Aviação Build Review Montagens & Tutoriais Na bancada ! Reviews 

Build Review: 1/72 Yakolev Yak-1 1941 Brengun e Tintas HATAKA

 

Este será um build review duplo, pois irei montar um kit da Brengun e utilizarei as tintas Hataka pela primeira vez.

Sobre as tintas HATAKA.

Para a pintura deste kit usei um set da HATAKA que já vem com as cores soviéticas da Segunda Guerra Mundial, o que facilita muito a montagem, uma vez que os manuais da Brengun não trazem códigos de cores de nenhum fericante.

Diluí a tinta na proporção de 2:1 (água:tinta) e usei em torno de 15psi de pressão. Foi tudo muito bem, e o acabamento embora fosco não deixou nenhum silvering nos decalques. Em breve publicarei um review completo das tintas, utilizando vários tipos de solventes diferentes, mas a princípio somente com água já foi muito bem.

Outra coisa muito interessante desta tinta é o seu cheiro, pois é bastante suave, ideal para aqueles modelistas que a esposa reclama de cheiro de tinta.

Embora os frascos lembrem das tintas Vallejo, lembro que estas tintas NÃO TEM semelhança alguma com as Vallejo. São tintas com acabamentos e fórmulas completamente diferentes.

As tintas HATAKA podem ser enviadas pelos Correios normalmente, são fabricadas na Polônia e é possível comprar diretamente do fabricante em seu site. (clique no banner ao lado)

Este set de tintas que utilizei nesta montagem custa 17,60 Euros (cerca de 60 Reais) + frete, o set vem com 8 cores, ou seja R$7,50 por frasco. Para comprar clique aqui.

A HATAKA tem sets específicos de cores para a Força Aérea Brasileira! Para ver os sets clique aqui.

O YAK-1

Tendo seu primeiro voo realizado em Janeiro de 1940, o Yak-1 foi um dos mais bem sucedidos caças soviéticos da Segunda Guerra Mundial. Sua construção era um misto de liga leve e madeira, sua configuração era de um caçamoderno, com cockpit fechado e trem de pouso retrátil (um avanço para a época).

Seu armamento era constituído de 1 canhão fixo de 20mm (pelo spinner da hélice) e duas metralhadoras de 7,62mm instaladas no capô do motor, podia ainda levar uma carga de até 200kg em bombas ou foguetes.

No total quase 9 mil unidades foram construídas. Ele serviu de base para o desenvolvimento dos ainda melhores Yak-3, Yak-7 e Yak-9.

O KIT

Composto de apenas de 4 sprues, sendo três para o kit e um para as transparências, este é aquele tipo de kit que serve muito bem como projeto de final de semana, montagem simples, sem muitos problemas. O kit ainda inclui rodas em resina, e detalhamento em photoetched.

São poucas peças, porém com um nível detalhamento bom para a escala, gostei das tampas do trem virem em photoetched, dois pontos que ficaram faltando

  • Cintos de segurança
  • Painel de instrumentos difícil de pintar

Nenhum destes itens está presente no modelo, o painel é em photoetched em alto relevo, mas com detalhes tão pequenos poderia ser fornecida uma folha de acetato com os instrumentos ou algum decalque.

Outro ponto é o canopy que vem fechado e não há como fazê-lo aberto. No restante é um kit bem interessante.

 

A montagem,

Iniciei a montagem de acordo com a sequência indicada no manual, fazendo o painel e o assento. O assento é muito bem detalhado porém com peças bem delicadas, é necessário tomar bastante cuidado ao manuseá-lo, pois ele é um misto de peças em photoetched e injetadas.

Algumas peças no interior da fuselagem são bem interessantes e adicionam um detalhamento final bem interessante ao modelo, mesmo sendo um kit short-run a fuselagem fechou bem, com exceção da tampa do motor, que ficou bem desalinhada e foi necessário um pouco de trabalho de lixa e putty no local.

Outras peças que exigiram um pouco de cuidado foram os radiadores, também foi necessário um pouco de putty para que ficassem com uma junção boa.

