Militaria Reviews 

Review 1/35 Holt 75 Artillery Tractor – RODEN #812

O HOLT 75,

Com o início das hostilidades em larga escala no início de 1915, a liderança do Exército Britânico entendeu muito bem que o transporte de armas pesadas, como a artilharia pesada, por cavalos usando arreios, não era mais um método eficiente, especialmente no off-road e em condições do outono e inverno. Em vista disso, decidiu-se limitar o transporte de cavalos apenas para a artilharia leve e obter tratores, já em uso para fins agrícolas antes do início da guerra, para o movimento de armas pesadas.

Logo após a virada do século, o inventor americano Benjamin Holt construiu uma máquina agrícola com um motor a gasolina de combustão interna e um chassi rodando sobre lagartas, o que provou ser bem sucedido em design, e foi copiado não apenas nos Estados Unidos, mas também na Inglaterra e na França, assim como em alguns outros países. O veículo foi classificado como um “trator” e recebeu o nome de Holt 75. Mesmo antes do início da guerra essas máquinas já estavam sendo amplamente utilizadas na agricultura, no entanto, ainda não para fins militares.

Após testes bem sucedidos em locais de pedreiras, onde em contraste com os cavalos o Holt 75 facilmente rebocava não apenas os canhões de 6 polegadas mas também os super pesados ​​de 9 polegadas, foi decidido adquiri-los para as necessidades do Royal Artillery Corps imediatamente . É claro que a velocidade do trator era muito baixa – poderia rebocar uma arma a apenas 2 quilômetros por hora, mas mesmo esse desempenho excedeu as perdas significativas de animais militares devido ao seu cansaço na entrega das armas, especialmente nos canhões. condições de estrada.

Simultaneamente com o Reino Unido, a França também se interessou pelo uso militar de tratores, sofrendo também da quase impossibilidade de puxar armas pesadas apenas com cavalos. No final de 1916, cerca de 800 tratores foram encomendados para o transporte de armas pesadas.


Após a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial em 1918, a Força Expedicionária Americana na Europa também usou extensivamente tratores desse tipo. No total, essas máquinas usadas pelos aliados totalizaram quase 2.000 unidades até o final da guerra, das quais 445 foram construídas sob licença no Reino Unido.

Seu trabalho não era glamoroso, em contraste com os tanques, por exemplo, usados ​​pela primeira vez durante a guerra; mas o seu papel como um novo componente na máquina militar, a saber, o trator de artilharia, também foi muito importante, e nos anos seguintes esse tipo de equipamento militar tornou-se onipresente, generalizado até hoje.

Havia pelo menos três modelos usados para fins militares: o Holt 75, o Holt 120 e, em menor escala, o Holt 60. O Holt 75 foi produzido pela primeira vez em 1913. Ele tinha uma velocidade máxima de 15 quilômetros por hora e  motor a gasolina.  Além da produção norte-americana, os 442 Holt 75 foram construídos na Inglaterra pela Ruston & Hornsby em Lincoln. A produção do Holt 75 continuaria no pós-guerra até 1924.

O modelo de 120 cavalos de potência (89 kW) tinha um volante do tipo leme na frente que geralmente era coberto. Ele pesava cerca de 18.000 libras (8.200 kg). Foi desenvolvido em resposta direta a um pedido de um pesado trator de artilharia. O protótipo foi produzido em 1914 com produção a partir de 1915.  O Holt 60, que viu uso limitado na guerra, foi introduzido em 1911.

O primeiro Holt com lagartas foi testado em 1904, e um comentarista teria dito: “Ele rasteja como uma lagarta”, fornecendo a inspiração para a marca registrada. Em 1925, Holt fundiu-se com a rival Best para formar a Caterpillar Tractor Company.

 

 O Kit,

Esta aí algo bem diferente e incomum de se ver, confesso que quando vi a caixa deste kit fiquei surpreso por ser algo bem diferente do que estamos acostumados, e ao abrir a caixa então, a vontade foi de iniciar a montagem imediatamente.

O kit é composto por 225 peças (56 apenas para as esteiras). Tudo está dividido em 15 sprues injetados em cinza. A qualidade da injeção é boa, com bons detalhes, peças delicadas como o radiador, por exemplo, estão bem representadas. O assoalho do trator trás inclusive as marcações de onde o motorista coloca os pés.

Os detalhes do motor são excelentes e não encontrei nada que poderia estar faltando ao modelo, está tudo lá. Algumas peças apresentam rebarbas, especialmente as esteiras, que possuem poucas, mas que deverão ser limpas antes da montagem.

 

 

Falando em esteiras, o kit tem o tipo LBL, link-by-link, ou seja será necessário montar cada pedaço dela. Fiz um teste à seco e percebi que elas encaixam bem e  são funcionais depois de montadas.

A única peça que, acredito, precisará ser trabalhada é o teto, pois há uma grande marca de injeção nele, e alguns pequenos furos precisarão ser preenchidos.

A montagem do kit se dá em 30 passos, e uma coisa que gostei é a maneira de prender a esteira ao kit, pois ela poderá ser montada por completo e depois presa ao mesmo. Engenhoso e simples.

O manual tem apenas diagramas, sem nenhuma instrução escrita, quem não tem facilidade com outras línguas vai gostar disso. As indicações de cores são para a marca Vallejo, achei as indicações um pouco simplistas e genéricas, o manual só indica as cores no final, e durante o processo de montagem, muitas coisas precisarão ser pintadas, um pouco de estudo e pesquisa será necessário para que seja pintado nas cores corretas.

Os decalques são bem impressos e possibilitam a montagem de dois veículos, sendo eles:

  • Holt 75, unknown artillery unit, U.S. Expeditionary Forces in Europe, 1918
  • Holt 75, unknown artillery unit, U.S. Expeditionary Forces in Europe, 1917

 

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado por meio dos distribuidores da Roden ao redor do mundo, infelizmente não existe mais distribuidor Roden no Brasil 🙁

Alguns patrocinadores do BLOG tem o kit para venda:

  • Modelimex – Cerca de 32 Euro+ Frete (desconto de 20% para compradores do exterior) – Aproximadamente 160 Reais (cotação agosto/2018)
  • Hobbyterra – cerca de 48 USD (frete grátis para compras acima de 200 USD) – Aproximadamente 200Reais (cotação agosto/2018)

Meus mais sinceros agradecimentos ao pessoal da RODEN por ter gentilmente enviado este kit para review!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.