Aviação Reviews 

Review 1/144 Bristol Freighter Mk 31 OzMods #OMKIT-4418

A aeronave,

O Bristol Type 170 Freighter é uma aeronave bimotor desenvolvida na Inglaterra no final da Segunda Guerra mundial. Foi projetada e construída pela Bristol Airplane Company como um cargueiro e aeronave de passageiros. Seu uso mais conhecido foi como uma air ferry “balsa aérea” para transportar carros e seus passageiros em distâncias relativamente curtas. A versão apenas para passageiros produzida como o nome de  Wayfarer. Uma terceira versão ampliada para maximizar a capacidade de transporte de veículos, conhecida como Bristol Superfreighter, foi posteriormente desenvolvida.

O modelo era impulsionado por dois motores Bristol Hercules (os mesmos motores nos bombardeiros Lancaster e Wellington) tinham potência de 2000hp cada fornecendo para a aeronave a capacidade de voar a velocidade de 360km/h e levar até 7 toneladas de carga. Um fato curioso deste avião é que ele foi utilizado como “ator principal” no filme The Man in the Sky de 1957.

No Brasil a Real Transportes Aéreos chegou a operar o modelo, 2 aeronaves foram voadas pela CIA, os prefixos eram: PP-YPD e PP-YPE. Aqui um excelente artigo sobre os modelos voados pela Real no Brasil.

No vídeo abaixo um pouco da história da aeronave conhecida por ter “20.000 rebites”.


O kit,

Esta aí um belo kit para fazer par ao ATL-98 lançado pela Roden alguns anos atrás, montei este kit o link da montagem está aqui no Blog.

O kit da OzMods não deixa a desejar em nível de detalhes, especialmente para esta escala tão pequena, ele é composto por 6 sprues, totalizando 39 peças injetadas em branco e uma transparente. O kit ainda trás como adicionais o canopy em vaccum-forming e duas peças de resina (para as hélices).

Gostei bastante da embalagem do kit, a caixa é muito bem reforçada, garantido que nada se quebrará durante o transporte, peças mais delicadas como as hélices e o canopy em vaccum-forming estão embaladas separadas e com uma folha de papelão para proteção.

Achei interessante no kit três possibilidades de montagem do cockpit, pode-se usar o do kit mesmo, colocando decalques para as janelas, ou então cortar o do kit, e montar o interior, o kit fornece os manches, assentos e um painel de instrumentos bem detalhado (infelizmente não consegui fotografar muito bem devido as peças serem brancas). Ao cortar o cockpit do kit, o modelista tem duas opções, utilizar a transparência injetada fornecida no kit ou então a de vaccum-forming (são fornecidas duas peças destas), que na minha opinião são melhores por serem mais finas. Se o modelista optar por deixar o cockpit transparente, recomendo recortar as janelas também e deixá-las transparentes usando acetato ou microscale Kristal Klear.

O kit é um shor-run, portanto não espere pinos de encaixe e uma montagem muito fácil, fazendo deste um kit não recomendado para quem não tem experiência alguma com montagem de plastimodelos.

 

Boa parte das peças possui rebarbas, e será necessário lixar bem antes de usar, porém os detalhes principais e linhas de painel em baixo relevo estão bem representados, fazendo com que o trabalho final apresente um bom resultado.

Os decalques possuem uma excelente impressão e uma boa camada de verniz, acredito que não haverá problemas ao utilizá-los.  Duas versão são disponíveis no kit sendo elas:

– Bristol Freighter Mk.31 – Safe Air – New Zeland
– Bristol Freighter Mk.31 Britsh United – England

O manual de montagem tem instruções muito claras e diagramas em 3d para auxiliar na montagem, a montagem total do kit se dá em apenas 7 passos.

 Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na OzMods por Aus $49.50 (Dólares Australianos) cerca de 118,00Reais +frete, para comprar clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimento para a OzMods por gentilmente enviar este modelo para review! Em breve irei postar a montagem passo a passo do modelo.

É isso ai e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “Review 1/144 Bristol Freighter Mk 31 OzMods #OMKIT-4418”

  1. Jefferson Conti

    oi , uma duvida , estou usando verniz humbrol , tem peça que fica dias grudando ao toque e outras não , o que estou fazendo de errado ao aplicar? valeu!

    1. Bom dia Jefferson,

      Uma série de fatores pode influenciar no que está acontecendo com você. Preciso de mais informações para poder ter alguma pista.

      – Verniz fosco ou brilhante?
      – Acrílico ou base thinner?
      – Qual thinner está usando?
      – Qual a pressão do aerógrafo?
      – Estava úmido ou muito frio no dia da aplicação?

      Plastiabraços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.