Publicações e Filmes Reviews 

EMB-314 Super Tucano – Harpia Publishing – Vai perder esse livro?

O escritor brasileiro João Paulo Morales ataca novamente! Depois de lançar o livro sobre o T-27 Tucano, review aqui, agora é a vez de lançar o livro sobre o Super Tucano!

O EMB-314 é o o mais recente sucesso de vendas no segmento militar por parte da Embraer e aquele que tem disputado e entrado em mercados importantes em quase todos os continentes do mundo, o Super Tucano está hoje concorrendo com favoritismo para equipar a United States Air Force com um avião de combate e ataque de baixo custo de aquisição e manutenção, mas extremamente versátil e com capacidades que se equiparam a de um caça de 4ª geração. Afinal, muitas dessas características estão presentes no turboélice da Embraer como painel digital com telas multifuncionais e coloridas de cristal líquido, sistema de comunicação criptografado, datalink, head-up display, cockpit compatível com voos utilizando óculos de visão noturna, sistema HOTAS (onde os principais comandos do avião são concentrados na manete de potência do motor e no manche), armamento interno e de precisão totalizando 1.550kg de carga bélica.

Apesar do nome parecido indicando uma evolução do EMB-312, trata-se de uma aeronave nova e projetada especificamente para a missão de contra-insurgência, ataque, reconhecimento, vigilância e inteligência, diferente dos aviões da mesma Era e categoria que foram adaptados de plataformas desenvolvidas para serem treinadores.

O Super Tucano equipou inicialmente a Força Aérea Brasileira a partir de 2004. No Brasil a sua missão é a de formar os futuros pilotos de caça e servir de plataforma de vigilância, reconhecimento, interceptação e ataque nos três esquadrões de fronteira da FAB, reprimindo voos irregulares e o tráfico internacional de drogas e armas. Em vários outros países no mundo atua em missões contra terroristas, fundamentais para a manutenção ou estabilização da ordem e segurança interna.

Sendo um avião completamente independente do apoio de solo e podendo operar de pistas não preparadas e em ambientes com temperatura superior a 36°C e até 100% de umidade, o custo de hora de voo é baixo se comparado aos jatos de combate, além de ser mais simples de se operar.

No Afeganistão, Brasil, Colômbia, Mauritânia e República Dominicana o Super Tucano já acumula milhares de horas de voo realizadas em missões de combate real.

A publicação possui 55 fotos coloridas e mais 33 “profiles” magnificamente desenhados pelo também brasileiro, Murilo Camargo Martins, que seguindo rigor técnico utilizou como base fotografias e plantas para a realização das artes. 

Formato: Capa semi-rigida, impresso em papel couché (210x280mm)
Lançamento: 2018
Páginas: 96
ISBN: 978-0-9973092-4-9
Onde comprar: Este livro pode ser comprado diretamente com o autor, custa R$150,00 + frete , para comprar basta enviar um email para o João, clicando aqui

Bate um certo orgulho quando eu vejo uma publicação sobre aviação sendo escrita por um brasileiro. É isso ai João, parabéns e continue seu belíssimo trabalho!

E aí o que você está esperando para comprar o seu e prestigiar o trabalho do João? Vamos lá e faça seu pedido 🙂

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

One Thought to “EMB-314 Super Tucano – Harpia Publishing – Vai perder esse livro?”

  1. sergio

    Oi Lucas! Boa noite.
    Olha que legal também está na “La Maison du Livre Aviatio”. Com uma descrição mito elogiosa do avião.
    Dá orgulho de ver um avião brasileiro fazendo sucesso no mundo e um livro de um brasileiro sendo lançado no exterior.
    plastiabraço
    Sergio

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.