Como a asa do Yak-1 era um misto de metal e madeira, o pessoal da Brengun teve uma sacada bem legal, enviar as partes de metal em photoetched, o que deu um acabamento bem bacana. Falando em asas, estas tinham rebarbas, e foi necessário remover dois grandes pinos de injeção para que fechassem, outro ponto importante, tiver que lixar bem o well bay pois este também impedia o fechamento da asa na raiz.

Um detalhe importante quando se fala em photoetched, é sempre bom aplicar um primer nele antes, pois a tinta pega muito melhor desta forma. Eu utilizo o primer branco da Tamiya.

Algumas peças do interior possuíam falhas de injeção e não puderam ser usadas como a A-37 (ver foto), outras peças precisaram de lixa para remoção de rebarbas e outras ainda precisaram de preenchimento como a tampa do motor, que tinha as saídas das metralhadoras “vazada” utilizei putty para fechar o buraco.

Outra peça também apresentou problemas, a C9 que era menor que o tamanho de encaixe, para montar corretamente usei a cola Tamiya Extra Thin, que derreteu o plástico e preencheu perfeitamente o espaço.

Embora as peças do canopy venham separadas, no Yak-1 a parte central corria para trás e da forma como foi injetada a peça não foi possível montar o canopy aberto.

 

Para compensar a falta de cintos de segurança, utilizei um feito em decalque, como o canopy vai ficar fechado mesmo, ele cumpre o seu papel.

Para a pintura e o mascaramento utilizei Silly putty para a camuflagem e Mr Masking para o canopy.

Os luzes de navegação do kit não se encaixam na asa, portanto foi necessário fazê-las, utilizei o Micro Cristal Clear para a tarefa, e o problema foi resolvido. O tubo de pitot do kit é um pouco rudimentar e o substituí por um feito de cobre de 0,4mm.  O acabamento final foi dado utilizando thinner fosco da AK-Interactive.

Esta foi uma das montagens mais rápidas que já fiz, contabilizando todo o tempo na bancada foram cerca de 3 dias de trabalho.

O resultado final

 

Onde comprar.

TINTAS HATAKA

Este set de tintas que utilizei nesta montagem custa 17,60 Euros (cerca de 60 Reais) + frete, o set vem com 8 cores, ou seja R$7,50 por frasco. Para comprar clique aqui.

A HATAKA tem sets específicos de cores para a Força Aérea Brasileira! Para ver os sets clique aqui.

KIT

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 11,2 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 37,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

A Brengun já lançou um photoetched e um canopy em vaccum forming para melhorar a montagem do kit!

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex e da HATAKA por gentilmente enviar este material para review.

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

7 Thoughts to “Build Review: 1/72 Yakolev Yak-1 1941 Brengun e Tintas HATAKA”

  1. Silvério Junior

    Um show após o outro. Parabéns pela montagem/review!!! Faça mais que a comunidade plastimodelistica agradece.

    1. Obrigado Silvério,

      Sempre que possível publico reviews de montagens.

      Plastiabraço!

  2. Maicon Busin Werplotz

    Também tenho curiosidade sobre as tintas deste fabricante….e em fóruns gringos achamos opiniões bem conflitantes…

    Nas fotos o acabamento me pareceu bem “áspero”…….ilusão de ótico ou é isso mesmo?

    1. Maicon,

      Obrigado pelo seu comentário e por visitar o blog 😀

      O acabamento ficou com o mesmo “aspero” da Tamiya, mas acredito que foi por eu ter usado água como solvente, estou esperando chegar o solvente do fabricante para poder realizar os testes.

      O ideia será testar da mesma maneira que fiz os testes com as tintas Italeri e publiquei aqui no blog.

      Quando estiver com tudo em mãos farei o post.

      Plastiabraço!

  3. Marcelo Albuquerque

    Muito bom

  4. PAULO CESAR DO PRADO LEITE

    Lucas tenho a maior curiosidade para usar estas tintas, parecem ser muito boas.
    Parabens pelo review.

    1. Obrigado Paulo!

      Em breve vou postar um teste completo com elas, estou esperando chegar o Thinner da marca.

      Vou fazer um teste igual ao que fiz com as tintas da Italeri comparando diferentes solventes e vendo alternativas.

      Mas só de usar com água já deu pra perceber que são boas, gostei do acabamento, tempo de secagem, etc..

      Plastiabraço

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.