Aviação Reviews 

Review: 1/72 X-47B GO NAVY – PLATZ #AC-18

A aeronave,

O X-47B é um Unmanned Combat Air Vehicle (UCAV) (Veículo Aéreo de Combate Não Tripulado), o modelo vinha sendo desenvolvido desde 2007 pela U.S. Navy. Dois X-47B foram construídos e desde então eles vinham realizando testes após testes.

Esta seria a primeira aeronave de combate não tripulada embarcada da história, em 2013 ele realizou sua primeira decolagem a partir de um porta aviões e no mesmo ano um pouso. Em 2015 ele realizou seu primeiro reabastecimento aéreo totalmente autônomo.

O programa de desenvolvimento do X-47B foi cancelado pela Marinha dos Estados em Março de 2016 devido a problemas orçamentários. Entretanto o conhecimento e a tecnologia obtidas no projeto do X-47B serão usadas no MQ-25 Stingray que está em desenvolvimento.


 

 O kit,

São apenas 3 sprues injetados em cinza, o kit tem 67 peças. Basicamente este é o mesmo kit lançado pela empresa em 2012 (review aqui) apenas com a adição de mais um sprue com um suporte para montá-lo em posição de voo. Quanto à qualidade da injeção nada fica a desejar, a PLATZ produz kits muito bem injetados e a montagem é bastante simples. Como não há cockpit, logo não há transparências

Algumas opções no kit também são bem interessantes, como por exemplo os freios aerodinâmicos podem ser montados abertos ou fechados e as asas também podem ser montadas abertas.

Os decalques são impressos pela empresa Italiana Cartograph, com qualidade muito boa. Está disponível uma versão de treinamento Navy vs Army semelhante aquelas utilizadas pelos F-18, claro sendo este um “what-if”, também é possível fazer uma marcação operacional.  A folha de decalques inclui uma boa quantidade de stencils demonstrando todo o cuidado que a PLATZ teve ao reproduzir o modelo.

 

 

O manual está em Japonês e Inglês o que facilita em muito a montagem que, aliás, se dá poucos passos (11 no total). As indicações de cores são para as tintas Gunze Sangyo, Testors Model Master.

Em um teste à seco o encaixe da fuselagem é perfeito, demonstrando que quase não haverá a necessidade de massa putty para finalizar o modelo. Ponto mais que positivo, principalmente para quem está iniciando no hobby.

Este é um modelo bem diferente, simples e fácil de montar, com certeza deve estar nas mãos de qualquer iniciante no hobby ou de qualquer modelista que goste do tema protótipos.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na loja da PLATZ por 3.132JPY cerca de 87Reais + Frete (cotação Abril/2017), para comprar clique aqui.

Este kit também e pode ser comprado por meio dos distribuidores da PLATZ.  Para ver a localização dos distribuidores da PLATZ clique aqui.

Se você não sabe como fazer compras no exterior, recomendo a leitura destes tutorias clicando aqui.

Meus sinceros agradecimentos à PLATZ por enviar este kit para review!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.