Aviação Reviews 

Review: 1/32 L-19/O-1 Bird Dog – Asian Service – RODEN #627

A aeronave,

No final da década de 40, a US ARMY emitiu um pedido de desenvolvimento de uma aeronave com funções de ligação, observação e ajuste de tiro de artilharia para substituir os já obsoletos Piper L-4 e Stinson. Uma das principais requisições era que a aeronave fosse toda de metal, uma vez que as anteriores eram de madeira e tela.

A empresa vencedora foi a Cessna que apresentou uma versão modificada do Cessna 170, com algumas modificações como portas mais largas e maior visibilidade de cabine. O modelo de série entrou em produção no final dos anos 50 e recebeu o nome de L-19/O-1 Bird Dog, a encomenda inicial contemplava 418 unidades e depois foi aumentada para 3600 unidades. Entretanto no final de sua produção, cerca de 3400 haviam sido produzidas.

O batismo de fogo da aeronave foi na Guerra da Coreia, e o modelo foi utilizado para marcar alvos para outras aeronaves de ataque. Já na Guerra do Vietnã o modelo foi amplamente utilizado como aeronave de reconhecimento, apoio de artilharia, escolta de comboio, comunicações e também ataque leve.

Apesar de nesta época aeronaves melhores já estarem em uso, como o Bronco por exemplo, sua capacidade de pousar em espaços muito pequenos e despreparados o manteve em serviço até 1974, quando então algumas unidades foram enviadas para serem destruídas, vendidas ao publico civil e algumas enviadas para o “Asian Service”.

Para ver um ótimo walkround desta aeronave, clique aqui.

O Bird Dog no Brasil

No Brasil o L-19 foi adotado pela FAB já nos anos 50, oito unidades foram adquiridas (FAB 3062 a 3069), sendo estas utilizadas no 1º ELO. Em 1980 as únicas três unidades remanescentes foram doadas, duas ao DAC, e um ao MUSAL no Rio de Janeiro.


 

O kit,

São 125 peças, sendo 16 transparentes divididas em 7 sprues. Embora seja em escala 1/32, o L-19 é uma aeronave pequena se comparada aos caças na mesma escala, então o kit dá a impressão de ser pequeno, mas sinceramente achei o tamanho excelente.

A fuselagem e asas tem  detalhes em baixo relevo e são bem representadas, para os mais puristas, um rebitador irá adicionar alguns detalhes faltantes. O motor de seis cilindros está muito bem representado, e deve-se tomar bastante cuidado ao montá-los, pois os kits da RODEN não permitem erros, e se você não encaixar ele bem, poderá ter problemas na hora de fechar o “cowling”. Aliás se você não pretende deixar o motor em exibição, não acredito ser necessário dedicar muito tempo nesta parte.

Os detalhes do interior são bons, porém os bancos não possuem cintos de segurança injetados no kit, e este detalhe deverá ser adicionado certamente. O painel de instrumentos é bem simples, e não possui os mostradress injetados, a folha de decalques fornece um painel, mas a que acompanha o que kit que recebi simplesmente não pode ser usada. O jeito será usar um aftermaket, pois não há como pintar os instrumentos no painel fornecido pelo kit. Este aqui produzido pela Yahu Models, especialmente para o kit da Roden, me pareceu muito bom.

É importante prestar bastante atenção durante a montagem aos vários furos que devem ser feitos nas asas e fuselagem para acomodar as diversas antenas que o modelo possuía. O kit trás até uns pedacinhos de arame para fazê-las.

A qualidade da injeção é boa, e não encontrei rebarbas ou pinos que ficarão à mostra durante a montagem, particularmente gostei da qualidade da injeção das superfícies móveis, que podem ser montadas em diversas posições. Os decalques me deixaram um pouco apreensivo quanto a qualidade para o momento de usar, já tive problemas com os decalques da RODEN uma vez, um pouco de decal liquid da Microscale resolverá o problema, ou alguma folha de decalques sobressalentes, a AOA Decals comercializa algumas folhas bacanas impressas pela Microscale.

As transparências podem ser um pouco melhoradas com uma camada de cera future paras ficaram ainda melhores. Para ajudar a mascarar recomendo este set de máscaras aqui, que permite a pintura por dentro e por fora das transparências (veja as fotos desse set de máscaras logo abaixo).

O manual é simples, tamanho A-4 possui 8 páginas, sendo a primeira contendo um histórico da aeronave e as outras com instruções, o kit se monta em 24 passos.

Sobre as pinturas disponíveis os decalques permitem a montagem de 3 aeronaves diferentes, sendo elas:

1 – JASDF – Japanese Self Defense Air Force, JG-1043, unknown base, 1950

2 – South Vitenamese Air Force, April 1975, Flown by Major Buang Ly

3 – Royal Thai Navy, s/n 22860 (51-16973), nº1302, 103 Sqn, RTNB U-Tapao, ca. 1982

A versão número 2, voada pelo Major Buang Ly tem uma história sensacional, pois ele escapou do Vietnã do Sul sob fogo cerrado e conseguiu pela primeira vez na história pousar um Bird Dog em um porta aviões, junto com ele estavam sua esposa e filho de apenas 5 anos. Sua história comoveu tanto os marinheiros que eles decidiram arrecadar dinheiro para ajudá-lo a imigrar para os Estados Unidos. Sua aeronave está preservada no Naval Air Station Pensacola Air Museum, nos Estados Unidos.

Suas palavras contando essa história incrível:


Onde comprar,

Este kit pode ser comprado:

Na Modelimex, por 28 Euros (com desconto para compradores do Brasil) ou cerca de 118 Reais + frete cotação novembro/2018 – Para comprar clique aqui

Na Hobbyterra, por US$48,30, ou cerca de 181 Reais,, compras acima de 200 Dólares tem frete grátis!. Para comprar clique aqui

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.