Aviação Reviews 

REVIEW: 1/72 MIG-15 UTI Finnish Air Force – PLATZ – #AE-4:2800

A aeronave,

O MIG-15 é uma aeronave desenvolvida a partir de aeronaves alemãs capturadas no fim da Segunda Guerra Mundial, os estudos com asas enflechadas a partir destas aeronaves resultou na forma básica do MIG-15. Sua motorização (RD-45) é baseada em uma cópia não autorizada do motor Rolls Royce NENE. O MIG-15 é o resultado de um projeto do fim da década de 40, que requeria uma aeronave interceptadora com a finalidade de abater bombardeiros pesados.

A experiência alemã na Segunda Guerra Mundial mostrou que para abater grandes bombardeiros, era necessário canhões com calibre maior do que 20mm. Baseado nisso, o MIG-15 foi equipado com dois canhões de 23mm e um de 37mm.

O primeiro voo da aeronave ocorreu em Dezembro de 1947, mas o modelo só se tornou conhecido pelo ocidente nos anos 50, quando pilotos de P-51 Mustang reportaram ter sido alvejados por aeronaves à jato com asas enflechadas  próximo ao rio Yalu na Manchuria, o MIG-15 marcava sua estreia na Guerra na Coreia.

Depois dos primeiros encontros em combate com caças do ocidente, o MIG-15bis apareceu no cenário, era uma aeronave melhorada, e equipada com motor VK-1 que possuía 450kg a mais de empuxo comparado ao seu motor anterior RD-45.

Mais tarde nos céus da Coreia vieram a acontecer os primeiros Dogfights entre caças puros, de um lado os jatos americanos F-86 Sabre, e de outro os MIG-15 Coreanos, o primeiro combate aconteceu em 17 de dezembro de 1950, quando 4 F-86 encontraram 4 MIG´s a 25mil pés de altitude. Naquele dia um MIG foi abatido pelo Tenente Coronel Bruce H. Hinton.

Durante a Guerra da Coreia, os aliados da OTAN estavam desesperados para conseguir mais informações  sobre a aeronave e chegaram a oferecer um prêmio de 100.000 USD para o piloto que desertasse e trouxesse consigo uma aeronave. Um piloto Norte Coreano chamado Ro Kun Suk desertou e levou a aeronave, ele não quis receber a recompensa, mas ela foi entregue a ele mesmo assim.

Conhecido pela OTAN como “Fagot” o MIG-15 ser tornou a aeronave padrão dos países participantes pacto de Varsóvia até o final dos anos 60 quando a aeronave foi redesignada para fins apenas de treinamento.

Cerca de 3000 unidades foram produzidas na União Soviética, Polônia e antiga Checoslováquia. Outras 5 mil unidades biplaces (MIG-15UTI) foram construídas para treinamento.


O kit,

Este kit da PLATZ é uma produção em parceria com a Eduard, assim a qualidade de injeção já é conhecida, sou suspeito para falar do MIG-15 porque gosto muito dessa aeronave, e o MIG-15 da Eduard é o melhor já produzido nesta escala.

O kit é composto por 4 sprues, 3 injetados em cinza e um para as transparências totalizando 94 peças. O que chama mais a atenção logo ao abrir a caixa são os pesos especialmente projetados para o kit (que não estão presentes no kit da Eduard), a fixação de pesos no nariz do MIG-15 é um pouco complicada devido ao espaço mas o pessoal da PLATZ resolveu o assunto muito bem.

Os detalhes do kit são sensacionais, o interior é muito bem detalhado com painel de instrumentos e paineis laterias em alto relevo, no caso do MIG-15 UTI o cockpit é maior uma vez que ele é biplace. O trem de pouso também chama a atenção pois tem detalhes do lado interior das tampas, algo que nem sempre se vê nesta escala, as pernas do trem de pouso também são bem detalhadas.

A fuselagem tem painéis em baixo relevo assim como as asas muito bem detalhadas. O escape também é bem interessante fornecendo um ótimo detalhe final na montagem.

O manual é apenas em japonês (creio que este kit foi produzido para o mercado interno) porém os diagramas facilitam completamente a montagem.

Os decalques são impressos pela cartograph e tem qualidade excepcional. É possível a construção de quatro aeronaves diferentes sendo das da força aérea Finlandesa e duas Polonesas (SBLim-2)

Uma folha em separado é fornecida com os padrões de pintura facilitando bastante o trabalho. As cores indicadas trazem códigos para as tintas Gunze Sangyo linha Mr. Color e Testors Model Master.

Algo bem legal é que a csiaxa do kit trás um suporte para transporte para montatem, gostei muito da ideia e vai facilitar um bocado para levar em concursos!

Aftermarkets,

Em conjunto com o lançamento do kit a PLATZ também já está comercializando 4 sets de aftermarkets também produzidos pela Eduard, sendo eles:

# MS72-3 – Máscaras para pintura do canopy – Preço:  800 Ienes – 23 Reais (cotação novembro/2017)
# M72-39 – Detalhes para o interior em Photoetched -Preço:  1800 Ienes – 52 Reais (cotação novembro/2017)
# M72-40 – Detalhes para o trem de pouso e FOD covers em photoetched – Preço:  1200 Ienes – 35 Reais (cotação novembro/2017)
# M72-41 – Detalhes para os flaps em photoetched – Preço:  1200 Ienes – 35 Reais (cotação novembro/2017)

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente da PLATZ por 3024 Ienes, ou cerca de 87 Reais (cotação novembro/2017) + frete. Para comprar clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à PLATZ por gentilmente ter enviado este kit parta review.

Em breve postarei a montagem passo a passo!

 

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.