um para as transparências, além de 4 peças em resina. No total são 49 peças, ao abrir a caixa as peças e o manual o convidam para uma montagem despretensiosa de final de semana…

Os detalhes da aeronave estão bem detalhados, com painéis em alto e baixo relevo, assim como a simulação da entelagem na fuselagem. Como todo kit short-run, este não tem pinos de encaixe e um pouco de rebarba é encontrada nas peças, mas nada que desabone a qualidade com que o modelo foi reproduzido, especialmente para esta escala.

O interior do modelo é completo, com o painel de instrumentos sendo representado por um decalque (melhor do que tentar pintar nesta escala na minha opinião), as laterais do cockpit apresentam alguns detalhes, também está incluso o manche e o assento, porém não há cintos de segurança, estes deverão ser feitos pelo modelista.

O trem de pouso é bem detalhado e possui as rodas em resina, também estão representados em resina a antena superior e a inferior. O modelo vem com dois modelos de transparências, porém nenhuma delas com a possibilidade de montar aberta.

O manual é simples, impresso em uma folha A4 dobrada ao meio, a montagem do modelo se dá em apenas 17 passos, as ilustrações são coloridas e lembram o novo formato de manual adotado pela Revell.

As instruções de pintura estão na parte de trás da caixa, e trazem a possibilidade de construção de 3 aeronaves

  • MS-406 , Nº 1031, GC III/1, flown by Kazimierz J. Burstyn, May 1940
  • MS-406, Nº 988 GC II/3, flown by F/Lt. Raymond Clausse (5 victories and 4 probables) commandig officer of the 4th Escadrille, April 1940
  • MS-406, N º 546,m GC II/3, flown by Czechoslovak pilots Sgt. Josej Keprt and Josef Hubáček, May 1940

As cores para pintura são indicadas para a marca Humbrol, os decalques são bem impressos e dão a impressão de que não irão dar nenhum tipo de problema durante a aplicação.

 Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 12 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 38,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “Review: 1/72 Morane-Saulnier MS.406C-1 AZmodel #AZ7528”

  1. Esse é um dos aviões que mais gosto. Tenho um de outra marca. Mas vale a pena ter na sua coleção.
    Parabéns

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.