Aviação Reviews 

Review 1/35 FL 282 V-6 KOLIBRI – MINIART #41001

A Aeronave,

O FI-282 Kolibri (Beija Flor) foi produzido como uma versão melhorada de seu antecessor o FI-265. Ele possuía rotores duplos sincronizados, que davam estabilidade ao modelo, embora o relato dos pilotos é de que ele era uma máquina bastante “manhosa” para voar. Ele foi projetado por Anton Flettner, e o modelo é conhecido como o primeiro helicóptero do mundo a ser produzido em série.

Tanto o FI-265 quando o FI-282 surgiram em resposta a um requerimento da Kriegsmarine(marinha Alemã) em 1940. O FI-282 voou pela primeira vez em 1941 e impressionou a Marinha que queria usar o modelo para caça submarina, um pedido inicial de 15 unidades foi fechado com intenção de compra de mais 30 unidades posteriores. Os voos de teste dos dois primeiros protótipos aconteceu já em 1941 a bordo do Cruzador Köln.

O modelo era equipado com um motor radial de 160hp e podia voar a 150km/h. Muitos testes de voos foram realizados com grande sucesso, 20 unidades foram operacionais nos navios da Kriegsmarine no mediterrâneo, executando missões de reconhecimento, o sucesso do modelo levou a uma encomenda de 1000 unidades para a BMW, entretanto os constantes bombardeios aliados destruíram as fábricas da BMW que não pode entregar os modelos.

No final da guerra somente três modelos sobreviveram, um capturado pelos Russos e dois pelos Americanos que puderam estudar sua engenharia.

Aqui um site bem interessante com algumas fotos e diagramas do modelo:

http://users.atw.hu/sry/cikk43.htm

 Fontes:

http://en.wikipedia.org/wiki/Flettner_Fl_282

Nowarra, Heinz , German Helicopters, 1928-1945. Schiffer Publishing

O kit,

Composto de  aproximadamente 173 peças divididas em 8 sprues, sendo um para as transparências. Os detalhes são em alto e baixo relevo, um detalhe que chama bastante a atenção é a representação da superfície entelada da fuselagem e do leme. Algo que dá vida ao modelo. Este é certamente um modelo bem incomum, e devido a escala (1/35) é um prato cheio para compor dioramas.

O modelo tem todas os tubos de comando, bem como um motor bem detalhado que convida a deixar os paineis aberto para que fique exposto. O cockpit é bem representado por um assento que também trás as rugosidades do couro, e é completado por cintos de de segurança em photoetched.

Alguns outros detalhes também são em photoetched, o painel de instrumentos é fornecido em decal, com cada mostrador em separado ou em um outro com todo o painel.

 

 

Algumas peças não serão usadas nesta versão (5 no total), o que indica que a Miniart pretende lançar novas versões do modelo. Gostei muito das estruturas da parte dianteira da fuselagem, embora sejam bem delicadas na montagem, acrescentarão ótimos detalhes no final da montagem.

Outra coisa que a Miniart se importou no projeto do kit foi em fazer as pás do rotor com peso, isso é bem difícil de se conseguir quando não vem no kit, um ponto positivo para a Miniart.

O manual trás a montagem em 32 passos e é bem diagramado, indicando de maneira simples de entender onde cada peça deverá ser colada. As indicações de cores são para tintas das marcas Vallejo, Mr. Color, Humbrol, Testors e Ammo MIG, fazendo com que fique fácil encontrar as cores necessárias.

São possíveis 4 pinturas diferentes, neste caso dos protótipos utilizados nos mares Adriático e Báltico, como são protótipos é importante lembrar na hora de montagem para não se exagerar no weathering.

 

Onde comprar,

Este kit custa apenas US$35,00 + frete (cerca de 130Reais – cotação agosto/2018). E pode ser comprado diretamente na Hobbyterra, aqui

Para saber como comprar da hobbyterra veja aqui.

Para compras acima de 250,00 dólares o frete é grátis!

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus agradecimentos à Hobbyterra por enviar este kit para review.

Já iniciei a montagem do modelo e em breve posto aqui no Blog!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.