Militaria Reviews 

Review: 1/48 Sd.Kfz.261 – ICM – #48194

O veículo

O Sd.Kfz.261 fazia parte da série de veículos blindados sem esteiras chamados de  Leichter Panzerspähwagen (veículo de reconhecimento blindado leve). Ao contrário do Sd.Kfz. 221, 222 e 223, o Sd.Kfz. 261 era desarmado, porém apresentava um aparelho de rádio e uma antena montada no teto para comunicações no campo de batalha. Uma versão do Skoda PA.II Turttle chegou até a ser utilizada dessa mesma forma.

O modelo possuía um motor a gasolina V8 Horch de 3,8 litros, acoplado a um sistema de tração nas quatro rodas para desempenho off-road. Cerca de 500 exemplares do Sd.Kfz. 260 e seu similar, o 261, foram produzidos até o final da guerra. O modelo 260 era desenhado para comunicação com aeronaves e o 261 para comunicação terrestre.

Após o seu uso durante a operação Barbarossa na Rússia em condiçoes de estradas bem ruins, ficou evidente que aquele tipo de veículo para uso em condições assim não eram ideais, então os modelos foram transferidos para a frente de combate da África, e na Europa foram substituídos pela meia lagarta Sd. Kfz. 250 equipada com rádio.

O kit,

Esta realmente não é uma escala muito popular para veículos de militaria, porém alguns fabricantes tem dedicado alguns lançamentos nela, e o número de fãs vem aumentando ao longo do tempo, afinal ela não é nova, a Tamiya lançou em 2006 alguns modelos nessa escala.

O kit vem embalado no padrão de caixas reforçadas da ICM, possui  5 sprues, além do casco dividido em duas partes. O kit empresta sprues do já lançado modelo da ICM Sd.Kfz. 223 porém acrescenta algumas peças a mais, como pneus de borracha e a antena.

No total são 72 peças injetadas em cinza, mais uma pequena folha de photoetched e pneus em vinil. Os detalhes são muito bons para a escala, incluem a suspenção, portas e bagageiros externos. A folha de photoetched dá um toque muito legal para a a finalização da parte superior do modelo.

A montagem não é complexa, e o manual bem claro quanto as instruções, fazendo com que este seja um excelente modelo para modelistas iniciantes. A montagem se dá em 25 passos, e há alguns opcionais como a possibilidade de usar os pneus em vinil ou plástico (muita gente não gosta dos pneus em vinil, pois com o tempo eles se estragam), outros opcionais são as portas que podem ser montadas abertas e também a tampa do radiador.

Importante lembrar que o modelo não possui interior, se decidir montar com a porta aberta, será necessário fazer o interior em scratchbuild.  Quanto as instruções de cores me pareceram bem claras e são indicadas para as marcas Tamiya e Revell.

Os decalques me pareceram bem impressos e permitem fazer 4 versões sendo elas:

  • Sd.Kfz. 261, Ucrânia, Verão 1941;
  • Sd.Kfz. 261, Rússia, Novembro 1941; 
  • Sd.Kfz. 261, Tunísia, Março 1943;
  • Sd.Kfz. 261, Belarus, Outubro 1943

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado na Modelimex por 11,80 Euros (já com desconto de 20% para compradores do Brasil), ou cerca de 46,00 Reais (cotação Janeiro/2019). Para comprar clique aqui.

Se você não conhece a Modelimex, sugiro ver este link com uma visita que fiz na loja ou este tutorial que explica como comprar na Modelimex

Meus sinceros agradecimentos ao pessoal da Modelimex por enviar mais este kit para review!

Plastiabraço e até a próxima!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.