Militaria Reviews 

Review: 1/72 M4 tank with turret M26 pershing tank – UM Models #382

O tank,

O M4 Sherman foi o tank mais utilizado pelos Estados Unidos e aliados durante a Segunda Guerra Mundial, sua produção iniciou-se em 1942 e foi finalizada em 1945, neste período quase 50 mil unidades foram produzidas.

Embora produzido em grande quantidade e de fácil operação, tendo sido usado com grande sucesso no desembarque na Normandia,  nos anos seguintes do conflito o M4 se provou ineficaz conta os tanks alemães como Tigers e Panthers, então em 1944 tomou-se a decisão de instalar torres dos M26, que possuíam um canhão de 90mm nos tanks M4.  A adaptação foi relativamente fácil uma vez que o diâmetro das torres era o mesmo, portanto não foram necessárias muitas adaptações.

A adaptação foi bem sucedida, entretanto devido ao grande esforço necessário para transportar os tanks para a Europa, o que levaria muito tempo, o projeto acabou sendo abandonado e os esforços industriais ficaram focados apenas na produção do M26 Pershing tank.


O kit,

Embora seja um kit de militaria na 1/72 este definitivamente não é um kit para modelistas iniciantes ou intermediários devido a sua natureza. Este kit além de ser um short-run, ele é multimídia, ou seja, possui partes em plástico injetado, resina, metal e photoetched e portanto exige uma certa experiência de montagem.

São 4 sprues injetados em verde oliva, no total são 128 peças injetas. O kit ainda inclui 8 peças em resina, uma folha de photoetched e cano de canhão em metal.

A quantidade de peças para um veículo tão pequeno nesta escala impressiona, e portanto o detalhamento é muito bom. Peças bem delicadas como por exemplo suporte para cabos de aço estão injetas nos sprues, acessórios externos como pá, metralhadoras, etc também estão bem representados.

O casco se forma em quatro partes, algo que não é muito comum de se ver em militaria nas escalas menores, embora este seja um kit com tecnologia short-run achei os detalhes bem finos para a escala, e praticamente não há rebarbas na injeção do modelo.

A suspensão se monta de maneira bem complexa e completa, até mesmo a rugosidade do metal está representada nas paredes laterais do modelo, muito bom para esta escala!

O manual é algo que não gostei muito, são apenas 4 páginas em tamanho A4 e 16 passos de montagem. Não há instruções em escrito, tudo esta bem desenhado e diagramado, mas achei um pouco confuso de entender em alguns momentos. Ele também não é muito claro sobre as cores que modelo deve ser pintado. As referências básicas de cores estão para a marca de tintas Humbrol, porém recomendo uma pesquisa para que a montagem seja realizada com mais exatidão.

As esteiras são do estilo LBT (link by track) e certamente é bem melhor do que utilizar esteiras de vinil.

A torre do M26 é toda em resina. A qualidade da resina é muito boa e não me pareceu quebradiça, praticamente não há rebarbas nas peças, o que é ótimo quando se trata de peças em resina. O canhão em metal é completado pelos abafadores em resina, e com certeza irão fazer toda a diferença na montagem final do modelo.

Os decalques são muito simples, apenas as estrelas do US Army e um número de série para um dos protótipos construídos. A impressão dos decalques me pareceu de boa qualidade e creio que não haverá problemas ao usá-los.

 

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 14 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 62,00 Reais. Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex

Se você não sabe como comprar no exterior recomendo a leitura destes tutoriais, clique aqui.

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.