Aviação Reviews 

Review: 1/144 C-5B Galaxy – RODEN #330

A aeronave,

O C-5 Galaxy é uma das maiores aeronaves militares do mundo, desenvolvido durante os anos 60 ele ainda hoje tira o fôlego dos apaixonados por aviação.

Embora tenha um aspecto muito parecido com o seu predecessor o C-141 Starlifter, o Galaxy é uma aeronave muito diferente. Durante seu desenvolvimento o modelo apresentou desempenho abaixo do esperado bem como um orçamento muito superior ao previsto, sua capacidade de carga precisou ser rebaixada e o modelo começou a apresentar problemas estruturais no início da década de 80.

Em 1998 um projeto de modernização completa foi iniciado, incluindo toda a aviônica bem como seus motores e asas. Um total de 52 aeronaves foram modernizadas. Cerca de 131 unidades foram construídas, sendo 81 C-5A e 50 C-50B.

Devido ao seu excessivo consumo de combustível as tripulações do Galaxy o apelidou de FRED (Fucking Ridiculous Economic/Environmental Disaster).  Afinal tudo neste monstro é ridiculamente grande. Seu trem de pouso possui nada menos do que 28 rodas e a distância mínima para decolagem com capacidade total de carga é de 2500m.

O compartimento de cargas possui 37m de comprimento, 5,8m de largura e 4,1m de altura. É capaz de transportar um total máximo de 176 toneladas e tem autonomia para 4400km com uma carga de 120 toneladas.



 

O kit,

Este é  certamente um dos kits mais esperados pelos amantes da escala 1/144 como eu, afinal somente havia no mercado kit em resina (Anigrand), com preços proibitivos, ou então o raro kit da Entex/Otaki que de vez em quando aparecia em algum leilão no Ebay e era vendido por alguma centena de dólares.

Este kit da Roden é totalmente molde novo, com detalhes muito interessantes para a escala, toda a fuselagem tem painéis em baixo relevo, e a qualidade da injeção é muito boa, o modelo ficou no meio termo entre short run e um kit normal, pois embora apresente pinos de encaixe e tudo o mais, em alguns pontos será necessário remover grandes pinos de injeção rsrs, de qualquer forma esse é um sinal de que a RODEN está evoluindo na qualidade de sua injeção.

O kit vem embalado em 5 bags, 2 para as metades da fuselagem, 1 para as asas e 2 com partes diversas. São 15 sprues, sendo um deles para as transparências. O kit tem 267 peças.

Embora seja uma aeronave gigante, o Galaxy não tem muitos detalhes externos, porém o pessoal da Roden caprichou em algumas coisas como por exemplo os slats e flaps separados, que podem ser montados estendidos ou recolhidos. O também leme vem separado.

Detalhes para a cabine de comando como os assentos, manche e painel de instrumentos estão presentes. Entretanto o kit não possui detalhamento para o compartimento de carga, que vem totalmente fechado. Convidativo para fazer um pouco de scratch e colocar alguns helicópteros dentro do compartimento 😉

A montagem se inicia pelos motores, asas e cockpit, a princípio não me pareceu muito complicada, apenas o trem de pouso possui muitas peças tanto para os wheel bays quanto para o trem em si. Os pneus vem divididos em duas partes, somente aí são 56 peças para colar.

A montagem se dá em cerca de 27 passos. Os decalques me parecem bem impressos e uma grande quantidade de stencils está presente. Não há nada fora de registro. O kit trás apenas uma marcação disponível.

  • C-5B Galaxy s/n 86-0024, Air Mobility Command, 82th AMW, 346th AWM, Travis Air Base, late 1990

Uma folha em tamanho A4 colorida fornece as instruções para decalque e as indicações de pintura são para tintas da marca Vallejo.

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por meio dos distribuidores da Roden ao redor do mundo, infelizmente não existe mais distribuidor Roden no Brasil 🙁

Alguns patrocinadores do BLOG tem o kit para venda, o preço do kit varia entre 86 e 120 USD, cerca de 278 ~388 Reais + frete no exterior e 702 Reais no Brasil)

  • Modelimex – Cerca de 86 USD + Frete (desconto de 20% para compradores do exterior)
  • Hobbyterra – cerca de 119 USD (frete grátis para compras acima de 180 USD)
  • Loja Special Forces – 702 Reais + frete

Meus mais sinceros agradecimentos ao pessoal da RODEN por ter gentilmente enviado este kit para review!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.