Militaria Naval Reviews 

Review: 1/35 Schwertwal-I German Midget Submarine MikroMir #35-016

O submarino,

O Schwertwal-I  (orca)  surgiu em 1943 com a finalidade de ser um submarino desenvolvido para lutar contra outros submarinos. Sua vantagem seria sua velocidade, estimada em 30 knots  (cerca de 55 km/h) e seu tamanho reduzido, pois era operado apenas com dois tripulantes. Como armamento o modelo contava com dois torpedos. Outra grande inovação era sua motorização uma turbina   BO-VI Walter 800-HP modernizada (rolamentos ​​e sistemas de lubrificação revisados), originalmente projetada como propulsão para torpedos Walter, com uma potência de 500 HP.

O torpedo de K-Butt (“flatfish”), era o único torpedo propelido por turbina a ter entrado na produção. Aproximadamente 100 destes torpedos foram fabricados até o fim da guerra.  O Schwertwal I não passou da fase de protótipo, sendo testado apenas em superfície.

Em 30 de abril de 1945, o protótipo de Schwertwal I foi afundado no Logo Ploner próximo a Bosau. Em julho de 1945, os britânicos recuperaram as partes do naufrágio e a documentação técnica e, após um exame minucioso do estudo do submarino ele foi destruído.

Depois da guerra foram realizados cálculos baseados nos estudos do projetista de submarinos Ulrich Gabler e concluiu-se que o Schwertwal-I não conseguiria submergir devido a erros em seu formato, peso e volume, entretanto esta teoria nunca foi comprovada.

O kit,

Composto de 7 sprues e uma peça transparente, o kit é bastante simples, detalhes em baixo e alto relevo estão presentes, algo que chama a atenção é o seu tamanho depois de montado o modelo ficará com aproximadamente 37cm de comprimento. No total são 75 peças, que incluem detalhes do interior, que não ficarão visíveis após a montagem, neste caso seria bem interessante um projeto com ele “cortado ao meio”, o kit também inclui dois torpedos e uma base para ser colocado.

Obviamente este é um kit short-run e exige um certo nível de experiência de montagem do modelista, mas por possuir poucas peças/detalhes, pode ser um excelente ponto de partida para quem pretende seguir pelo caminho dos modelos mais incomuns, particularmente essa é a minha praia :).

A injeção tem uma ótima qualidade, não há absolutamente nenhuma rebarba, é melhor que muitos kits Revell vendidos por aí.

Como o modelo não passou de um protótipo não há decalques, porém o manual trás instruções coloridas de pintura, mas apenas com indicação de nomes de cores, sem indicar nenhum fabricante ou padrão de pintura.

O manual é simples, e a montagem não me parece complicada, e certamente este será um modelo muito interessante na coleção de qualquer modelista apaixonado pelo tema Naval.

 

 

Quer concorrer a este kit? Preencha a pesquisa Nacional de Plastimodelismo e participe do Sorteio!

 

Onde comprar,

Este kit custa US$44,0 + frete (cerca de 135 Reais – cotação fevereiro/2017). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui.  Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui.

Para compras acima de 180,00 dólares o frete é grátis!

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este kit para review.

Até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.