Aviação Reviews 

1/72 SU-39 Zvezda vs Art Model – Qual escolher?

A aeronave,

O Su-25 é uma aeronave de ataque ao solo altamente manobrável, foi uma das aeronaves mais potentes a participar dos conflitos no Afeganistão e se destacou não somente pela capacidade de descarregar um grande volume de fogo sobre um único alvo, como também por sua precisão mortal. Equipado com duas turbinas Tumanksy R95Sh com 4500kg de empuxo ele é capaz de voar a 960km/h e levar até 4500kg de armamentos fixados em 10 pontos sob as  asas além de um canhão fixo de 30mm, seu alcance é de 2000km.

O Sukhoi Design Bureau começou a desenvolver o Su-25 em 1968. A nova aeronave tinha como função o suporte as tropas terrestres, e deveria ser de fácil operação, vôo e resistente a danos. Isto foi aprendido no conflito do Vietnã, pois somente aeronaves supersônicas não podiam dar suporte às forças terrestres, mais tarde os Estados Unidos desenvolveriam sua versão de aeronave de apoio o A-10 Thunderbolt.

A segunda geração do Su-25TM (também designado Su-39), foi desenvolvida com sistemas de navegação e ataque melhorados e melhor capacidade de sobrevivência. Enquanto mantém o radar Shkval incorporado de Su-25T, o Su-39 também pode transportar o radar Kopyo (rus. “Spear”) no recipiente sob a fuselagem, que é usado para engajar alvos de ar (com mísseis RVV-AE / R-77) como navios (com mísseis antiship Kh-31 e Kh-35). A Força Aérea Russa recebeu 8 aeronaves a partir de 2008.O Su-25TM, como um programa de atualização abrangente, foi substituído pelo programa “acessível” Su-25SM.

Os kits,

SU-39 ART Model #AM7217

O kit é composto de 11 sprues, um total de 165 peças injetas e 5 peças em resina. Como tenho acompanhado nos kits recentes no estilo short-run houve uma grande melhora na qualidade de injeção, poucos kits vem com rebarbas e as linhas de painel tem ficado mais delicadas. Porém não se deve esquecer que a montagem não é simples, e muita lixa e testes de encaixes à seco deverão ser realizados para que a montagem ocorra de forma satisfatória.

Este kit trás até alguns detalhes do interior já injetados nas metades de fuselagem, os detalhes das tomadas de ar do motor são bons e gostei da engenharia de fazê-los em separado da fuselagem, isso facilita bastante a montagem. O trem de pouso é bem simples, sem muitos detalhes, mas as rodas merecem um certo destaque pois tem um bom nível de detalhamento.

As partes em resina dão o upgrade necessário para que o kit fique bom após a montagem, todo o cockpit é em resina, painel, assento e tudo o mais, composto em apenas duas peças. Os detalhes são bons e com um trabalho de pintura ficarão de saltar aos olhos. Novamente o destaque são para as tubeiras em resina que apresentam bom detalhamento.

O ponto que deixa a desejar no kit é manual, que é simples e pouco ilustrado, recomendo uma boa pesquisa documental antes da montagem para entender bem como é a aeronave antes de iniciar a montagem.

O kit vem com 6 esquemas coloridos para pintura porém não há indicações de marcas/códigos de tintas, novamente uma pesquisa será necessária.

Os decalques são simples, porém muito completos, praticamente todos os stencils do modelo estão presentes (prepare-se para colar centenas de decalques minúsculos). Há decalques para as 6 versões apresentadas no manual e também para o painel de instrumentos.

As transparências não são muito claras, característica de todos os kits short-run, porém com um pouco de verniz brilhante transparente esse problema é resolvido facilmente.

 

SU-39 Frogfoot  ZVEZDA #7217

O kit é produzido sob licença da Sukhoi Company e apresenta um bom nível de detalhamento para a escala. São 7 sprues totalizando 131 peças.  Embora o kit não seja produzido no estilo short-run a injeção da ZVEZDA apresenta algumas pequenas rebarbas, mas nada muito sério.

As linhas de painel são em baixo relevo e bem reproduzidas, assim como os armamentos são bem detalhados.  O trem de pouso não possui um nível muito grande de detalhamento, mas é justo para a escala.

O interior é muito simples, e certamente será necessário utilizar algum aftermarket para que fique mais apresentável.

O manual de instruções é simples porém um pouco detalhado (uma folha tamanho A3 impressa dos dois lados). O kit possibilita montar os freios aerodinâmicos abertos, achei esse detalhe interessante.

Os decalques permitem a construção de uma única aeronave, e não são muito detalhados.

É um kit simples, aparentemente fácil de montar e altamente indicado para quem está iniciando no hobby.

 

Aftermarket

A empresa Ucraniana Armory possui um set de PE´s especificamente para o kit da ZVEZDA, o set inclui muitas melhorias interessantes como por exemplo o painel de instrumentos, detalhes para o assento ejetável, turbina e trem de pouso, esse SET não é opcional é imprescindível, independente do kit que o modelista escolher montar.

SET ARMORY

Outro SET não menos necessário é do pitot produzido pela Master Model

Comparações dos modelos.

Como os kits não são meus, não pude retirá-los dos sprues, portanto não tive como fazer muitas medições para ver qual deles está mais próximo da escala (sorry rivet counters!) porém consegui comparar por exemplo as asas, o kit da ZVEZDA tem aproximadamente 6mm mais envergadura que o ART Model, porém a corda da asa permanece igual desde a raiz.

As naceles dos motores são um pouco mais largas no modelo da ART model, porém mais completas pois apresentam dois detalhes primordiais: a parte interna do duto de ar, inexistente no kit da ZVEZDA, e a saída do motor em resina.

O estabilizador vertical no kit da ART model é maior que o modelo da ZVEZDA e muito maior, assim como os profundores também são maiores que o kit da ZVEZDA.

Já no kit da ZVEZDA os pneus é que são maiores que os do kit da ART model.

Não gosto de dar minha opinião neste tipo de artigo, pois o leitor é quem deve decidir o que é mais divertido para sua montagem. Entretanto eu montaria o kit da ART model como base, e pegaria algumas peças do ZVEZDA, como o armamento por exemplo, para a montagem. Sem esquecer da importantíssima folha de PE da Armory!

 

Onde comprar,

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Plastic kits por ter enviado estes kits para review.

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

2 Thoughts to “1/72 SU-39 Zvezda vs Art Model – Qual escolher?”

  1. Gui Tavares

    Show de kit e Show de vídeo!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.