Aviação Reviews 

Review: 1/48 Gloster Meteor F.8 Airfix #A09182

A aeronave,

O Gloster Meteor foi o primeiro caça à jato Britânico e o único jato aliado a entrar em operação durante a Segunda Guerra Mundial. A vatiante F.8 lançada no pós guerra era equipada com motores Derwent mais eficientes e foi a versão definitiva da RAF durante os anos 50 até ser substituído pelo Hawker Hunter.

O Meteor F.8 era uma aeronave estável e com boa performance, permitindo que fosse empregado em diversos usos. Entretando em combate contra o MIG-15 na Guerra da Coréia, os Meteors da Royal Australian Air Force mostraram ter pouca performance durante combates aéreos aproximados (dogfight) e então foi empregado rapidamente em missões de ataque ao solo, onde sua eficácia já era comprovada.

O modelo foi exportado para muitos países, incluindo o Brasil, o modelo foi produzido entre os anos de 1943 até 1955 e 3847 unidades foram construídas.

Em Outubro de 1952 o Brazil encomendo 60 unidades do modelo F.8 e 10 unidades do modelo F.7 de treinamento, a encomenda foi paga com incríveis 15 toneladas de algodão cru. Algo completamente impensável nos dias atuais.

No ano de 2010 a C&R Editorial lançou um livro sobre o Meteor no Brasil, escrito pelo Cel. Camanzano uma das maiores autoridades  brasileiras sobre a história da FB, porém o título encontra-se esgotado. Quem sabe uma segunda edição não vem por aí…

Algumas fotos que fiz dos Meteor presentes no Museu de Armas e Veículos em Bebedouro/SP.

Fotos dos Meteor na FAB (fotos via Pesquisador Henrique Maximiano)

O kit,

Composto de 165 peças o kit é dividido6 sprues sendo 1 para as transparências. As linhas de painel são em baixo relevo mas os rebites presentes nas superfícies de controle em algumas outras partes da aeronave estão em alto relevo. Um detalhe bem interessante e que os fabricantes vêm adicionando aos seus lançamentos.

As asas tem as linhas de painel em baixo relevo e trazem ailerons e spoilers que podem ser montados em diferentes posições, outro detalhes interessante são as naceles dos motores que podem ser montadas abertas exibindo os detalhes dos motores, isso mesmo, o kit vem os dois motores. Aliás os motores possuem ótimos detalhes também em baixo e alto relevo.

A fuselagem tem boas linhas e um detalhe que me chamou a atenção, os painéis onde ficam as metralhadoras tem sua superfície com stress já no molde, algo que ainda não havia notado em nenhum modelo.

Os detalhes para o interior são muito bons, com painéis laterais e frontal de instrumentos, assento, que pode ser montado com ou sem cintos (para aqueles que usarão aftermarkets) e demais detalhes, sinceramente não vejo necessidade de nenhum item adicional para o interior.

 

 

Os pneus vem em duas partes e um detalhe interessante é que eles já estão com a simulação de peso da aeronave. Algo que não gostei muito são as pernas do trem de pouso que vem em duas partes, os para-lamas estão em duas partes e será necessário montar os pneus antes e mascará-los para depois montar e pintar os trem de pouso.

As transparências são excelentes, e trazem alguns detalhes como janelas de inspeção, instrumentos e luzes, além do canopy claro, que tem duas versões presentes, a toda em plexiglas (final) e a versão com plexiglas e metal (inicial)

O manual de montagem é em tamanho ofício e possui  15 páginas com 98 passos de montagem, alguns opcionais de montagem são os assentos que podem ser montados com ou sem cintos, o motor que pode ser montado no interior ou exterior das asas, e/ou expostos ou ocultos nas asas. Trem de pouso que pode ser montado recolhido ou estendido. Metralhadoras que podem ser montadas expostas ou ocultas. Freios aerodinâmicos que podem ser montados encolhidos ou estendidos.

Além do manual que é muito bem detalhado e ilustrado o kit ainda tem duas folhas em papel couchê tamanho A3 com diagramas coloridas das duas versões possíveis de montagem no kit além de uma outra somente com as instruções de stencils.

Os decalques além de todos os stencils permitem a construção de duas aeronaves:

 

Aftermarkets

A empresa Checa Eduard tem alguns aftermarkts para o modelo como o um set para interior, máscaras detalhes para o exterior e motores e trem de pouso (em resina). Este último recomendo.

Prévia da folha de decalques FCM

O meu kit já está aqui na bancada esperando eu finalizar um outro modelo e em breve iniciarei a sua montagem.

Quanto aos decalques para a FAB a empresa nacional FCM Decalques está trabalhando em uma folha que compreenderá todas as aeronaves utilizadas. A previsão é que fiquem prontos até o final de 2017.  Todas as partes vermelho e azul das versões Jambock e Pif-Paf (as duas primeiras de cima dos profiles) serão em mascaras.

 

 Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na HTC modelismo, aqui mesmo no Brasil, e custa R310,00 (em até 18x) + frete.Para comprar clique aqui.

Para saber um pouco mais sobre a  HTC modelismo clique neste link aqui.

Meus agradecimentos ao pessoal da HTC por ceder este kit para review e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

8 Thoughts to “Review: 1/48 Gloster Meteor F.8 Airfix #A09182”

  1. Ricardo Iglesias

    Show Lucas, aqui em SAlvador, na entrada da Base aérea, que fica ao lado do Aeroporto tem um Gloster Meteor, não sei o modelo, a pintura esta conservada o Azul e Prata , boa referencia para modelistas baianos que queiram montar essa aeronave, basta ir lá e dar uma olhadinha.

    1. Poxa olha só! devia ter fotografado hauhauha

      Valeu meu amigo!

  2. Nossa que show!!! Maravilhoso!!!
    O vídeo, o kit, as fotos, tudo muito legal!!!

    1. Que bom que gostou José! Fico sempre contente quando o pessoal comenta os posts, esse tipo de review é o padrão que sempre procuro manter aqui no Blog.

      Um grande plastiabraço e boas montagens!

  3. Marcelo Albuquerque

    A velha Airfix se reinventando, que bom !

    1. Sim Marcelo, aqui no blog já fiz alguns reviews dos kits recentes deles e a Airfix definitivamente deixou de ser considerada fabricante de kits “goiaba” rsrs

      Plastiabraços!

  4. Anderson Luiz

    Muito bacana esse kit, realmente a Airfix está trazendo bons modelos.

    1. Pois é Anderson, cada novo lançamento é um show, recentemente lançaram o Blenhein na 1/48 que é um espetáculo

      Plastiarbaços!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.