Militaria Reviews 

GAZ 233014 TIGER qual o melhor kit? MENG vs Xact vs ZEVZDA – PARTE I

GAZ 233014 TIGER qual o melhor kit?

Parte I

Como farei a comparação e a montagem de três kits do GAZ 233014, seria impossível colocar tudo em um post só, então dividi esta comparação em 6 partes:

Parte I – Apresentação do kit
Parte II – Comparação das peças, medidas e detalhes dos kits
Parte III – Montagem do modelo MENG
Parte IV – Montagem do modelo Zvezda
Parte V – Montagem do modelo Xact
Parte VI – Conclusão final

Cada parte será postada no Blog mensalmente.

O veículo,

O desenvolvimento do GAZ 233014 teve inicio no final da década de 90 a partir de uma ordem de compra vinda do Rei Abdullah II. O veículo deveria ser capaz de suportar temperaturas superiores a 50ºC além da poeira e intempéries do Deserto. Os primeiros protótipos foram finalizados no final do ano 2000 e receberam a designação de TIGER, e foram exibidos na International Defense Exibithion and Conference 2001, em Abu Dabi. Entretanto, mesmo com um desempenho totalmente satisfatório nenhum contrato de compra foi assinado.

Modificações posteriores deram vida a mais cinco protótipos construídos em 2003, os novos veículos foram certificados na categoria Russia N2 e receberam a designação final GAZ 2330.

O modelo pode alcançar velocidades superiores a 120km, subir inclinações de até 45º e cruzar áreas alagadas com até 1.2m de profundidade.  Também é capaz de transportar um lançador de granadas AGS-17 de 30mm e  uma metralhadora de 7.62mm, sua tripulação é de até seis passageiros.

O modelo é bastante similar ao norte americano Humvee, tanto que foi apelidado de “Russian Humvee”

O modelo chegou a ser estudado para ser fabricado no Brasil, mas essa é uma história que vou contar em outro post.

GAZ 233014 STS TIGER MENG #VS003

O kit DO GAZ 233014 é composto por 7 sprues, mais upper e lower hull, além de um sprue para as transparências e photoetched. No total são 251 peças incluindo os pneus em vinil

A MENG já não é mais nova no mercado e vem produzindo bons modelos com acabamento interessante, ao abrir a caixa do kit percebi que este kit não será diferente, pois a quantidade de sprues denunciam o nível de detalhamento do kit, realmente muito bom.

Encontrei apenas um problema com o chassis, a parte traseira veio um pouco desalinhada, mas acredito que com um pouco de água fervente isso possa ser solucionado. Já vi alguns posts em fóruns na internet com outras pessoas reclamando desta peça, algumas em situação bem piores que a minha, acredito que possa ter havido algum erro de projeto do molde.

Os detalhes no interior são bons, com painel, e mostradores em decalque. Senti apenas falta dos cintos de segurança gostei que  algumas peças no interior simulam tecido. Aliás uma coisa bastante curiosa neste kit, ele acompanha um decalque camuflado para o interior, sim o interior do Tigre é camuflado, se você duvida veja aqui, agora não me pergunte porque camuflaram o interior do veículo (risos). As transparências são cristalinas são sem manchas ou marcas.

O upper hull é bem detalhado, porém não há possibilidade de montar o kit com o motor exposto. O lower hull encaixa-se perfeitamente, e acredito que estas peças não apresentarão problemas na montagem. O kit permite ser montado com as portas laterais e traseiras abertas.

Os pneus são excelentes, moldados em vinil e com um ótimo detalhamento, sendo possível visualizar até mesmo as inscrições do fabricante.

O manual de instruções possui 20 páginas, e é impresso em formato brochura em papel couchê, as indicações de pintura são para 2 veículos, e as indicações de cores são para tintas Vallejo. Clique, aqui para ver as opções de pintura.

GAZ 233014 Russian Jeep Tiger – Xact #XS35002

O kit é composto de 326 peças, divididas em 15 sprues (3para as transparências), mais partes em photoetched, folhas de metal, e pneus de borracha.

Não há dúvidas que este não é um kit para iniciantes, entretanto a qualidade da injeção e a forma como o manual de instruções está escrito fazem com que este kit seja montado por qualquer modelista com nível intermediário.

A parte mais desafiadora da montagem certamente será o chassis, pois todos os detalhes devem ser adicionados, somente esta parte leva cerca de 20 passos da montagem que tem no total 46 passos. A suspensão deste veículo é construída de uma maneira bem diferente de outros, e este detalhe está presente nos sprues.

Achei interessante o modelo incluir as blindagens inferiores (peças fornecidas em photoetched) assim como os decalques que representam um padrão “digital” no interior do veículo, neste link é possível ver como o veículo é camuflado por dentro. Outro ponto bastante positivo do modelo é que todas as portas podem ser montadas abertas ou fechadas, um convite para a construção de uma vinheta ou diorama moderno.

GAZ 233014 “TIGER” – ZVEZDA #3668

O kit da Zvezda possui 262 peças distribuídas em 7 sprues, sendo um deles para as transparências. O detalhamento é muito bom, incluindo ótimos detalhes externos e internos. As portas vem separadas porém o capô não é possível de montar aberto, uma vez que não há detalhes dos motores.

A montagem se dá em 21 passos, e o manual se mostrou bastante claro para mim, os decalques permitem fazer dois modelos. As indicações de pintura são para as marcas de tinta Humbrol e Zvezda.

O decalque com o interior camuflado não é incluído no kit da Zvezda faltando este detalhe que chama a atenção no modelo  verdadeiro, porém alguns outros detalhes externos estão presentes neste kit e nos outros não está. Como a entrada de ar que fica sobre o capô.

O tamanho do kit me pareceu correto para a escala, mas sobre isso falarei no próximo post. Este kit não possui upper hull,  ou seja, as laterais  bem como a parte superior vem desmontadas, neste ponto um pouco de atenção será necessária durante a montagem para que as peças não sejam montadas desalinhadas.

As transparências são boas e representam tudo o que é de vidro no kit. Para complementar decalques refletivos são fornecidos para serem colocados nos espelhos retrovisores. O kit não inclui nenhum detalhamento extra em photoetched.  Os pneus são em vinil, 5 no total.

O kit me pareceu bem simples, e sua montagem pode ser realizada por qualquer modelista, inclusive por iniciantes, pois não encontrei nada de muito complicado, pelo menos em uma primeira olhada no manual.

Onde comprar,

Este kits podem ser comprados na Hobbyeasy. (preços cotados em junho/2017)

  • Modelo MENG – 85,00  Reais + frete – Para comprar clique aqui
  • Modelo Xact – 132,00 Reais +frete – Para comprar clique aqui
  • Modelo Zvezda – 65 ,00 Reais – Para comprar clique aqui

Meus sinceros agradecimentos a Hobbyeasy por enviar estes kits para review,

Muito obrigado !!

No próximo post, irei comparar cada modelo fique ligado!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “GAZ 233014 TIGER qual o melhor kit? MENG vs Xact vs ZEVZDA – PARTE I”

  1. Anderson Luiz

    bacana, tai um kit que me desperta interesse pelo nivel de detalhes do interior. Realmente curioso o fato de ter o interior camuflado mas me assusta um pouco ter de decalcar ele.

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.