Aviação Reviews 

Review: Su-27SM2/3 Flanker B “Updated” – PLATZ #AE-5

A Aeronave,

O Sukhoi Su- 27 (em russo Сухой Су-27) é uma aeronave de caça avançada tendo realizado seu primeiro voo em 1977 e entrado em serviço em 1984, em pleno auge da Guerra Fria. Sua função principal era interceptar os bombardeiros Norte Americanos, mas depois ele provou ser eficientes em diversa outras funções.

Uma das principais características do SU-27 é sua alta manobrabilidade, que só é conseguida devido ao fluxo variável de seus motores. Diversas aeronaves derivaram do desenho básico do SU-27 como  por exemplo o SU-33, Su35 e Su-37 além de outros. Atualmente a força aérea Russa possui cerca de 500 aparelhos das mais diversas unidades.

O SU-27 ainda permanece em produção e cerca de 800 unidades já foram produzidas.


O kit,

Este kit é originalmente produzido pela empresa Zvezda, e é um rebox da PLATZ com alguns acréscimos. O kit possui 8 sprues, sendo 7 injetados em cinza e um para as transparências. São 216 peças no total. O relevo do kit é baixo e bem feito, perfeito para a escala, alguns detalhes me chamaram a atenção devido ao tamanho mínimo e delicadeza das peças, a Zvezda mandou bem na construção deste kit.

O detalhamento das rodas é muito bom e a parte central vem separada facilitando muito a pintura, os detalhes do trem de pouso também são muito bons, achei bacana o kit incluir detalhes como a escada de acesso, wheel-shocks , e duas figuras, uma em pé e outra que pode ser colocada no cockpit além de FOD covers. Tudo pronto para fazer uma vinheta!

O kit permite a construção de duas versões do SU-27SM a SM2 e a SM3, que na verdade só são diferenciadas por uma pequena antena no dorso da aeronave.

O canopy vem em duas partes, e pode ser montado aberto ou fechado as transparênciaso  são muito boas e não apresentam nenhum tipo de marca.

Os intrumentos do painel não estão em relevo, porém o kit fornece os mesmos em forma de decalque, para os mais puristas a própria PLATZ em parceria com a EDUARD lançou alguns sets de photetched para o interior e exterior.

Os decalques são produzidos em parceria com a Rocketeer Decals e a Cartograf e incluem absolutamente, creio, que todos os stencils da aeronave, prepare-se para colar centenas de decalques. Incluem duas aeronaves sendo elas:

  • Su-27SM2 The 4th Center of Combat Application and Conversion of Frontline Aviation, Lipetsk, 2013
  • Su-27 SM3 6972nd aviation base (Krymsk, Krasnodar Krail, 4th Air and Air Defence Forces Command, 2011

Um sprue fornece os armamentos entre mísseis R-73, R-77, R-27R, R27ET e Kh-31

 

O manual do kit é impresso em papel couchê e é super detalhado, mas está somente em japonês, acredito que seja porque o kit seja voltado apenas para o mercado interno. Porém é possível entender as instruções sem problemas. As instruções para pintura indicam tintas Gunze Mr Color e Testors Model Master.

Uma coisa que achei super bacana foi a caixa do kit incluir uma caixa de transporte para montar, depois de montado o kit, você pode montar a caixa de transporte e levar o seu kit para as convenções sem correr o risco de quebrá-lo, não é demais?

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente da PLATZ por 6048 Ienes, ou cerca de 204 Reais (cotação maio/2018) + frete. Para comprar clique aqui.

Meus mais sinceros agradecimentos à PLATZ por gentilmente ter enviado este kit para review.

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

4 Thoughts to “Review: Su-27SM2/3 Flanker B “Updated” – PLATZ #AE-5”

  1. Fernando Galdiano

    Lindo avião ! Show de bola o review, Lucas !!! Abraço

    1. Grande Fernando!

      Obrigado pelo comentário, um grande plastiabraço!!

  2. Roberto "Jacavoadora" Monteiro

    Show de kit! Coitado do meu velho Italeri! Destaque para as figuras que para mim são essenciais, já que eu não gosto de detalhar assentos. Já o preço…

    1. Opa, grande Jacavoadora!

      Obrigado por comentar, essas figuras foram um acréscimo da PLATZ, pois no kit da ZVEZDA elas não vem. Quanto ao preço infelizmente nosso querido Real tem desvalorizado cada vez mais, esse mesmo valor de 6 mil Ienes em 2014 sairia por 120 Reais.

      Um grande plastiabraço e boas montagens!

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.