Militaria Reviews 

Review: 1/35 Su-122 Early Production – MINIART #35181

O veículo,

O Samokhodnaya Ustanovka (em russo: самоходная установка – unidade automotora), conhecido pela sigla SU era a designação dada para os blindados “caçadores” russos durante a segunda grande guerra.

Os modelos SU tinham como propósito destruir outros blindados. Juntamente com os tanks alemães Sturmgeschütz e Jagdpanzer, o SU-122 teve3 um papel muito importante nos combates envolvendo blindados na Segunda Guerra Mundial.

Construído sobre o chassis de um T-44 e portando um canhão howitzer M1938 de 122m,daí o nome SU-122, o modelo possuía uma blindagem de 45mm, motor de 500hp e tinha autonomia para 300km.

O primeiro modelo saiu da fábrica em 1939 e o último em 1955 com um número de mais de 19 mil unidades construídas. O modelo era muito efetivo e era capaz, por meio de um tiro direto, de imobilizar um Tiger I.

Neste link é possível ver um walkaround do SU-122 que está no museu de Tanks em Kubinka, Rússia.

Fonte: Zaloga, Steven J.; James Grandsen (1984). Soviet Tanks and Combat Vehicles of World War Two.

 

O kit,

Este certamente é um dos kits com mais peças que já vi, são “apenas” 57 sprues e nada menos que 565 peças, entre partes em plástico e photoetched. Um dos destaques são as esteiras no estilo LBL (link-by-link) onde será necessário montar cada parte da mesma. O que me chamou mais a atenção nas esteiras são códigos minúsculos nelas, que representam os mesmos do modelo real, a Miniart caprichou nos detalhes! (veja as fotos). Aqui uma foto das marcações em uma esteira de um T-34.

O modelo é totalmente repartido, e não lower ou upper hull, os detalhes do exterior são muito bons, com boa representação do metal de blindagem, os detalhes do canhão e da torreta são muito bons, não vejo aqui a necessidade de usar algum tipo de aftermarket.

Detalhes mais finos, como a grade do radiador e o suporte dos tanques esternos são fornecidos em photoetched. O manual de montagem é bem claro nos diagramas da montagem, que não é nada simples, principalmente a parte da suspensão.

O manual tem 14 páginas em tamanho A4 e montagem se dá em 42 passos, os decalques permitem a construção de 4 modelos diferentes sendo eles:

  • Self-propelled gun, with “Frunze” (a hero if Civil War), Bryansk Front, summer 1943
  • Self-propelled gun, 4th Tank Army, Bryansk Front, August, 1943
  • Sel-propelled gun with the slogan “Death to Hitler” and “Glory to our tankers!”, Uralmash, Sverdlovsk, 1943
  • Self-propelled gun, 1334th sel-propelled artillery Regiment of the Red Army, Leningrad front, December 1943

Neste link é possível fazer o donwload do manual.

Os decalques me pareceram bem simples, creio que não haverá problemas ao utilizá-los. Abaixo algumas fotos do modelo montado.

Meus mais sinceros agradecimentos à Miniart por enviar este kit para review.

Muito obrigado!

È isso aí amigos e até a próxima

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.