Militaria Reviews 

Review: 1/35 Kubuś- Warsaw 44 Uprising – Mirage Hobby #855091

O veículo,

O carro blindado polonês “Kubuś” (lê-se “Cubush”) foi construído durante a Revolta de Varsóvia, pelo Exército Polonês (Armia Krajowa)) entre os dias 10 e 20 de agosto de 1944. O veículo foi construído na oficina de veículos de Stanisław Kwiatkowski (Stach), na esquina das ruas Tamka e Topiel no distrito de Powiśle em Varsóvia. O modelo foi criado pelo Tenente Junior  “Jan” (engenheiro Walerian Bielecki), o chefe de engenharia foi o Sr. “Globus” (Jozef Fernik). O veículo foi nomeado “Kubus”em homenagem a mulher de Fernik que tinha codinome “Kubus” (que também é nome em polaco para o Ursinho Pooh), ela era médica e  morreu durante o levante algumas semanas antes.

Chevrolet – 157 – Veículo que serviu de base para o Kubuś

A base para esta construção foi o caminhão Chevrolet 157. Com o uso de chapas de aço dobradas soldadas no chassi o carro recebeu sua blindagem. O “Kubuś” poderia transportar 8 a 12 soldados equipados com 1-2 metralhadoras, lança-chamas e armas laterais.

O “Kubuś” foi designado para a Companhia Motorizada “Wydra” e participou de dois ataques sem sucesso no campus da Universidade de Varsóvia. Durante o segundo ataque o veículo  foi ligeiramente danificado ( os pneus foram atingidos) e não foi reparado.  O “Kubuś” foi deixado para trás em 6 de setembro, quando as tropas do Exército da Casa Polonesa se retiraram do distrito de Powiśle. Os veículos não podiam ser evacuados e foram sabotados para evitar seu uso pelos alemães.

Depois da guerra o “Kubuś” foi encontrado no jardim de Okólnik, onde os combatentes da resistência o deixaram em setembro, e no outono de 1945, o veículo foi transportado para o Museu do Exército Polonês e registrado sob o número de inventário 55688, depois de um trabalho de restauração, o veículo foi adicionado a coleção e exibido ao publico na década de 60. Atualmente ele se encontra em exposição juntamente com uma réplica funcional do mesmo que frequentemente é vista em eventos militares e de reencenação histórica.

 
Um walkaround do modelo original pode ser visto aqui, aqui e aqui. É relativamente fácil encontrar bastante informação sobre ele na Internet.

O kit,

Este é um kit preparado para iniciantes e certamente é totalmente indicado!. Este kit já vem com as tintas, pincel e cola para a montagem.

O kit é composto por 83 peças divididas em 3 sprues injetados em cinza. Os detalhes são em baixo e alto relevo, para o casco, que é dividido ao meio em duas peças, achei bacana as chapas terem as marcas de solda, exatamente como no modelo original.

A montagem do kit é simples e se dá em 25 passos indicados em um manual impresso em papel couché tamanho A4. As instruções estão em bons diagramas e as anotações de montagem estão em polonês e inglês.

O modelo simplificado em seu interior, com o assento do motorista, motor e volante de direção, não sei dizer ao certo de havia algum outro tipo de assento para o transporte dos soldados dentro dele, porém achei os detalhes suficientes, uma vez que depois de montado quase não será possível ver algo dentro dele.

O modelo permite ser montado com as tampas do motor abertas, deixando-o, assim, exposto, bem como com as escotilhas inferiores e superiores também abertas. Para a escotilha superior montada na posição aberta o kit permite a escolha de duas armas diferentes, sendo elas uma metralhadora soviética modelo DP-wz.28 ou uma arma anti tank britânico (PIAT).

A qualidade da injeção é boa, porém  será necessário lixar aqui ou ali para garantir o alinhamento das peças. Os pneus são em vinil com as rodas em plástico.

Quanto aos decalques eles trazem duas versões possíveis, uma versão de 1944 e outra depois de ser restaurado e estar em exibição. Quanto as cores, o kit já trás as tintas necessárias, porém se o modelista desejar utilizar outras tintas os códigos estão para a marca Vallejo série Modelcolor.

Uma folha colorida tamanho A4 trás um desenho detalhado da pintura necessária para completar o modelo, bem como da posição dos decalques.

 

Onde comprar,

Este kit pode ser comprado diretamente na Mirage Hobby, custa 10 Euros (cerca de 44 Reais – cotação dezembro/2018) +  frete para o Brasil. Para comprar, clique aqui.

Para saber um pouco mais sobre a Mirage Hobby, por favor clique aqui.

Meus agradecimentos a Mirage Hobby por ter enviado este kit para review. Em breve irei publicar o passo a passo da montagem!

Written by 

Editor do Blog SprueMaster

Posts Relacionados

Deixe seu comentário

Obrigado!! Seu comentário poderá ser aprovado antes da publicação.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.